Escala Maior Harmônica e Melódica

As escalas musicais podem ser definidos de duas formas, sendo a primeira definição: um grupo de notas que irão derivar, podendo derivar em parte ou no todo, do material já escrito após uma composição musical. A definição também pode ser dada por uma sequência de tons ordenados a partir da frequência vibratórias de sons, podendo ser um som de frequência mais baixa ou também uma frequência mais alta, dessa forma tendo uma manutenção de intervalos em suas notas.

O Que São Escalas Musicais?

As sílabas que representam as notas em todas as escalas são: Dó, Dó sustenido, Ré, Ré sustenido, Mi, Fá, Fá sustenido, Sol, Sol sustenido, Lá, Lá sustenido, Si. As notas que são chamadas de sustenido também podem ser chamadas de: Ré bemol, Mi bemol, Sol bemol, Lá bemol e Si bemol, de forma respectiva.

Esses termos, tanto sustenido como bemol, são utilizados para representar o que seria meio tom acima ou então meio tom abaixo. Essas notas também podem ser presentadas por C, D, E, F, G, A, B, ou ainda  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, também representados por sílabas.

A partir as escalas musicais é que se forma a base que formará as tonalidades e os acordes da produção musical. Com a utilização das escalas musicais se formam as linhas melódicas sobre uma mesma tonalidade, e também explora notas de tensão sobre cadências de tonalidade.

Escala Maior 

A escala ordenada dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó, que possui sequência de distâncias de tom, tom, semitom, tom, tom, tom, semitom…repetindo o ciclo. Essa escala é chamada de ”escala maior”. Para se formar uma escala maior também é possível começar por outra nota que não seja o dó. Se você deseja formar a escala do sol, seria da seguinte forma:  sol, lá, si, dó, ré, mi, fá#, sol… com isso ela segue a mesma distância de tom, tom, semitom, tom, tom, tom, semitom. Além dessas notas é possível formar escala maior com cada uma das notas existentes.

Escala Maior Harmônica 

A escala maior Harmônica é bem pouco utilizada. Porém foi a partir dela que se deu as primeiras explicações teóricas do uso de subdominante menor e em tons que seriam maiores sendo do sétimo grau diminuto resolvendo em uma tônica maior, e a partir de então se começou a tornar-se comum o us de acordes tanto do campo menor como do campo maior dentro da mesma música.

Essa escala começou a ser empregada a partir do século XIX, e inicialmente era chamada de Maior – Menor. Depois, o nome Escala Maior Harmônica foi adotado pelo músico  Rimsky-Korsakov. Essa Escala é usada bastante nas produções de jazz.

Rimsky-Korsakov

Rimsky-Korsakov

Não é comum encontrar a Escala Maior Melódica, porém ela é encontrada na Escala Menor Melódica.

Escala Menor Melódica

Essa escala possui uma distância grande entre os graus do seu tom e meio tom, sendo acrescida de uma nota intermediária entre o tom que se encontra no sexto ao sétimo grau. Com isso a escala se torna melódica, sendo que seu sexto grau é maior. As notas da escala menor melódica são: A, B, C, D, E, F#, G#.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *