Maiores Festivais De Música Do Mundo

Tem festival de música no Brasil incluído nos 10 maiores festivais do mundo, estamos falando do Rock in Rio, que acontece na cidade do Rio de Janeiro. O evento carioca que ficou alguns anos sem entrar no calendário dos grandes eventos da cidade – 2002, 2003, 2005, 2007 e 2009 – quando retorna, atrai multidões de todos os cantos do Brasil e não só, pessoas de outros países acompanhavam o festival que sempre reúne grandes nomes da música internacional e também nacional.

O top 10 com os Maiores Festivais de Música do Mundo que você verá a seguir foi calculado com base da popularidade desses festivais nas redes sociais, principalmente no popular Facebook. Veja os 10 mais e as características principais de cada um deles!

  1. Em décimo lugar está o Festival de Glastonbury do Reino Unido: pode-se se dizer que é um dos festivais de música mais antigos do mundo e também um dos maiores. A primeira edição do Glastonbury Festival aconteceu em 1970 e de lá para cá ele nunca trocou de lugar, acontece sempre na Somerset na Inglaterra. Além das apresentações musicais, esse festival inglês conta com a participação de humoristas, de apresentações teatrais, de apresentações de dança e até circo, entre outras atrações. Em 2005, 154 mil pessoas participaram do Glastonbury Festival, o maior número de público registrado pelo evento.

    Festival de Glastonbury do Reino Unido

    Festival de Glastonbury do Reino Unido

  2. Austin City Limits: é um festival que acontece uma vez por ano em Austin, Texas, nos Estados Unidos. A sua primeira edição aconteceu no ano de 2002. Cada evento acontece durante 3 dias e reúne cantores dos mais diferentes estilos: rock, música eletrônica, folk, indie e country, somando cerca de 150 artistas em cada edição. O público já chegou a 225 mil pessoas somados os três dias de evento. O Austin City Limits é organizado pela mesma empresa que realiza o Lollapalooza, a C3.

    Austin City Limits

    Austin City Limits

  3. Lollapalooza: esse festival acontece todos os anos em 3 países diferentes, porém, a sua origem é da cidade de Chicago, Illinois, nos Estados Unidos. Na cidade de origem o festival também é realizado anualmente desde quando foi criado no ano de 2005. A partir de 2011, o Lollapalloza começou a ser realizado em Santiago no Chile. Em 2012, passou a ser uma realização anual em São Paulo, a produtora neste caso é Geo Eventos e os shows acontecem no Jockey Club da capital paulista. A primeira edição, em 2012, reuniu um público de 140 mil pessoas.
  4. Electric Daisy Carnival: o festival também acontece nos Estados Unidos e cada versão anual em um dos estados americanos com uma segunda fixa, em Porto Rico. O festival é de música eletrônica e de dance music. O Electric Daisy Carnival teve a sua primeira edição em 2007 e costuma reunir em cada estado americano que passa cerca de 300 mil pessoas, esse foi o público da edição de 2012.
  5. Burning Man: é outro festival de música americano que entra para a lista dos 10 Maiores Festivais de Música do Mundo. O evento é realizado no deserto de Nevada e como cenário é considerado um dos mais incríveis dos Estados Unidos. A primeira edição do Burning Man aconteceu em 1986 com um público de 20 participantes, atualmente, esse número chega a 50 mil pessoas. Na verdade, a quantidade de pessoas poderia ser maior, mas o evento tem número de ingressos limitados, isto é, somente 50 mil. Na edição de 2012,  120 mil pessoas fizeram inscrição no site para participar do evento e de forma aleatória é que foram escolhidas aquelas que poderia participar.O nome do festival Burning Man é inspirado em uma grande fogueira em forma de boneco que fica pegando fogo bem no centro do espaço dedicado ao evento.
  6. Bonnnaroo: o evento que teve início e 2002, acontece em uma fazenda em Tennessee, nos Estados Unidos. Anualmente, o festival de música recebe bandas de rock, indie, gospel, reggae, jazz, country, entre outros estilos, durante 4 dias de evento. O festival ainda conta com uma grande roda gigante e apresentações de teatro, artes, etc. Somente 80 mil pessoas por dia podem participar do evento, que tem os bilhetes limitados.
  7. Coachella Fest: o festival é realizado em Indio, na Califórnia, nos Estados Unidos. A primeira edição foi em 1999 e acontece anualmente. Cada evento dura 3 dias e chega a atrair 200 mil pessoas. Já se apresentaram no palco do Coachella Fest nomes como Red Hot Chilli Pepers, Paul McCartney, Rihanna, entre outros.
  8. Ultra Music Festival: outro festival de música que acontece nos Estados Unidos, mais precisamente em Miami, na Flórida. O evento é conhecido como UMF e ainda tem versões em outras cidades fora dos Estados Unidos: São Paulo, Ibiza, Buenos Aires, Seoul, Santiago, Hvar e Split. Porém, o mais famoso de todos é o de Miami, que acontece no Bayfront Park e reúne mais de 165 mil pessoas para ouvir música eletrônica.
  9. Rock in Rio: chegamos ao Brasil, sim, temos um dos maiores festivais de música do mundo bem na cidade do Rio de Janeiro. A primeira edição do evento foi realizada no ano de 1985, porém, como ficou alguns anos sem acontecer, no total, somamos 13 edições até o ano de 2013. Sendo que 5 aconteceram no Brasil, 5 em Portugal e 3 na Espanha. A ideia dos organizadores do evento é realizá-lo em 2014 também no Peru e na Argentina. O recorde de público do festival foi de 700 mil pessoas em 7 dias de evento, no ano de 2011.
  10. Tomorrowland: o festival que acontece na Bélgica é considerado o maior festival de música eletrônica e dance do mundo. O evento segue a linha do Mistery Land, pois é temático. A primeira edição de Tomorrowland aconteceu no ano de 2005. Cerca de 400 Djs se apresentam em uma maratona de música que dura 72 horas. Na edição de 2012, o festival reuniu 190 mil pessoas, entre as principais atrações que subiram ao palco do Tomorrowland estavam David Guetta, Mafia, Afrojack, Avicii, Swedish House, Skrillex, entre outros.O que você achou da lista? Conhece algum mega festival que ficou de fora dos 10 maiores festivais de música do mundo? Esses são alguns exemplos daqueles que reúnem o maior número de público, contando inclusive com os festivais que tem um número limitado de ingressos à venda e acabam deixando muita gente de fora.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *