Motörhead: Tudo Sobre a Banda Britânica da Década de 70

A banda de rock britânica Motörhead foi criada em 1975 por Lemmy Kilmister, baixista, vocalista e  letrista. O grupo ficou conhecido pelo o estilo que imprimiu as suas canções, que acabaram influenciando outras gerações de estilos como metal, heavy e punk rock.

Lemmy já estava há mais de 10 anos no mundo da música quando resolveu criar a nova banda. Ele começou a carreira na década de 60 na banda de Jimi Hendrix fazendo o roadie. O seu primeiro grupo foi criado já na década de 70, Hawkwind, uma banda de rock psicodélico.

Motörhead: Tudo Sobre a Banda Britânica da Década de 70

Motörhead: Tudo Sobre a Banda Britânica da Década de 70

Porém, a sua aventura com o grupo terminou de uma forma não muito amigável, ele foi despedido  depois de ter sido barrado em um aeroporto do Canadá carregando drogas (anfetamina). Foi então, que nasceu a ideia de criar uma nova banda e ele convidou Larry Wallis e Lucas Fox para participarem do seu novo projeto.

A nova banda nasceu com o nome de Bastards que depois ganhou o nome de Motörhead. Nome esse que é uma gira que os americanos usam para chamar os viciados em anfetaminas.

Pouco tempo depois no lugar de Lucas Fox entoru Phil Taylor e ele ficou com o posto não pelo talento, porque era iniciante (amador), mas porque era muito amigo de Lemmy.

O Percursso Do Grupo Motörhead e o Primeiro Álbum

O grupo  Motörhead gravou o primeiro disco, intitulado “On Parole”, porém, o trabalho não chegou a ser lançado porque a gravadora considerou que não era um álbum comercial. Foi então, que eles decidiram convidar um segundo guitarrista para participar da banda e o escolhido foi Eddie Clarke, que fazia parte do grupo Fast. Logo em seguida, Larry deixou o grupo, que passou a ser um trio.

O Percursso Do Grupo Motörhead e o Primeiro Álbum

O Percursso Do Grupo Motörhead e o Primeiro Álbum

Depois do primeiro álbum “vetado”, finalmente em 1977, o  Motörhead lançou o primeiro trabalho como o nome da própria banda em uma pequena gravadora. Por uma gravadora de grande porte, a banda só conseguiu lançar um disco, em 1979, intitulado Overkill, e foi graças a esse trabalho que os fãs conheceram o primeiro hit do grupo, “Louie Louie”.

Apesar do sucesso do segundo disco, o grande público só veio mesmo com outros dois títulos, em 1979, “Bomber” e no ano seguinte, 1980, “Ace Of Spades”. Além desses dois trabalhos foi relançado o disco inédito do início da carreira, “On Parole”, que foi aquele que durante um bom tempo fechou a porta das grandes gravadoras para o grupo.

As Mudanças Na Banda Depois Do Sucesso

O guitarrista Fast Eddie abandou o grupo em 1982, e no seu lugar entrou Brian Robertson, ele tocou com o músico Thin Lizzy anteriormente. Com o cantor não deu certo em parte por culpa dos fãs, sem empatia com ele, e porque ele não aceitava tocar as músicas antigas. Com Thin Lizzy entraram no seu lugar Phil Campbell e Mick Wurzel.

Outro que deixou o grupo foi Phil Taylor e no seu lugar entrou Pete Gill. Porém, Taylor não demorou muito para voltar a fazer parte do Motörhead e junto com a banda ele gravou o clássico “Orgasmatron”, em 1986. Mais tarde, a banda Sepultura regravou a música.

O baterista da formação inicial também voltou a fazer parte do Motörhead e juntos eles gravaram mais dois grandes sucessos: Rock’n’ Roll e 1916. Porém, Philty deixou de novo o grupo no meio do tour, sendo substituído por Mikkey Dee, que antes era o baterista da banda King Diamond.

E mesmo com todo esse troca a troca de integrantes, em 1992, eles lançaram mais um álbum, que ficou sendo o maior sucesso comercial da banda, o March or Die, que teve a participação do ex-guitarrista do Guns N’ Roses, Slash. Além de uma parceria com Ozzy Osbourne.

Depois desse grande sucesso, a banda  Motörhead passou por um desententimento com a Sony, responsável por lançar o álbum Bastards, em 1993 e não conseguiram mais uma outra grande gravadora. Os novos álbuns foram lançados com selo de pequenas gravadoras e não alcançaram o mesmo sucesso.

E a banda teve mais uma “perda” depois do lançamento do disco Sacrifice, a saída do guitarrista Mick Wurzel e de novo tornou-se um trio.

Os 25 Anos Do  Motörhead

Para comemora os 25 anos da banda, em 2000, o Motörhead fez um show na Brixton Academy e três anos depois, essa apresentação deu vida ao novo álbum. No ano seguinte, 2004, eles lançaram o trabalho “Inferno” e fizeram uma turnê junto com o Sepultura pelo Reino Unido, ganhando o prêmio Grammy como “Melhor Perfomance de Metal”.

A banda ainda gravou mais um disco em 2006, Kiss of Death, em 2007, Better  Motörhead e em 2008,  Motörizer.

A banda participou no Brasil de duas edições do Rock in Rio, em 2010 e em 2011.

Saiba Tudo Sobre o Álbum Ace Of  Spades

Esse álbum, Ace of Spades, foi lançado em outubro de 1980, é considerado por muitos críticos como o melhor da banda. Foi produzido por Vic Maile, que era o maior produtor da época e acabou tornando-se um dos grandes clássicos da história do Heavy Metal, transformando o grupo em uma lenda.

Veja a Formação Atual Do Grupo!

  • Lemmy Kilmister: entrou em 1975 e está até hoje no grupo (vocalista e baixista)
  • Phil Campbell: entrou em 1984 e está até hoje no grupo (guitarrista)
  • Mikkey Dee: entrou em 1992 e está até hoje no grupo (baterista)

Passaram Pelo Motörhead:

  • 1975 a 1976: Larry Wallace foi guitarrista
  • 1975: Lucas Fox foi baterista
  • de 1975 a 1984 e de 1987 a 1992: Phil foi baterista
  • de 1976 a 1982: Eddie foi o guitarrista
  • de 1982 a 1984: Brian foi o guitarrista
  • de 1984 a 1995: Michael Burston foi o guitarrista
  • de 1984 a 1987: Pete Gill foi o baterista
  • 1992: Tommy Aldridge foi baterista

Nomes Que Participaram Dos Álbuns Da Banda:

  • Slash no disco March or Die
  • Matt Sorum no disco de 2009, ao vivo
  • Ozzy Osbourne no disco March or Die
  • Mike Inez no disco Kiss of Death

Mesmo com tantas e constantes mudanças na formação da banda, que muitas vezes tornou-se trio, os fãs nunca deixaram de acompanhar a carreira do grupo, que fez sucesso passando de geração a geração desde que foi criada.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *