A Música Popular Portuguesa se constitui por danças alegres e também por músicas românticas, que fazem muito sucesso lá em Portugal e em outros países.
Os sons e melodias das músicas populares portuguesas se caracterizam por uma grande variedade de instrumentos, na maioria, vindos de outros países. Isso deu origem a grandes variedades na música portuguesa.
Existem diversos sons caracterizados por diferentes instrumentos. Nas regiões mais afastadas da cidade, seu repertório é constituído por músicas que contém instrumentos vibratórios, (membrofones), instrumentos de percussão como os pandeiros e tamborins, que são utilizados para marcar o ritmo sem deformar os tons das melodias.
Na linha mais romântica usam-se flautas e gaitas de fole. Já nas regiões que ficam mais perto da cidade, os sons e melodias das músicas se caracterizam pelos instrumentos de cordas como o violão, a viola, o cavaquinho, a guitarra e a rabeca, que são ideais para expressar musicalmente seu jeito alegre e festivo. Esses instrumentos de cordas se tornam privilegiados em manifestações divertidas, pois, são os que mais se adequam aos novos tipos de músicas que estão chegando em Portugal, com as influências de outros países.
Existem também os instrumentos que podem substituir os de cordas que são o acordeão, a concertina (instrumento pequeno, que atinge uma extensão de três oitavas), e a harmônica, (gaita), que em determinadas situações substituem bem os instrumentos de cordas.
Esses instrumentos de cordas permitem que haja uma abertura no desenvolvimento de novos ritmos musicais. Nas antigas regiões do noroeste de Portugal as músicas são caracterizadas por possuírem mais ritmo e serem mais vivas, isso é percebido nas canções coreografadas e pelas danças de roda, notadamente, mais festivas. Essas músicas são constituídas pela voz do cantor e o som de violas e cavaquinhos, que são apoiados por instrumentos vibratórios. Elas também podem ser feitas com a ajuda de tambores, flautas e outros.
Dois dos Principais Tipos de Música Portuguesa
Ela se chama Chula e se caracteriza por sua forma musical, instrumental, coreográfica e vocal, típicas do noroeste português. Assume diferentes formas em cada região. O comum entre a rusga e a chula é o tom festivo.
A chula não possui funções cerimoniais. Ela tem um caráter festivo que se destingue pela forma que se apresenta. A rusga surge do improviso que pode animar, por exemplo, uma caminhada, ou tarefa rural. Já a chula é organizada como atração de uma festa e pode ser apresentada em pequenos palcos onde homens e mulheres que cantam ao desafio, são acompanhados por instrumentos com cordas. O destaque fica para a rabeca e para os instrumentos de percusão.
A Música Popular Portuguesa fala das coisas da vida e trazem alegria para as pessoas que as ouvem ou cantam.