Fórmula de Compasso Simples e Composto

Para se criar a música é preciso seguir alguns passos para criar a melodia. O compasso é uma forma de dividir em grupos uma composição musical, ele facilita o entendimento da música, pois marca a unidade tempo, o pulso e o ritmo da música. Ele é representado na partitura, com linhas verticais representados sobre a pauta. Há dois tipo de compasso, o simples e composto. Eles irão dar a definição de acordes, que tem o mesmo tempo na música, ou seja, são representados pelo mesmo compasso, se você ouvir a nomenclatura meio compasso, quer dizer que o acorde durou metade de um compasso.

Existe também a fórmula do compasso, que consiste em dois números, um em cima do outro, e esses números irão representar o número de batidas ou tempo do compasso (que seria o número de cima), e qual nota recebe a duração de uma batida (que seria o número de cima). Os números que representam as notas são: um para Semibreve; dois para Semínima; oito para Colcheia; dezesseis para Semicolcheia; trinta e dois para a Fusa; e sessenta e quatro para a semifusa.

Compasso Simples

Para se identificar o compasso simples, você irá observar que sua unidade de tempo será preenchido por figuras divisíveis por dois, e não tendo figuras pontuadas. A unidade de tempo no compasso será preenchida então pelos números um, dois, quatro, oito, dezesseis, trinta e dois e sessenta e quatro. A sua unidade de compasso é preenchida pelos números dois, três e quatro.

A fórmula do compasso simples é identificada de duas maneiras, primeiro quando o número de cima da fórmula do compasso não pode ser dividido por três a não ser que ele seja o próprio três. E também a nota que se tem a duração de uma batida não é uma nota pontuada (a nota pontuada é representada com um ponto a sua frente, ele representa o valor da metade daquela nota, se houver mais um ponto, o valor da metade da metade, e assim por diante). No compasso simples as notas com duração com valor menor que um tempo se unem e formam uma unica batida. Por exemplo se o compasso é 4/4, ele atende os requisitos antes apresentados, pois nesse tipo duas colcheias vão se unir para equivaler a uma batida, se houvessem somente três colcheias uma ia sobrar e não daria o tempo de uma batida. Nesse tipo de compasso a contagem do tempo é feito dando enfase a primeira batida de cada compasso. Por exemplo o compasso 4/4 seria: UM, dois, três, quatro – UM, dois, três e quatro.

Compasso Composto

As notas do compasso composto irão se unir em grupos de três, e não de dois como no simples, dessa forma o compasso composto não resulta no valor total de uma batida, no compasso composto o número de cima é sempre divisível por três, exceto quando ele é três, ou seja, compassos com a fórmula com números como seis, nove, doze, quinze, são compostos. A nota que irá equivaler a uma batida será uma nota pontuada (a nota pontuada é representada com um ponto a sua frente, ele representa o valor da metade daquela nota, se houver mais um ponto, o valor da metade da metade, e assim por diante). Peguemos como exemplo o compasso 6/8, ele é um compasso composto certo? Pois bem, nele o seis irá representar dois tempos, de seis divido por três, já o oito irá representar um terço do tempo de uma colcheia, ou então a semínima pontuada. A contagem desse tipo de compasso é feita dando ênfase a cada três tempos, por exemplo no compasso 6/8, é feita UM, dois, três, QUATRO, cinco, seis – UM, dois, três, QUATRO, cinco seis.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cifras

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *