Maiores Premiados Do Grammy: O Oscar Da Música

O Grammy Award

O Grammy Award é o prêmio com maior prestígio da indústria musical internacional e todos os anos é concedido National Academy of Recording Arts and Sciences (NARAS) dos Estados Unidos em honra aos melhores músicos. A NARAS é a única associação que realiza a homenagem aos artistas tanto ao que concerne a qualidade da arte da música como a técnica e excelência da indústria musical.

O prêmio Grammy não leva em consideração a quantidade de álbuns vendidos e nem mesmo os resultados das paradas musicais. No ano de 1971 Pierre Cossette comprou os direitos televisivos para fazer a transmissão da cerimônia e a organização da primeira emissão ao vivo.

O Grammy Award

O Grammy Award

Como é Feita a Votação e o Processo De Escolha Dos Vencedores

Para escolher os vencedores do Grammy são enviados formulários com questionários para os membros associados da NARAS. Esses formulários são preenchidos meses antes da cerimônia do prêmio. Os associados indicam quem merece ser considerado para a indicação, um tipo de candidatura.

Sendo assim os candidatos não votam apenas indicam os seus desejos, quem eles gostariam de ver ganhar o prêmio. Depois disso os membros votantes registram os seus votos em relação a aqueles que os associados indicaram. O passo seguinte fica por conta da junta curadora da NARAS (board of trustees) que decidem dentre os mais votados pelos votantes quem serão os vencedores.

Vale dizer que esses membros podem desconsiderar os indicados pelos associados e votantes e escolher outro artista. A board of trustees (junta da curadoria) da NARAS tem a decisão final que não pode ser mudada.

Os Maiores Vencedores Do Grammy

Durante as suas décadas de existência o Grammy já foi recebido por muitos artistas e já ajudou a consagrar muitos nomes da indústria fonográfica. Confira abaixo a lista dos maiores premiados do Grammy, os artistas que mais vezes foram agraciados com estatuetas do Oscar da música. Conheça os principais vencedores nas mais diferentes categorias.

Georg Solti, Alison Krauss e Quincy Jones

O maior vencedor do Grammy é Georg Solti que pertence a Chicago Symphony Orchestra. Já entre os artistas pop os que mais venceram são o cantora norte-americana Alison Krauss e o produtor Quincy Jones, os dois possuem 27 prêmios cada um. Dentre os prêmios que Alison levou estão o do Álbum do Ano “Raising Sand” e também de Gravação do Ano por “Please Read the Letter”.

U2

Os irlandeses Bono, The Edge, Larry Mullen Jr. e Adam Clayton do U2 são os donos do maior número de troféus do Grammy. Ao todo a banda tem 22 prêmios e dentre eles se destacam duas vezes o de melhor Álbum do Ano, um dos mais importantes do Grammy.

Santana

A banda U2 tem mais um recorde na premiação do Grammy, o de álbum mais vencedor em apenas uma cerimônia do prêmio, com o álbum “How to Dismantle an Atomic Bomb” do ano de 2006. Porém, nesse recorde o U2 não está sozinho já que o mexicano Carlos Santana conquistou também nome prêmios no Grammy de 2000 com o seu disco Supernatural.

http://youtu.be/MXp413NynFk

Taylor Swift

O recorde de artista mais jovem a ganhar o prêmio de Álbum do Ano é da cantora Taylor Swift que quando foi agraciada com o seu Grammy tinha apenas 20 anos, 1 mês e 18 dias. Porém, a cantora mais jovem a receber um prêmio Grammy (Revelação) foi a  cantora country LeAnnRimes no ano de 1997 quando tinha apenas 14 anos.

Adele

A cantora Adele é um verdadeiro fenômeno musical e assim como cantor Christopher Cross venceu os quatro principais prêmios do Grammy que são Revelação, Música, Gravação e Disco do Ano. Cross levou todas as categorias no ano de 1980 já a cantora Adele recebeu o troféu de Revelação em 2009 com o álbum 19 e três depois com seu novo trabalho, 21, recebeu os prêmios Música, Gravação e Disco do Ano.

Michael Jackson

Carlos Santana divide outro recorde do Grammy, porém, esse com o Rei do Pop Michael Jackson. Os dois artistas conquistaram o maior número de troféus em apenas uma noite, no total 8 troféus cada um. Michael teve sua noite mágica 16 anos antes que Santana, com o álbum Thriller, que foi a grande estrela da premiação do ano 2000 com o álbum Supernatural.

Michael ainda conquistou outro recorde, o de maior número de indicações numa única noite, foram 12 no total.

Quincy Jones

A marca de artista mais vezes indicado ao prêmio Grammy é do produtor de Thriller, Quincy Jones. No total Jones já concorreu em 79 oportunidades, venceu 27 delas, sendo assim o seu aproveitamento é de 34%. A primeira indicação foi feita no ano de 1961 na categoria de Melhor Performance de Jazz.

Quincy Jones

Quincy Jones

No ano de 2002 veio a indicação por Melhor Audiolivro (sua autobiografia). A primeira vez que Jones efetivamente venceu a competição foi no ano de 1964 na categoria Melhor Arranjo Instrumental, o arranjo foi feito para “I Can’t Stop Loving You”, de Ray Charles.

http://www.youtube.com/watch?v=HFeB7zTGesk&feature=player_embedded

Paul Simon

O maior vencedor da categoria Gravação do Ano é Paul Simon que tem três vitórias. Dois desses Grammy foram conquistados quando ele ainda fazia parte da dupla Simon & Garfunkel. No ano de 1969 ele venceu na categoria pela primeira vez com o duo da canção “Mrs. Robinson”.

Após dois anos ele venceu a competição com “Bridge Over Troubled Water”. O último prêmio nessa categoria veio no ano de 1988 já na sua carreira solo, com a canção “Graceland”.

Foo Fighters

O Grammy oferece prêmios gerais e específicos para diferentes estilos musicais e nos que se referem a rock a banda Foo Fighters de Dave Grohl é uma das principais vencedoras. Somente na categoria Melhor Álbum de Rock a banda já venceu quatro vezes. A última vitória aconteceu em fevereiro de 2012 quando levarão o troféu pelo álbum Wasting Light.

Bruce Springsteen

A categoria Melhor Música de Rock é dominada por Bruce Springsteen. Para se ter uma ideia a categoria foi criada no ano de 1992 e nesse meio tempo Bruce já venceu quatro vezes por seu trabalho nas cançções “Streets of Philadeplhia”, em 1995, “The Rising”, em 2002, “Radio Nowhere”, em 2008, e “Girls in Their Summer Clothes”, de 2009.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Prêmios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *