Creed

Creed é uma banda de rock do estilo post-grunge formada em mil novecentos e noventa e cinco, que teve grande sucesso durante o período que estavam em atuação, vendendo mais de sessenta milhões de cópias, e estando entre os dez artistas que mais venderam discos nas últimas décadas, tendo em sua carreira ganhado vinte e três discos de platina e um de diamante. A banda entrou em seu primeiro hiato em dois mil e quatro, alguns anos mais tarde, em dois mil e nove, anunciaram que a formação original estaria novamente junta nos palcos, em dois mil e doze anunciaram um novo hiato em que estão até os dias atuais.

História da Banda

A banda foi idealizada pelos amigos Scott Stapp que está no vocal da banda, e Mark Tremonti que é o guitarrista, eles convidaram Scott Phillips para ficar na bateria e Brian Marshall atuava no contrabaixo. Após os primeiros anos, decidiram lançar seu primeiro disco, que foi patrocinado pelos próprios integrantes da banda. O disco, lançado em mil novecentos e noventa e sete, custou a eles seis mil dólares, sendo que quatro mil foi doado pelo pai de Brian Marshall. Chamado deMy Own Prison” vendeu mais de cinco mil cópias na primeira semana de lançamento, o que chamou atenção de uma gravadora a  Wind-Up Records. A banda então assinou com a gravadora, e restauraram o primeiro disco digitalmente, sendo lançado novamente e vendendo cinquenta mil cópias, o que chamou mais atenção ainda para essa nova banda. Afim de promover esse álbum, saíram em turnê pelo país, e conseguiram colocar quatro de suas canções nas paradas de sucesso, sendo elas “Torn”, “My Own Prison”, “What’s This Life For” e “One”.

Há diversos palpites para explicar o sucesso tão imediato da banda, as letras tinham um conteúdo forte e emocionante, combinadas a boas melodias. A música “What’s This Life For” foi composta após o suicídio de um amigo de Mark, algumas outras falam sobre espiritualidade, e todas passam uma mensagem muito forte, falam sobre religião, questões politicas, questões raciais, rancor, amargura, dentre outros assuntos de extrema importância, mas além disso, todas elas tem uma mensagem de esperança.

O segundo álbum da banda, Human Clay”, veio em mil novecentos e noventa e nove, alcançando a primeira posição no Top 100 logo após seu lançamento. Esse é o álbum de maior sucesso da banda segundo os fãs, que dão a ele o título de melhor álbum da banda, e já vendeu mais de quinze milhões em todo o mundo, atualmente está está listado no Rock and Roll Hall of Fame como um dos 200 melhores álbuns de todos os tempos. A canção “With Arms Wide Open” foi que auferiu tanto sucesso a banda, ganhou o Grammy por “Melhor Canção de Rock” e garantiu o sucesso da banda entre os jovens do final dos anos noventa.

Esse segundo álbum traz letras ainda mais reflexivas e pesadas, sua temática são os medos humanos, tendo até a capa do álbum transmitindo essa ideia, onde é colocado um ser humano enterrado da cintura para baixo, possuindo um relógio em sua mão direita, e que passa a ideia de que ele tenta pedir socorro num local deserto.  Eles falam sobre o medo de crescer, de deixar de ser jovem, de dores e aflições passadas pelos integrantes da banda, também há canções voltadas para pessoas que duvidaram e julgaram eles. O disco se manteve por dezoito semanas em primeiro lugar nas paradas de sucesso. No mesmo ano do lançamento do segundo disco a banda se apresentou no Woodstock ’99, com a participação especial do ex-guitarrista do Doors, Robby Krieger, o que deu ainda mais visibilidade para o Creed.

Creed foi eleito pela Billboard como a melhor banda dos anos dois mil, competição que disputou juntamente de mais dezoito artistas. A canção que lhes deu o Grammy ficou na quarta posição numa lista da melhor balada de todos os tempos feita pelo VH1. A canção “Higher” está elencada como uma das melhores canções de hard rock de todos os tempos.

Em agosto de dois mil o baixista Brian Marshall deixou a banda por diferenças pessoais e profissionais. No ano seguinte, em dois mil e um, a banda lança “Weathered que foi um sucesso imediato de vendas, com quase um milhão de cópias na primeira semana de seu lançamento. Sendo o maior sucesso da banda de vendas, e está atualmente na lista dos 200 álbuns mais vendidos no EUA em todos os tempos. Para o vocalista da banda esse é o melhor álbum feito por eles. Novamente as letras trazem temas fortes, uma das canções fala sobre pessoas que tentam prejudicar outras, mostrando descontentamento, outra fala sobre manter a fé em coisas que parecem impossíveis de se realizar.

Após o sucesso do terceiro álbum, a banda se manteve sem apresentações, até que em junho de dois mil e quatro anunciou formalmente que estavam se separando. Os integrantes alegaram divergências entre o vocalista Stapp e o restante da banda. Assim ele seguiu carreira solo, e o restante da banda Mark Tremonti e Scott Phillips juntaram-se ao ex baixista Brian Marshall e ao novo vocalista Myles Kennedy e formaram o Alter Bridge. Durante o hiato da banda foi lançado um disco  Greatest Hitsque conta com os maiores sucessos da banda, e foi um grande sucesso em todo o mundo. 

Os 4 Integrantes da Banda Creed

Os 4 Integrantes da Banda Creed

Após quase seis anos, a banda em sua formação original com os quatro integrantes anuncia a sua volta e que lançariam um novo álbum de estúdio. O álbum chamado Full Circle, foi lançado em vinte e seis de outubro de dois mil e nove, vendendo trezentas mil cópias na primeira semana, ocupando o segundo lugar na Billboard 200, e em segundo lugar como melhor disco de rock. Após dez dias do lançamento desse álbum, gravaram o seu primeiro DVD em um estádio, que também foi transmitido ao vivo pela internet, chamado de “Creed Live”, o DVD foi filmado com duzentas e trinta e nove câmeras, tendo um sucesso enorme de vendas.

A banda realizou vários shows, mas anunciou uma nova pausa em dois mil e doze, onde também declararam que não tinham certeza acerca de seus novos passos que pretendiam seguir. Em dois mil e quinze foi lançado um compilado dos álbuns do Creed, além de conter alguns covers e três canções inéditas, chamado de With Arms Wide Open: A Retrospective”. Os fãs ainda aguardam por uma volta da banda, que tem uma importância enorme no cenário do rock. O vocalista está presente numa lista dos melhores vocalistas de heavy metal de todos os tempos, ocupando a 68º posição. Já o guitarrista está entre os melhores das últimas décadas. 



Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bandas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *