Qual a Diferença Entre Festival e Rave? (Música)

Quem gosta de música eletrônica têm algumas opções de eventos para curtir o estilo musical. Os eventos desse gênero musical não são todos iguais em especial quando envolvem cultura alternativa como é o caso do trance, por exemplo. Já faz tempo que esse estilo deixou de ser apenas um sinônimo de contracultura ou mundo underground.

A música eletrônica teve uma trajetória muito interessante nos últimos anos saindo de um posto de marginalização para se tornar uma grande estrela. Esse movimento se deu em nível mundial, essa música tão mal vista há alguns anos está não somente em cima do palco como com os holofotes acesos sobre ela.

Em paralelo a ascensão do gênero musical houve também o fortalecimento das festas promovidas com essa música de fundo. Essas festas acabaram assumindo características distintas entre si. Bem provavelmente até aqui você esteve pensando nas raves, não é mesmo? Esse é um dos principais tipos de festas do gênero de música eletrônica, porém, é interessante entender que algumas vezes o que pensamos que é uma rave é na verdade um festival. Como fazer essa distinção?

Diferenças Entre Rave e Festival

Pessoas na Rave

Pessoas na Rave

 Há sim diferenças entre raves e festivais, para quem ficou curioso para entender quais são essas distinções vale a pena conferir o texto a seguir.

– Duração

 Um dos pontos mais cruciais que diferenciam raves e festivais é a duração. Quando se fala em rave a gente já pensa naquelas festas que não tem fim, não é mesmo? Uma rave normal pode durar até 24 horas, contudo, é mais comum festas raves menores que duram 16 horas, 12 horas ou 8 horas. Há frequência regular de raves no litoral da Bahia e também em algumas cidades do estado de Goiás. No Sul e Sudeste do Brasil também há festas rave com destaque para o interior do estado de São Paulo e Santa Catarina.

Os festivais se diferenciam das raves por durarem mais tempo, podem ser realizados num período de 4 a 8 dias, em alguns casos duram até semanas. O tempo de duração depende da proposta do festival e do objetivo dos produtores. O estilo de música eletrônica do festival também é um fator que influencia no período de realização do festival.

– Proposta

Palco de Música

Palco de Música

Festivais e raves têm propostas completamente diferentes, os festivais como o Universo Paralello e o Ozora, por exemplo, são celebrações em que se propõe celebrar a filosofia proposta pelo trance. Os participantes se unem para compartilhar entre si a música e a natureza. A música é um detalhe num universo muito mais amplo que são os festivais. Já as raves têm a música como o seu objetivo central, os participantes vão até a festa para curtir o line up.

Num festival há diversas outras opções além da música como opções culturais, artísticas, de autoconhecimento e com foco na sustentabilidade. Os festivais trance se caracterizam por serem quase como retiros em que os participantes aproveitam para ir em busca do seu interior tendo como base a natureza. Durante um festival é possível participar de oficinas, teatro, performances variadas, fazer terapias holísticas e se concentrar na introspecção coletiva.

– Local

Música com DJ

Música com DJ

 Os festivais demandam locais grandes, com natureza e isolados dos grandes centros urbanos para que os participantes possam fazer uma imer

são verdadeira na sua busca por autoconhecimento. Os participantes de festivais precisam entender que estão igualados a todas as formas de vida do ambiente e respeitar essa condição.

As raves, por sua vez, não demandam esses detalhes podendo ser realizadas em locais não tão isolados. Essas festas podem ser realizadas em casas de show abertas, por exemplo. Não é necessário que os participantes estejam isolados da ‘civilização’ para aproveitar tudo o que uma rave oferece.

– Filosofia de Festivais

 A filosofia de um festival trance pode ser resumida na sigla P.L.U.R. Explicaremos abaixo cada uma das letras.

P de Peace (Paz)

 A paz e tranquilidade devem reinar num festival trance uma vez que uma de suas propostas centrais é promover a introspecção que leva a serenidade com as outras pessoas e com você mesmo. Num festival trance é possível alcançar um estado de transe através da consciência, é aí que está a paz.

L de Love (Amor)

 O amor é a única razão para que um festival trance seja realizado, os participantes manifestam o amor por si mesmos, pelos outros e pela natureza. Esse sentimento é buscado de forma pura podendo ser aplicando em seu entorno. Os festivais não são artificiais, eles têm grande profundidade.

U de Union (União)

 Num festival os participantes se unem de tal forma que passam a ser um só com a mesma energia, vontade e trance. Quem vai a um festival trance aprende a conviver com os outros em harmonia mantendo a sua liberdade. A vida de cada um é vivida para os outros, o sol, por exemplo, não brilha para si mesmo, mas sim para os outros.

R de Respect (Respeito)

 É fundamental ter respeito à mãe natureza, afinal foi ela quem o criou e o tornou o que você é. A mãe natureza é para quem você sempre retorna porque jamais saiu. Num festival trance as pessoas não jogam lixo no chão, afinal ele é a sua pista de dança e um lugar sagrado. Mantem-se também o respeito pelos outros e pelo momento mágico que está sendo compartilhado, é uma celebração de caráter divino. Os participantes são profundamente gratos.

Festival ou Rave?

 Como ficou claro ao longo desse artigo há uma série de distinções entre rave e festival, porém, não há uma opção melhor ou pior do que a outra. São duas formas de curtir a música eletrônica, tudo depende do que você está buscando para si. Quem deseja uma imersão mais profunda na experiência se sente mais satisfeito nos festivais enquanto que quem prefere apenas aproveitar a música pode gostar mais das raves.

Inclusive é possível ser frequentador de ambos, nos momentos em que se quer mais introspecção os festivais são a melhor aposta em contrapartida de que quando se quer curtir mais a vida as raves são as melhores escolhas.

Gostou de saber quais são as diferenças entre festival e rave? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Estilos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *