Exercícios De Rudimentos

A bateria é um instrumento de percussão muito apreciado e tocado no mundo todo. Ela é composta por um conjunto de tambores e pratos, que ao serem tocados com o auxilio de baquetas, bilros, vassourinhas e até mesmo com a mão, produzem sons musicais.

História da Bateria

Os tambores são instrumentos utilizados desde a antiguidade, havendo registros da sua utilização no período Neolítico. Esses tambores antigos eram feitos a partir de troncos de arvores ocos, que eram cobertos com pele ou couro, e então tocados com as mãos ou espécies de baquetas. Sendo o principal instrumento utilizado por essas populações em seus rituais e festividades.

A partir do século XX, as orquestras e também bandas militares utilizavam os tambores em suas composições, e o conjunto de tambores juntamente com a utilização dos pratos e também as caixas e o bumbo, surgia então a bateria. Porém nessa época cada pessoa tocava uma parte, os pratos eram batidos um no outro, os tambores com as baquetas, os bumbos eram os tambores maiores também tocados com baquetas, gerando dessa forma um som parecido com a bateria que conhecemos hoje.

Criança Tocando Bateria

Criança Tocando Bateria

A bateria em conjunto, da forma que conhecemos hoje, foi desenvolvida no ano de 1910, pelo inventor William F. Ludwig, onde era possível uma só pessoa desenvolver diversas funções, acoplando tudo em um mesmo instrumento. Em sua criação ela foi chamada de trap set.

Com o sucesso do instrumento criado, começaram a desenvolver novas tecnologias para o instrumento, e em 1980 foram criadas as primeiras baterias eletrônicas, que possibilitaram a gravação de sons para serem executados quando o instrumento for tocado.

Atualmente a bateria se tornou um instrumento popular, mas ao mesmo tempo raro, sendo que poucas pessoas dominam a arte de toca-lo. Ao mesmo tempo, crescem as criações relacionadas ao instrumento, sendo que sempre são lançados novos modelos de pratos, baquetas, cascos e ferragens, tudo para modernizar e melhorar o som.

Como Tocar Bateria? Exercícios de Rudimentos

Os exercícios de rudimentos estão ligados aos princípios básicos da arte de se tocar bateria. A palavra rudimentos já se refere a isso, vindo de rudimentar, ou seja, o inicio. Dessa forma, ter noção dos exercícios de rudimentos para bateria, é ter as primeiras noções para se aprender a tocar bateria. Quase todas as técnicas de toque da bateria vem dos exercícios de rudimentos, dessa forma, eles darão a base para aqueles que desejam se tornar um baterista profissional.

Há cinco exercícios de rudimentos que são considerados os mais importantes, sendo eles: Single Stroke ou toque simples, Double Stroke ou toque duplo, paradidle ou single paradidle, flam e drag. Vamos conhecer os detalhes sobre cada um deles:

Aprendendo a Tocar Bateria

Aprendendo a Tocar Bateria

  • Single Stroke ou Toque simples: Esse é o exercício de rudimento mais básico de todos, e com isso deve ser o primeiro a ser praticado. Ele é feito a partir do toque alternado na bateria, ou seja, um toque com a mão direita e um toque com a mão esquerda, havendo uma pequena pausa a cada quatro toques.
  • Double stroke ou toque duplo: Ideal de começar a ser praticado juntamente do single stroke, ele consiste em dar dois toques com cada mão, ou seja, dois toques com a mão direita, seguidos por dois toques com a mão esquerda. Com esse exercício, há um rebote entre a caixa e a baqueta, fazendo com que seja aproveitado o movimento para executar o som.
  • Paradidle ou single Paradile: Esse exercício irá misturar o single stroke com o double stroke, sendo executado com um toque com a mão direita, um com a mão esquerda, dois com a mão direita, um com a mão esquerda, um com a mão direita, dois com a mão esquerda (depois repete o processo). Nesse exercício o primeiro toque de cada semi colcheia que contém a partitura é acentuado.
  • Flam: O flam é um exercício de rudimento um pouco mais avançado e complexo. Ele consiste em dois toques que irão parecer somente um. É feito a partir do toque fraco com uma mão, e outro toque com a outra mão, e depois alternar os movimentos, ou seja, um toque fraco com a mão direita junto de um forte com a mão esquerda, e depois um toque fraco com a mão esquerda junto de um toque fraco com a mão direita. Ele soa ao mesmo tempo como um único toque e dois toques.
  • Drag: Esse é um exercício parecido com o anterior, só que nesse caso os dois toques são executados juntos, e não como no Flam onde é somente um toque mais fraco seguido do principal. O drag consiste então em um toque duplo, realizado por um toque duplo bem fraco, seguido por um toque principal, e sempre com as mãos alternadas. Realizado da forma de dois toques fracos com a mão esquerda junto de um toque principal com a mão direita, depois dois toques fracos com a mão direita seguido de um toque principal com a mão esquerda, e alterna a seguir.
Baterista Profissional Dave Grohl

Baterista Profissional Dave Grohl

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bateria

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *