Encontro de Corais

Minas Gerais é um Estado acolhedor, onde nem todos os mineiros falam “uai”, mas estão sempre em ritmo de festa para agradar á todos.
Há todos os anos em diversas cidades mineiras, encontros de corais, espalhado em cada pedacinho de Minas Gerais. Estes encontros mostram como o povo mineiro é talentoso, tanto na hora de tocar e cantar, como no momento de compor.

Conjuntos de Corais

Os conjuntos de Corais são muito famosos em todas as cidades, pois eles trazem paz aos ouvidos de todos que vão presenciar seus cantos, principalmente nas noites de Natal. A música é arte, é expressão, é uma cultura muito rica, que mais pessoas deveriam apreciar.

encontro de corais mineiros-1

Conjuntos de Corais

As vozes, o som dos instrumentos em harmonia, tudo trabalha em conjunto para agradar ao público.
Geralmente os conjuntos cantam belas músicas brasileiras, mas, às vezes também canta músicas estrangeiras de sucesso.

O coral deve ser ensaiado com um regente formado em Escola Superior, que deve determinar a quantidade de coristas, assim como selecionar dentro do seu grupo as vozes, ou seja, quais vozes femininas são adequadas para ser soprano e quais são aptas para ser contralto.

E nas vozes masculinas quais são aptas a ser o tenor e qual será o baixo.
Mesmo em Igrejas, o ideal é que tenha um maestro ou uma maestrina, para estar ensaiando periodicamente o coral, para que haja harmonia e não barulho.

Músicas do 1º Encontro Mineiro

No 1º Encontro de Corais Mineiros, o encontro oficial que reuniu 15 corais do estado de Minas Gerais, ocorreu em 1981, à exatamente 20 anos, promovido pela FMCC (Federação Mineira de Conjuntos Corais)

encontro de corais mineiros-2

Músicas do 1º Encontro Mineiro

Este encontro fez muito sucesso, teve um repertório exclusivo de música brasileira. Deste encontro foi lançado um vinil, na época a modernidade para se ouvir música.
Este vinil contava com 8 músicas do lado A e 7 músicas do lado B. Todas as músicas do repertório do encontro foram compostas para cada coral específico.

Corais Participantes do 1º Encontro

No primeiro encontro os corais que participaram e fizeram história foram:
Coral da FEPI com a música Assovio; Coral Monlevade com a música Acalanto; Coral da UFV com a música Minha Graúna; Coral da UFMG com a música Rosa Amarela; Coral Bach com a música Carinhoso; Coral Guilherme Lage com a música Berimbau; Coral da Pró Música com a música Azulão; Coral Opus 75 com a música Onomatopaico;

encontro de corais mineiros-3

Corais Participantes do 1º Encontro

Coral Julia Pardini com a música Rancho Fundo; Alvorada Sinfonica Coral com a música Fogo Sobre Terra; Coral do MAI com a música Cobra Corá; Coral da UCMG com a música Cantiga; Coral Mater Amabilis com a música Te Gloriosus; Coral Waldemar Batista com a música Na Bahia Tem; Coral Georgina James com a música Recife, Manhã de Sol.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Eventos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Sou do Coral Habeas Cantus de Brasília e gostaria de receber informações sobre o encontro de corais 2011.
    Atenciosamente,
    Iracy

    IRACY BORGES 6 de Abril de 2011 19:58 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *