Pouca Vogal: Gessinger + Leindecker

A banda Pouca Vogal é um projeto paralelo de rock brasileiro que foi criado pela união dos cantores gaúchos Humberto Gessinger, vocalista e baixista da banda Engenheiros do Hawaii, e Duca Leindecker, vocalista e guitarrista da banda Cidadão Quem.

O Começo

Os cantores Humberto Gessinger e Duca Leindecker são amigos desde o final dos anos 80 e também dividem o posto de líderes de duas das maiores bandas do rock gaúcho, respectivamente Engenheiros do Hawaii e a Cidadão Quem.

Os amigos já tinham o projeto Pouca Vogal engavetado a algum tempo quando em 2008 se tornou possível levar a ideia adiante. Nesse ano os Engenheiros do Hawaii estavam encerrando a turnê do disco “Novos Horizontes” (um álbum acústico lançado em 2007) e a banda Cidadão Quem terminava a turnê do disco “7” (feito em estúdio em 2006).

Assim foi possível parar por um tempo as atividades de suas bandas oficiais e investir no Pouca Vogal. O projeto incluiu a gravação de 08 músicas com arranjos “eletroacústicos” que foram lançados no site oficial da dupla.

Essas canções deram origem ao álbum “Pouca Vogal – Gessinger+Leindecker”. Depois de gravar as suas músicas a dupla começou a fazer shows por todo o Brasil.

O Começo

O Começo

O Meio

No ano de 2009 os dois amigos gravaram o CD e o DVD “Pouca Vogal Ao Vivo Em Porto Alegre” no famoso teatro do CIEE em Porto Alegre, capital gaúcha. Esse show conta com versões de músicas das bandas Engenheiros e da Cidadão Quem num estilo mais “soft” e também de composições em parceria dos dois.

O destaque desse show fica também por conta das inúmeras participações mais do que especiais. Dentre elas podemos destacar a orquestra gaúcha PoA Pops que teve a regência do maestro Fernando Cordella, os arranjos de Tiago Kreutzer e também do baixista Luciano Leindecker (irmão de Duca ele também é baixista da Cidadão Quem).

Um detalhe um pouco triste que foi importante na decisão de parar um pouco o trabalho musical da Cidadão Quem é que o baixista e irmão de Duca, Luciano, esteve num tratamento contra um Câncer do qual felizmente se recupera.

O Meio

O Meio

O Fim

Como já bem enfatizamos o Pouca Vogal é um projeto paralelo dos dois artistas e por isso mesmo é natural que desde o começo tivesse uma data para terminar. Nesse caso a data é 9 de dezembro de 2012 num show em Vitória da Conquista, Bahia. A dupla sempre deixou claro que esse seria o último show do Pouca Vogal.

Além disso, Humberto divulgou que já estaria trabalhando num disco para 2013 com a sua banda oficial Engenheiros do Hawaii.

Detalhes Sobre o Pouca Vogal

A Formação Do Pouca Vogal

Como se trata de um projeto em dupla é interessante perceber como cada um dos integrantes faz inúmeras coisas ao mesmo tempo para poder levar a sua música para o seu público.

  • Humberto Gessinger – voz, violão, guitarra, baixo, viola caipira, harmônica, piano, percussão eletrônica, midi pedalboard e dobro
  • Duca Leindecker – voz, guitarra, violão, pandeirola e bumbo

Os Convidados

O projeto Pouca Vogal contou com algumas participações de amigos durante a existência do projeto.

  • Carlos Maltz – percussão e voz
  • Renato Borghetti – sanfona
  • Luciano Leindecker – baixo

A Discografia

A discografia do Pouca Vogal inclui dois álbuns:

  • Pouca Vogal – Gessinger+Leindecker – lançado em 2008
  • Ao Vivo Em Porto Alegre – lançado em 2009
  • As Letras do Pouca Vogal

Um dos pontos fortes das bandas Engenheiros do Hawaii e a Cidadão Quem é com certeza as belas letras das suas músicas. Muito mais do que fazer rimas as duas bandas se preocupam em passar uma mensagem em suas letras.

Podemos observar algumas vezes um tom lúdico para explicar coisas simples, um jeito metafórico de falar sobre solidão, amor, rotina, problemas sociais, críticas e muitos outros temas. Se você gosta desse estilo das músicas das bandas oficiais de Gessinger e Leindecker com certeza gostará de poder conferir na íntegra as principais letras do Pouca Vogal.

Confira as letras acessando http://letras.mus.br/pouca-vogal/.

O Site Do Pouca Vogal

Uma forma bem legal de acompanhar o projeto é através do site oficial do Pouca Vogal. Os dois artistas quiseram criar um espaço interativo em que os seus fãs pudessem acompanhar todos os passos da dupla.

Além de contar com fotos incríveis dos shows do Pouca Vogal que são postadas pelo público. Uma forma muito especial de saber como foram os show, não é mesmo? Se você tem alguma foto de um show da dupla não pode deixar de postar também no site.

Quem ainda não teve a chance de ir a um show desse incrível projeto paralelo pode conferir as datas da agenda que está disponível no site. Também vale destacar a possibilidade de entrar em contato com a banda pelo site, para isso basta acessar o menu de contato.

E claro que não podemos deixar de dizer para vocês conferirem também a sessão de vídeos do site que conta com alguns videoclipes da banda. Se desejar comprar produtos com a marca da banda Pouca Vogal não deixe de conferir a loja virtual que tem ótimas opções para você.

Confira o site do Pouca Vogal em http://www.poucavogal.com.br/.

As Bandas De Origem

Engenheiros Do Hawaii

A banda Engenheiros do Hawaii foi formada no ano de 1984 na capital gaúcha, Porto Alegre. O sucesso chegou pelo fato de a banda ter canções com um toque de ironia e críticas sociais severas. Depois de tantos anos na estrada o único integrante original da banda é o vocalista Humberto Gessinger.

A música de mais sucesso da carreira da banda é com certeza o “O Papa é Pop”, embora a maior parte dos fãs acredite que essa não é a melhor canção do grupo.

Cidadão Quem

A banda Cidadão Quem surgiu em meados de 1990 e o seu nome tem inspiração na obra de forte crítica “Citizen Kane (Cidadão Kane)”, de Orson Welles. Já pelo nome é possível imaginar que se trata de uma banda que conta com muitas músicas de forte protesto bem como com ideias bem interessantes.

A junção dessas duas bandas através de seus líderes gerou um trabalho muito interessante que conhecemos como Pouca Vogal.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bandas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *