Quem gosta de um som no estilo indie rock com certeza conhece a banda norte-americana The Strokes. A banda é composta pelo vocalista Julian Casablancas, pelo guitarrista Nick Valensi, pelo também guitarrista Hammond Jr, pelo baixista Nikolai Fraiture e pelo baterista e percussionista brasileiro Fabrizio Moretti. Todos os demais membros da banda são estadunidenses.
A História Do The Strokes
O vocalista da banda, Julian Casablancas, é filho do empresário John Casablancas e amigo de infância do baixista Nikolai Fraiture. O baterista Fabrizio Moretti e o guitarrista Nick Valensi tocam juntos desde o tempo em que estudavam na Escola Dwight em Manhattan.
Nesse meio tempo Julian foi enviado para o Instituto Le Rosey, uma das mais tradicionais escolas da Suíça. O objetivo da família Casablancas era que Julian melhorasse o seu comportamento uma vez que estava envolvido com álcool. Nessa escola Julian conheceu o também americano Albert Hammond Jr., porém, eles não ficaram amigos.
Depois de alguns anos Casablancas encontrou com Hammond Jr. em Nova York, por acaso nas ruas. Aos poucos o destino dos integrantes foi se cruzando para a formação de uma das melhores bandas da atualidade, o The Strokes.
The Modern Age – Qual a Identidade Do The Strokes?
O EP The Modern Age foi lançado no ano de 2001 e já chegou ao mercado gerando uma intensa guerra entre gravadoras. Muitos viram nessa banda de jovens ricos uma nova promessa para o futuro do rock, algo que não se via há anos. Porém, no começo houve a dúvida se essa banda realmente iria emplacar ou se não se tratava de apenas um grupo de jovens endinheirados e de nomes legais que nada acrescentariam.
Para tornar esse questionamento ainda mais sério foram feitas muitas comparações entre o The Strokes e a banda Velvet Underground. A forma como Casablancas interpreta as músicas do Strokes parece muito com a forma como Lou Reed interpretava as canções do Velvet.
Is This It – O Primeiro Disco Da Banda
O disco “Is This It” foi o primeiro disco oficial da banda e tem um quê de banda de garagem do começo dos anos 2000. Uma curiosidade é que faria parte desse álbum uma canção chamada “NY City Cops”, porém, essa faixa foi excluída devido aos ataques de 11 de setembro de 2001. Em 2009 o álbum “Is This It” foi escolhido como o melhor da primeira década dos anos 2000 de pela revista NME.
Amizade Com Guns N’ Roses
O The Strokes teve algumas oportunidades de tocar e aparecer ao lado de uma das mais clássicas bandas de rock, o Guns N’ Roses. A primeira interação entre as bandas se deu quando o Strokes tocou a música “NY City Cops” junto com Slash.
Além disso, os integrantes do Guns, Duff, Slash e Matt fizeram uma rápida participação no clipe de “Someday”. Nesse clipe é possível o vocalista Julian Casablancas conversando com Duff e numa mesa os demais componentes do Strokes batendo papo com ninguém menos que Slash.
Clipe De Last Nite
Por falar em clipes do The Strokes não podemos deixar de comentar o vídeo de “Last Nite” em que a banda aparece tocando num auditório que parece palco de programas musicais dos anos 60. Nesse clipe a banda dispensou a dublagem e tocou a música de uma única vez.
Os Strokes não gostam da ideia de fazer clipes e por isso mesmo assinaram com RCA, a única gravadora que aceitou essa condição. O meio-termo a que a banda e a gravadora chegaram é o de que a banda pode tocar diante de câmeras, mas não querem gravar clipes.
Room On Fire – O Segundo Álbum
Foi em outubro de 2003 que o The Strokes lançou o seu segundo álbum “Room on Fire”. O trabalho foi bastante elogiado, mas não foi um sucesso comercial como o álbum anterior. Nesse trabalho foi possível perceber influências musicais como da banda The Ramones e Blondie.
First Impressions Of Earth – Terceiro Álbum
No ano de 2006 a banda lançou o seu terceiro álbum, “First Impressions of Earth”. Nas suas duas primeiras semanas de lançamento figurou como o mais baixado iTunes. Recebeu ainda o disco de ouro no Japão já na primeira semana de vendas. Fazem parte desse disco as canções “Juicebox” e “You Only Live Once”.
Angles – A Pausa e o Retorno
No começo de 2009 o vocalista Julian Casablancas e o guitarrista Nick Valensi declararam que estavam trabalhando nas canções do quarto álbum. Porém, os faz precisaram esperar um pouco para poder voltar a curtir o som da banda. Somente em 31 de março de 2011 a banda anunciou que estava de volta a toda e lançou o quarto álbum que recebeu o nome de “Angles”.
O lançamento oficial desse álbum foi no dia 22 de março de 2011, porém, algumas músicas estavam disponíveis bem antes na internet. O trabalho foi um grande sucesso de crítica, mas os fãs acabaram divididos, pois alguns disseram que o CD não se parecia com os anteriores. O primeiro single desse álbum foi “Under Cover of Darkness” lançada no dia 09 de fevereiro de 2011.
Comedown Machine – O Quinto Álbum
Ainda em 2011 a banda declarou que estava trabalhando no desenvolvimento de material para um quinto álbum, mas que esse trabalho havia ficado um pouco deixado de lado devido ao processo de mixagem do CD Angles. Foi no dia 25 de janeiro de 2013 que a primeira música desse trabalho foi divulgada, “One Way Trigger”.
No dia 30 de janeiro do mesmo ano foi divulgado o nome desse trabalho, “Comedown Machine”. A canção “All the Time” foi divulgada no dia 13 de fevereiro de 2013, o lançamento oficial foi no dia 23 de março de 2013. Um trabalho bem recebido pela crítica.
The Strokes – Site Oficial
A banda The Strokes conta com influências de várias outras bandas e já recebeu diversos elogios por seu som. Quem é fã ou se interessou em saber mais sobre o The Strokes pode acessar a sua página oficial em http://www.thestrokes.com/us/home. Acompanhe todas as novidades a respeito da banda e saiba como comprar produtos com a marca do Strokes como, por exemplos, camisetas e CD’s.