Festival Nacional Da Canção Em Boa Esperança

Para quem gosta de música brasileira, o Festival Nacional da Canção em Boa Esperança tem que entrar na agenda anual. O evento acontece uma vez por ano em Minas Gerais. Dá para participar como público e principalmente como concorrente. Os interessados devem ficar de olho na data da inscrição, que normalmente, acontece em junho. Quem quer participar como concorrente pode se inscrever através da internet ou também em agências do correio credenciadas.

Na última edição o total pago para os vencedores foi um prêmio em dinheiro de 186 mil reais e mais o troféu Lamartine Babo. Para edição de 2013, estão previstos outros troféus, veja mais adiante. Quem quiser participar do festival pode inscrever várias músicas, desde que todas elas sejam inéditas, pagando uma pequena taxa de inscrição por cada canção inscrita. Outro requisito para participar do festival é que as músicas sejam escritas em português, porém não importa o gênero musical.

Festival Nacional Da Canção Em Boa Esperança

Festival Nacional Da Canção Em Boa Esperança

Saiba mais sobre a última edição do evento Em 2012 o Festival Nacional da Canção de Boa Esperança comemorou o ano 40, e na ocasião, foi preparado um evento para lá de especial. O principal objetivo é valorizar a cultura do interior do estado de Minas Gerais. Por isso, além da música, a dança, a poesia, as artes plásticas, o teatro e outras manifestações culturais fizeram parte do evento. Normalmente, o Fenac acontece em várias cidades mineiras, chegando a 6 esse número.

As datas das apresentações dos participantes varia e pode passar de um mês para o outro, de junho chegando a setembro. Enquanto o festival está acontecendo, as cidades que serão sede das apresentações, recebem bandas pelas ruas, nas praças e nos auditórios. E ainda, um concurso literário, que é promovido nas escolas, sempre associado ao evento de música. E não para por aí, a programação do festival inclui   exposições artísticas e oficinas culturais para os morador rs da cidade sede do festival.

No total são 5 eliminatórias com 6 músicas finalistas, selecionadas em cada uma das cidades que sediam o evento. Em uma das edições do evento, o número de compositores que participaram do festival chegou a 2500. Eles eram de 24 estados brasileiros diferentes.

http://www.youtube.com/watch?v=dzMqruhGg80

Veja o Regulamento Do Festival (Referente Ano 2013) Atualize-se No Site Do Festival a Cada Edição, Que é Anual:

As fases eliminatórias acontecem normalmente em 6 cidades, na edição de 2013 foram em: Extrema, Formiga, Guapé, Pouso Alegre, Varginha e Três Pontas. São 2 dias para cada cidade, que acontecem entre os meses de julho e agosto. Já as semifinais acontecem na cidade de Boa Esperança em setembro e dura 3 dias.

As inscrições são em julho e podem ser feitas pelo correiro, sendo que cada participante pode inscrever quantos músicas quiser pagando a inscrição de 10 reais por cada canção. O pagamento é feito através de depósito bancário no banco Itaú e o recido deve ser mostrado na hora da inscrição.

Quem se inscreve pelo correio manda o material para Varginha e quem faz a inscrição via internet, deve anexar os documentos exigidos no e-mail.

Se a sua música foi classificada uma vez mais você não ganhou, poderá concorrer com ela novamente por mais duas vezes, porém, elas não podem ter ficado entre as 5 primeiras.

Veja o Regulamento Do Festival (Referente Ano 2013) Atualize-se No Site Do Festival a Cada Edição, Que é Anual:

Veja o Regulamento Do Festival (Referente Ano 2013) Atualize-se No Site Do Festival a Cada Edição, Que é Anual:

O Que Deve Conter No Material De Inscrição:

  • ficha de inscrição impressa, com o nome, endereço, e-mail e telefone, e mais, indique o nome do compositor e do intérprete.
  • DVD ou CD com um arquivo no máximo de 10MB.
  • Cinco cópias com a letra da música.
  • Comprovante de residência. Sem esse documento, o vencedor não poderá receber o prêmio.
  • Comprovante do pagamento da inscrição.

Atenção: o material usado na inscrição não será devolvido e as pessoas que passam na fase da eliminação, cedem os direitos para o uso da Fenac, de colocar as canções no CD ou DVD do festival.

Como é Feita a Seleção Das Músicas:

  • 156 canções são selecionadas
  • 26 são apresentadas em cada cidade, divididas em 13 em cada dia.
  • De cada 13, 5 músicas são classificadas para as semifinais, que acontece em Boa Esperança, totalizando 30 canções.
  • A ordem de apresentação das 30 músicas é decidida através de sorteio.
  • As 5 melhores músicas vão participar da semifinal e já ganharão prêmios.
  • Cada intérprete pode apresentar somente duas músicas por etapa e a ordem de apresentação não poderá ser alterada em nenhum caso. As 10 finalistas também se apresentarão seguindo ordem de sorteio.
  • A apresentação deverá começar após 5 minutos e cada minuto que ultrapasse esse tempo fará com que a música perca 1 ponto.

Sobre Os Jurados:

A comissão julgadora é formada, na sua grande maioria por: críticos musicais, escritores, compositores e mais, músicos, artistas plásticos e jornalistas. Já na final, o público também terá poder de voto: o voto popular.

Não é previsto nenhum tipo de recurso em relação aos votos dado pelo júri.

8- Prêmios (ATENÇÃO: VALORES REFERENTE A EDIÇÃO DE 2013)

  • primeiro lugar: 20 mil reais
  • segundo lugar: 15 mil reais
  • terceiro lugar: 8 mil reais
  • quarto lugar: 5 mil reais
  • quinto lugar: 4 mil reais
  • Melhor intérprete: 5 mil reais
  • Música mais comunicativa: 4 mil reais
  • os classificados do sexto ao décimo: 3 mil reais
  • os classificados do 11 ao 30: 2 mil reais

Outro Detalhes Sobre o Festival:

Ganha o troféu Lamartine Babo os vencedores do 1º ao 5º lugares; o melhor intérprete ganha o troféu Sinvaldo Maia de Figueiredo e o autor da música mais comunicativa, além do prêmio em dinheiro, fica com o troféu Afonso Felicori.

Os prêmios em dinheiro, assim como a ajuda de custo, ambos serão depositados na conta do participante vencedor no primeiro dia útil, seguido da apresentação final. Porém, o vencedor deverá apresentar número de conta em um desses bancos: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco ou Itaú.

Qualquer que seja a premiação, só será entregue depois da apresentação final de cada concorrente. O que significa que nenhuma música ganhará o prêmio antes de ter feito todas as apresentacões previstas.

Lembrando que esse regulamento é atualizado com a edição de 2013 e pode sofrer alteração nos anos seguintes. O principal objetivo do evento é incentivar a música popular brasileira, não importa qual seja o gênero e pessoas de todo o Brasil podem participar. Confira no site do evento a cada ano, o calendário, com data de inscrição e apresentação!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Eventos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *