Uma das bandas de maior sucesso do país nos últimos anos é a Banda Calypso. Com um som que mistura o calipso (ritmo de Belém do Pará) e o brega pop a banda tem conquistado muitos fãs e também pessoas que não gostam muito da sua música. Seja como for é importante destacar que a Banda Calypso tem uma trajetória de sucesso.
Conheça melhor a história de sucesso e companheirismo de Joelma e Chimbinha que aos poucos levaram a música do Norte para todo o Brasil. A formação da banda aconteceu em 1999 quando Joelma Mendes conheceu o produtor musical Cledivan Almeida Farias, o Chimbinha.
O trabalho que ganhou destaque no início somente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil se tornou um sucesso reconhecido até em outros países. A música brega misturada com o ritmo do calipso ganhou um mundo de fãs.
Banda Calypso X Preconceito
Um dos maiores empecilhos para a Banda Calypso foi enfrentar o preconceito com o seu gênero musical popular. Porém, mesmo com tantas críticas a sua música a banda se tornou uma recordista de venda de CD’s e DVD’s nos anos 2000. Estima-se que o Calypso vendeu mais de 14 milhões de cópias.
O ritmo da banda é envolvente e alegre, embora seja bastante confundido com forró o calipso é um ritmo próprio. Vale destacar que os músicos consideram os dois ritmos, forró e calipso, como sendo totalmente diferentes na forma de tocar. Em comum apenas o teor caliente das letras e a dança empolgante. O ritmo calipso é tido como uma mistura de outros ritmos como o carimbo, merengue e cúmbia.
Já faz algum tempo que a Banda Calypso conseguiu um lugar seu na música brasileira e sentiu o preconceito diminuir em relação ao seu estilo musical. Alguns críticos até mesmo passaram a gostar das músicas alegres de Joelma e Chimbinha.
As Biografias
O nome de Chimbinha é Cledivan De Almeida Farias, o produtor e músico nasceu em Belém do Pará. A música faz parte de sua vida desde cedo, aos 12 anos ele já tocava guitarra e era influenciado pelos artistas de sua terra natal.
Com apenas 18 anos Chimbinha já era o produtor musical mais famoso de Belém do Pará. Muitos artistas paraenses o procuravam para gravar suas músicas e tentar alcançar o sucesso.
Joelma da Silva Mendes nasceu na cidade de Almeirim também no Pará. Desde os seus 19 anos Joelma canta, antes da fama a vocalista da Banda Calypso chegou a se apresentar em bares de sua cidade natal. Após participar da Feira de Arte e Cultura de Almeirim se tornou conhecida.
Durante 6 anos ela cantou na banda Fazendo Arte, depois disso Joelma decidiu tentar a gravação de um CD solo. Num jantar realizado na casa do cantor paraense Kim Marques Joelma conheceu Chimbinha, futuro marido e colega de banda.
Chimbinha logo de cara gostou de Joelma e aceitou produzir o disco da nova cantora. Nesse processo de produção do CD os dois começaram a namorar e resolveram que queriam cantar juntos. No início os dois almejavam vender dez mil discos, isso já era uma grande vitória para ambos. Depois de 13 anos na estrada a banda já vendeu mais de 14 milhões de discos.
A História Da Banda
1999 – 2001 – O Começo Da Banda
A Banda Calypso foi criada no ano de 1999 com a transformação do disco solo de Joelma no disco da banda. O disco ficou conhecido como Volume 1, nesse começo a banda passou por várias dificuldades, pois mesmo com os contatos de Chimbinha foi complicado encontrar uma produtora que aceitasse a tarefa de produzir um estilo tão desconhecido em todo o Brasil.
Depois de ouvir muitos “não” a Banda Calypso conseguiu firmar uma parceria para a produção de 1000 discos. Em apenas uma semana esses discos esgotaram nas lojas e devido a esse bom resultado a banda conseguiu novas parcerias. Vale ressaltar que nessa época a banda era divulgada apenas no Norte e Nordeste do país e ainda assim conseguiu vender mais de 750 mil cópias.
Esse primeiro disco é considerado uma relíquia pelos fãs da banda. Após o boom o disco chegou a ser relançado com mais 03 músicas, mas ter o primeiro disco é algo quye marca os fãs.
2001 – 2002
A fase entre 2001 e 2002 marcou um dos momentos de expansão da música da Banda Calypso para o restante do Brasil. Nessa época a banda fazia inúmeros shows com Joelma, Chimbinha e Dinho, outro cantor da banda. Um show especial dessa fase, realizado em Recife deu origem ao segundo álbum da carreira da banda, gravado ao vivo.
O lançamento desse disco ao vivo aconteceu no ano de 2001, vendeu mais de 1,2 milhões de cópias. Esse foi o trabalho que tornou a Banda Calypso conhecida em todo o Brasil.
2002 – 2003 – Por Todo o Brasil
O disco Ao Vivo tornou a banda conhecida em todo o Brasil e em 2002 eles entraram em estúdio para gravar um terceiro álbum chamado “O Ritmo Que Conquistou o Brasil”. Um nome bastante assertivo, pois realmente a banda se tornou um grande sucesso em todo o país.
Dentre os sucessos desse álbum estão Temporal, Só Vai Dar Eu e Você e Zouk Love além das românticas Maridos e Esposas e Desfaz as Malas. No ano de 2003 a banda se apresentou na 1ª festa do São João da Capitá exibida pela Rede Globo.
2003 – 2004
Nessa fase a banda gravou o quarto disco chamado Volume 4, dentre os destaques musicais desse trabalho estão Pra Te Esquecer, Imagino e Tic Tac. O cantor Dinho foi substituído por Edu Luppa um grande amigo de Chimbinha. No ano de 2003 a banda lançou o seu primeiro DVD.
http://www.youtube.com/watch?v=zMndsfxAuQcO Que Veio a Seguir
Depois de lançar o seu primeiro DVD com grande sucesso a Banda Calypso ainda gravou vários outros discos de estúdio e ao vivo. Abaixo você pode conferir os trabalhos da banda listados de acordo com os anos de lançamento.
Trabalhos Da Banda Calypso
Álbuns De Estúdio
1999: Volume 1
2002: O Ritmo Que Conquistou o Brasil!
2003: Volume 4
2004: Volume 6
2005: Volume 8
2007: Volume 10
2008: Acústico
2009: Amor Sem Fim
2010: Vem Balançar!
2011: Meu Encanto
2012: Eternos Namorados
Coletâneas
2003: 20 Super Sucessos
2004: Os Maiores Sucessos
2006: As 20+
2007: 100%
Promocionais
2009: Hipercard
2009: Ao Vivo em Caruaru
2010: Ao Vivo em Recife
2012: Folia
Álbuns Ao Vivo
2002: Ao Vivo
2004: Ao Vivo em São Paulo
2005: Na Amazônia
2006: Pelo Brasil
2007: Ao Vivo em Goiânia
2009: 10 Anos
2010: Ao Vivo em Recife
2012: Ao Vivo em Angola
DVDs
2004: Ao Vivo em São Paulo
2005: Na Amazônia
2006: Pelo Brasil
2007: Ao Vivo em Goiânia
2010: 10 Anos
2012: Ao Vivo em Angola
DVDs Coletânea/Promocional
2007: 100%
2009: Ao Vivo em Caruaru