Empresário Musical

Enquanto algumas pessoas sonham com profissões, digamos, mais convencionais, outras desejam seguir na carreira artística. O artigo de hoje é voltado para as pessoas que querem fazer de sua voz o seu instrumento de trabalho.

Para se tornar um cantor ou montar uma banda ou grupo, além de talento, também é preciso ter um bom empresário musical. É ele que irá encontrar locais para você fazer shows, buscar divulgação, fechar parcerias, etc.

A Importância do Empresário

Muitos profissionais da música não dão a devida importância ao empresário por falta de conhecimento. Mas pense da seguinte forma: Uma empresa pode ter um produto excelente, mas se não tiver um gestor para traçar metas e definir as formas de vendê-lo, ninguém irá comprar. O mesmo vale para o artista, de nada adianta ter uma bela voz, se não tiver quem divulgue seu trabalho.

O empresário é importante porque ele irá cuidar da “parte chata” e burocrática da carreira do artista. Dessa forma, o cantor poderá se preocupar apenas com a parte artística, ou seja, músicas, composições, estilo, etc.

Na verdade, o empresário nada mais é do que um vendedor, que irá encontrar as melhores formas para vender o trabalho do artista, em shows, eventos e outros trabalhos que agreguem valor para a carreira dele.

Diferença Entre Empresário, Produtor Musical e Assessor

Há uma grande confusão quando se fala a respeito de empresário e produtor musical, pois muitos acham que se trata de dois nomes para uma mesma função. Mas a verdade é que há uma grande diferença entre quem produz e quem empresaria um artista.

Claro que há casos em que uma mesma pessoa desempenha as duas funções, geralmente como uma forma de cortar gastos. Mas o ideal é que sejam duas pessoas para que o trabalho seja realizado com qualidade.

Além destes profissionais, há também o assessor de imprensa, que também é bastante importante na carreira de um artista. 

Produtor Musical: Como sugere o nome, o produtor é quem irá produzir o artista, ou seja, ele cuida apenas da parte artística. Ele irá ajudar o músico nos ensaios, a montar um show, encontrar pessoas para compor a banda, etc. Pense nele como um artesão, que irá lapidar o artista para prepará-lo para o sucesso.

Empresário Musical: Se o produtor é o artesão, o empresário é quem irá vender o “produto” depois de pronto. Ele irá cuidar dos contratos, divulgação, documentação, etc.

Assessor de Imprensa: Você provavelmente já deve ter ouvido falar que o assessor do artista tal disse algo. Mas o que pouca gente sabe é que não são apenas artistas famosos que precisam de um assessor. Os que ainda não chegaram lá também precisam. Este profissional tem contatos em mídias como sites, TV, rádios, jornais, etc., dessa forma, ele irá enviar para estes veículos de comunicação informações sobre você e sua carreira, a fim de divulgar.

São trabalhos bem pesados para que apenas uma pessoa realize. Por isso, se você quer ter uma carreira sólida, é importante que tenha um produtor e um empresário. Além disso, por serem áreas bem diferentes, é bem complicado encontrar um profissional que seja bom nas duas coisas.

Entretanto, é fundamental que produtor e empresário se entendam e trabalhem juntos, como uma verdadeira equipe. Se os dois profissionais estiverem sempre em conflito, um discordando do trabalho do outro, o prejudicado será o artista.

Depois de conhecer a função do empresário e do produtor, responda a seguinte questão: Você acha possível que o próprio cantor realize as duas funções? Impossível não é, mas realizar com qualidade é extremamente complicado, já que ele não pode se descuidar da parte artística. 

Quanto Ganha um Empresário Musical?

Em geral, os empresários musicais ficam com 10 ou 20% de tudo o que o artista ganhar. A porcentagem varia de acordo com o que for combinado entre as partes. É importante que seja feito um contrato com tudo muito claro para que não haja nenhum problema no futuro.

Como se trata de um profissional que irá ganhar uma porcentagem dos ganhos do artista, ele irá se esforçar ao máximo para que o seu empresariado realize muitos trabalhos. 

Uma Relação de Confiança

Ter uma boa relação com o empresário é de extrema importância para a carreira de um artista. Muitas pessoas fazem até a analogia com um casamento, e é bem assim mesmo. Um casal precisa estar feliz para continuar junto, eles precisam ter afinidade e os mesmos objetivos. Da mesma forma, o empresário e o artista precisam estar entrosados para que tudo dê certo.

Muitos casos de brigas entre empresários e artistas famosos já aconteceram e acabaram virando notícia. Para evitar este tipo de problema, é muito importante fechar parcerias com bastante cutela, para não meter os pés pelas mãos.

Tanto empresário quanto artista precisam tomar cuidado. O artista precisa procurar saber da carreira anterior do empresário, verificar se é honesto, se tem talento para desempenhar a função, etc. Por outro lado, o empresário precisa descobrir se o artista é realmente comprometido, se vai aceitar o que ele propor, etc. 

O Artista Deve Procurar um Empresário?

Diversos artistas que estão começando suas carreiras têm essa dúvida, que é se eles devem ir atrás de um empresário ou esperar que algum entre em contato. Saiba que acontecem os dois tipos de situações com os artistas. Muitos procuram os empresários, enquanto outros são procurados.

Se você é artista, já está a algum tempo na carreira, e não foi procurado, não hesite em enviar uma amostra do seu trabalho para alguns empresários. Entretanto, é importante que você não se desespere e saia mandando para qualquer um. Entre não ter nenhum empresário e ter um empresário ruim, é melhor ficar com a primeira opção até encontrar um que realmente beneficie a sua carreira.

Pesquise e converse com outros artistas para encontrar empresários que sejam realmente bons e que façam bem para a sua carreira. Só depois de encontrar bons candidatos que você deve entrar em contato e propor uma parceira. Lembrando sempre de fazer um acordo formal, por meio de um contrato.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Olá. Meu filho é cantor e estou a procura de um contrato de agenciamento. No nosso caso temos 2 outras pessoas que vão iniciar o agenciamento com uma participação de 25% e 5% respectivamente. Neste caso eu sei o detentor dos 70% restantes. Tenho pesquisado, sem contudo muito sucesso, por isso preciso de um modelo de contrato para garantir todos os direitos. Podem me ajudar? Obrigado

    Ronald Ferreira 14 de outubro de 2013 17:26 Responder
  • olá sou cantora e compositora,genero gospel,preciso urgentemente de um empresário para trabalhar comigo nesse meio,terminei de gravar meu cd,titulo minha cura(tem esse titulo pq sou ex portadora de câncer)durante o meu tratamento me tornei cantora e compositora,sou a primeira paciente a se tornar cantora/compositora em todo território nacional.se puder me responder agradeço…

    Alessandra Zecchini 2 de novembro de 2013 20:21 Responder
  • Boa tarde
    Sou José Ricardo Valerio, conhecido como (Pudim Compositor) tenho 330 letras e gostaria muito de uma oportunidade para realizar a venda ou sociedade de minhas letras para os grupos que tiverem interesse.
    Contato:

    e-mail: valerio_mkt@ig.com.br

    Tel: (11) 97668-1804 (CLARO)

    Links:
    http://www.novostalentos.net/view.php?id=7050
    http://www.novostalentos.net/view.php?id=7174

    Facebook: Jose Ricardo Valerio

    Jose Ricardo Valerio 4 de novembro de 2013 17:16 Responder
  • Olá meu nome Abelardo canto música sertaneja e meu sonho é ser um cantor de sucesso,e estou precisando de um padrinho ou seja um empresário.meu telefone é 3705-2764 um abraço.

    Abelardo jose dos santos 6 de novembro de 2013 16:09 Responder
  • oi eu canto funk ; e eu preciso de um empresario quero subir na vida e fazer o meu funk ostentação quem pode mim ajudar ? meu numero e 71 88381694

    katrine reis 29 de novembro de 2013 22:43 Responder
  • Olá sou Mazinho mell tenho 02 CDS gravado moro na Bahia canto arrocha. o meu sonho é gravar nenhuma gravadora de sucesso como a sua eu tenho umas musicas no (palco mp3). mas eu gostaria de ter um epresario meu sonho. (mazinho mell face) email (mazinhome__mel@hotmail.com)

    gilmar 18 de dezembro de 2013 21:05 Responder
  • arrocha da Bahia

    mazinho mell 18 de dezembro de 2013 21:06 Responder
    • PRECISO DE UM EPRESARIO PRA MIM MOSTRA MEU TALENTO MORO NO SUL DA BAHIA A 120 KLM DE PORTO SEGURO

      mazinho mell 18 de dezembro de 2013 21:10 Responder
  • SOU CANTOR DE ARROCHA MEU SONHO É GRAVAR NE UMA GRAVADORA PROFISSIONAL, E TER UM EPRESARIO MAZINHO MELL TENHO UMAS MUSICAS LA NO (PALCO MP3) GRAVEI 02 CDS. MEU EMAIL (MAZINHO__MEL@HOTMAIL.COM)

    mazinho mell 18 de dezembro de 2013 21:18 Responder
  • kal barbosa: musico cantor compositor
    no meu site ou you tube, contém 13 musicas inéditas de estilos variados.
    caso haja interesse, favor entrar em contato.
    011: 4330-1965 cel: 97448-5701 sbc sp
    http://www.kalbarbosa.webnode.com
    http://www.youtube.com/user/kalbarbosamusic

    kal barbosa 1 de Janeiro de 2014 14:51 Responder
  • é so clicar em cima do site ou do you tube grato
    http://www.kalbarbosa.webnode.com
    http://www.youtube.com/user/kalbarbosamusic

    kal barbosa 1 de Janeiro de 2014 14:55 Responder
  • Olá, eu sou Francisco de Assis
    estou Terminando de gravar meu segundo CD que tem como titulo A CANÇÃO QUE EU FIZ PRA VOCÊ
    bem gostaria que você ouvisse minhas musicas…
    é um trabalho árduo porem prazeroso,

    moro em Joinville santa catarina… aqui as rádios tocam minhas musicas,porem penso grande e ja tenho uma estrada de 16 anos como musico e professor de violão clássico e popular no SESC de Joinville
    esse segundo trabalho é muito bom. espero que você goste.

    abraços
    Francisco de Assis

    contato

    (47) 3467-5011
    (41) 91166448

    Francisco de Assis 22 de Fevereiro de 2014 21:07 Responder
  • Ola sou Gil Santos cantor e compositor e toco violao to precisando de uma forcinha ai.

    gilberto donizeti dos santos 12 de Março de 2014 19:16 Responder
  • Sou cantor e composito de musica PO RAP e HIP HOP, tenho 19 anos, dois CDs gravados clip na internet com mais de 2 milhões de acesso. fã club preciso de empresário para alavancar a carreira.

    FELIPE BARBOZA 1 de Abril de 2014 15:01 Responder
  • ola meu nome e carlosedilson moro na bahia cidade itaberaba 16 anos tenho um cd gravado preciso de uma pessoa pra me avaliar e se gosta zapzap 07591468416 telefone 07592016682 vlw

    carlosedilson 28 de Abril de 2014 20:13 Responder
  • Oi, sou Ana Luiza e tenho 14 anos, tenho uma bela voz e estou aprendendo a tocar violão. Adoraria uma chance para poder mostrar meu talento, meu e-mail é analuizaandrade2000@hotamil.com e meu twitter @Mechamadeanalu ,espero que mantenha contato, obrigada

    Ana Luiza 6 de setembro de 2014 8:02 Responder
  • Olá, sou Rapper e estou a procura de empresários na baixada santista!
    13 9 9129-6061

    Márcinho 25 de setembro de 2014 0:09 Responder
  • Olá! Me chamo Andréia, mas todos me conhecem por Andy, sou adepta da subcultura gótica e escrevo canções do gênero Rock gótico. Tenho uma voz agradável, porém não canto profissionalmente, pois nunca tive aulas de canto, mas pretendo me aperfeiçoar na área musical. Ainda não tenho nenhuma música e nenhum vídeo gravados, sou compositora nacional e não canto em outro idioma. Se tiver algum interesse profissional em me conhecer, por gentileza entre em contato comigo.

    Deixo aqui o meu WhatsApp para que possa entrar em contato comigo :

    041 19 9 8192 9442

    Deixo também o meu e-mail:

    criaturatetrica@gmail.com

    E também deixo o meu facebook:

    Andy Chance

    Aguardo contato. Agradeço desde já!

    Andy Chance 19 de outubro de 2014 12:47 Responder
  • Oi pessoal meu nome e mirelly eu escrevo funk pop e sou cover mas quero canta minhas musicae fazer muito sucesso pressiso de um impresario se vc quiser testa pra ver se gosta da minha voz da minha musica so da um salve no hatsapp 11952256862

    Mirelly Borges 29 de Janeiro de 2015 13:50 Responder
  • Oi sou thatyeny eu cantor funk escrevo as minhas proprias musicas ja fiz algums shows mais depois parei queria muito arranja um empressario ja tenho varias musicas e se alguem estiver enterresado por favor entrer em contato
    Facebook
    thatyenysousa
    contato
    (98)82924757

    thatyenysousa 4 de Maio de 2015 21:35 Responder
  • ola sou pai da dupla ary e alexandre eles canta compõem tem muitas composição alem de cantar gostaria que ce ouvi si ai a nossa dupla estes jovens vem passando por algumas dificuldades financeira mais querem continuar na carreira acredito que quando ouvir vai nos da um apoio s dois jovens de 20 e 22 anos não fuma n bebe alcool s amigos e exemplo para os jovens por trabalhar no mei de álcool e ene lugares vive com esperança e trabalhando pelo sucesso

    hugo frazão 18 de Maio de 2015 3:08 Responder
  • Boa noite, entro em contato para saber se há interesse em ajudar.. Preciso de um empresário para me apoiar.. Basicamente me apresentarei de forma simples abaixo:
    Me chamo Rayanny Pires, tenho 22 anos, sou musica desde os 06 anos, canto profissionalmente desde os 11, tenho disponibilidade de mudar para outra cidade, me integrar a outros estilos musicais, e compromisso árduo e serio com cuja banda estiver. Pois meu sonho é viver a/de musica. Nada me completa mais do que isso. Venho fazendo som barzinho e alguns shows um pouco maiores, porém como sou do interior de São Paulo ( São José do Barreiro ) aqui não ha muita chance de crescimento, nesta area. Gostaria de apenas uma oportunidade.
    Enviarei alguns links do youtube mas se quiserem fazer contato.
    Estou disponível para qualquer adaptação de gênero musical Sendo o mesmo; Pop Rock, Sertanejo, Mpb, Samba… entre outros.
    Porem tenho feito shows com base em MPB E POP ROCK, Influências : Roberta Sá, Jorge Vercilo, Sandra de Sá, Luciana Mello entre outros..

    OBS: É SÓ CLICAR NO LINK QUE ABRIRÁ NORMALMENTE

    https://www.youtube.com/watch?v=9vTuLjl8zAA

    https://www.youtube.com/watch?v=6c4LsmRcQwY

    Lembrando que deixarei meu telefone para eventual contato 01299717-2104 ou 01298113-5915

    Att Rayanny Pires

    Rayanny 21 de Maio de 2015 1:57 Responder
  • O meu maior sonho é ser cantora,componho desde muito pequena,e toco violão.Tenho 15 anos e moro em uma cidade de minas gerais o que não me dá muitas oportunidades.gostaria de saber como conseguir um empresario,produtor,banda,enfim tudo que um cantor sertanejo precisa. OBS: Não tenho dinheiro para pagar nada disso,o que eu faço?

    Talita Rodrigues 2 de julho de 2015 23:39 Responder
    • Olá,Talita!? Vi seu interesse pela música e gostei de você. Se quiser conversar mais sobre e ainda estiver interessada nesta área, por favor, me chame.

      Pri 13 de dezembro de 2020 5:53 Responder
  • ola estou atras de um empresario pois sou compositora e cantora e ja louvo em varias igrejas e mas preciso de alguem que acredita em meus sonhos e projetos vou deixar aqui meu email.levitalucianasilva@gmail.com

    luciana silva 9 de junho de 2018 20:02 Responder
  • tenho este sonho quero saber como consigo um impresario pra mim ajudar entre em contato comigo por email.levitalucianasilva@gmail.com

    luciana silva 9 de junho de 2018 20:13 Responder
  • Olá, bom dia, boa tarde, boa noite, sou nova no mundo na música, e adoraria receber a oportunidade de cantar e seguir minha carreira, também sou compositora,moro em são Paulo no interior e tenho 16 anos.
    Canto pop,funk e um pouco de poesias.
    E já que estou no início adoraria uma oportunidade deixarei meu e-mail a baixo obrigada.

    Tamires camargo 3 de Abril de 2020 17:16 Responder
  • Olá, preciso de um empresário, banda ou produtor que acredite no meu trabalho. Sou de Minas Gerais, e já cantrei em banda d em barzinhos. Proto prs mostrar meu trabalho. Enteressados entra em contato

    San Oliveira 27 de setembro de 2020 19:45 Responder
  • Eu tenho 15 anos, eu amo escrever músicas, e amo cantar. Meu sonho é poder trabalhar com isso, mas eu nem sei por onde começar. Escrevo música pop.

    Bianca 12 de novembro de 2020 12:48 Responder
  • Olá sou músico a 17 anos tenho composições próprias e toco vários instrumentos… Queria uma posição de um empresário para alavancar meu trabalho canto também… Sou bem focado quando entro em um desafio… Obrigado.

    Michael 24 de Março de 2021 20:17 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *