Existem Quantas Figuras Musicais?

O Que São Figuras Musicais?

As figuras musicais são os símbolos que serão utilizados para representar o tempo da música, elas irão determinar o tempo, ou seja a duração de cada nota que estará representada na partitura. Como os sons musicais podem ser longos ou curtos, é a figura musical que irá mostrar qual a duração desse.

Principais Figuras Musicais 

As figuras musicais se dividem em oito, sendo elas: Breve, semibreve, mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa e semifusa. Cada figura dura o dobro de tempo da figura seguinte, e a metade de tempo da figura anterior, dessa forma temos:

Breve

Figura Musical Breve

Figura Musical Breve

Tem duração que equivale ao dobro de tempo da semibreve. Ela é a figura musical mais longa que pode ser escrita em uma única figura. A utilização da figura breve não é muito comum, pois com a sua duração longa, muitas vezes ultrapassa o tempo da maioria dos compassos. A breve pode ser representada por um círculo vazio com um ou dois riscos de cada lado, o círculo é feito por cima da partitura.

Semibreve

Figura Musical Semibreve

Figura Musical Semibreve

Tem duração da metade da breve e o dobro da mínima. A semibreve é a figura com duração longa mais usada atualmente na notação musical padrão, ela também é usada como referência para a duração relativa das demais notas, ou seja, quando dividimos a semibreve temos como resultado as outras notas musicais. A semibreve é a nota que é usada como referência do compasso musical. Com isso, a semibreve é usada na fórmula do compasso para poder decifra-la, o denominador dessa fórmula indica em quantas partes se dividiu a semibreve, e assim consegue-se obter a unidade de tempo da composição. A representação da semibreve na partitura é dada por um círculo vazio e sem hastes, e a pausa da figura (ou a figura do silêncio) é dada por uma linha grossa que irá preencher a metade superior do terceiro espaço da pauta, ficando assim colada a quarta linha.

Mínima

Figura Musical Mínima

Figura Musical Mínima

Tem duração de metade da semibreve e o dobro da semínima. Quando a fórmula do compasso possui o denominador dois, quer dizer que a mínima é a unidade de tempo. A representação da figura se da por um círculo vazio com uma haste. Quando a mínima é escrita até a terceira linha da pauta, ela será representada com a haste a direita da nota e virada para cima, já quando a nota estiver acima da terceira linha, muda-se o figura, com a haste a esquerda da nota e virada para baixo. A figura de pausa em ambos os casos é uma linha grossa que preenche a metade inferior do terceiro espaço da pauta, ficando assim colado a terceira linha.

Semínima

Figura Musical Semínima

Figura Musical Semínima

Tem duração de metade da mínima e o dobro da colcheia, também é representada como um quarto da semibreve (semibreve dividida por quatro). Ela está nas fórmulas do compasso onde o denominador é dois. A representação da semínima é um círculo completamente preenchido, com haste. Quando a semínima é escrita até a terceira linha da pauta, ela será representada com a haste a direita da nota e virada para cima, já quando a nota estiver acima da terceira linha, muda-se a figura, com a haste a esquerda da nota e virada para baixo. A pausa da semínima, ou figura do silêncio, se da por uma linha ondulada, que remete a um z colado em um c.

Colcheia

Colcheia

Colcheia

Tem duração de metade da semínima, o dobra da semicolcheia, e também é representada como um oitavo da semibreve (semibreve divida por oito). A representação da colcheia é feita com um elipse (ou também chamada de ”cabeça da nota”) que é basicamente um círculo, totalmente preenchida, possuindo haste e uma bandeirola (ou colchete), que seria uma espécie de traço ondulado representado no final da haste. Quando a colcheia é escrita até a terceira linha da pauta, ela será representada com a haste a direita da nota e virada para cima, já quando a nota estiver acima da terceira linha, muda-se a figura, com a haste a esquerda da nota e virada para baixo, no caso da bandeirola, ela sempre estará a direita da haste. A figura de pausa da colcheia é dada por uma linha curta na diagonal, ligada a uma bandeirola.

Quando há mais de uma colcheia representada na sequência da mesma pauta, é comum que se agrupe elas, para que assim facilite a leitura, dessa forma a representação é dada substituindo a bandeirola por uma união entre as hastes. Aqui também há uma regra a se seguir relacionada a terceira linha, quando a maior parte está abaixo dela o agrupamento fica feito acima da nota, já se a maior parte está acima da terceira linha, o agrupamento é feito abaixo dela. Esse agrupamento normalmente é feito para que se forme uma unidade de tempo nos compassos, costumam ser agrupadas, duas ou quatro colcheias em compassos simples, e três colcheias em compassos compostos.

Semicolcheia 

Figura Musical Semicolcheia 

Figura Musical Semicolcheia

Tem duração de metade da colcheia e o dobro da fusa, e também representa um dezesseis avos da semibreve (semibreve dividida por dezesseis). A representação dessa figura é por uma elipse preenchida com haste e duas bandeirolas (uma linha ondulada abaixo da outra). Quando a semicolcheia é escrita até a terceira linha da pauta, ela será representada com a haste a direita da nota e virada para cima, já quando a nota estiver acima da terceira linha, muda-se a figura, com a haste a esquerda da nota e virada para baixo, as bandeirolas sempre estarão a direita da haste. A figura de pausa é uma linha longa na diagonal com duas bandeirolas ligadas a ela.

A semicolcheia, assim como a colcheia, é agrupada quando há mais de uma na sequência, com o mesmo objetivo de facilitar a leitura. Segue também o principio da nota anterior, substituir a bandeirola, mas nessa caso ela é substituída por duas linhas que irão unir as hastes. Assim como foi na colcheia, quando a maior parte das notas fica abaixo da terceira nota, esse agrupamento será acima da nota, e quando a maior parte estiver acima da terceira linha, o agrupamento é feito abaixo da nota. Os agrupamentos formam unidades de tempo, sendo quatro ou oito semicolcheias em compassos simples, e seis semicolcheias em compassos compostos.

Fusa

Figura Musical Fusa

Figura Musical Fusa

A fusa tem duração de metade da semicolcheia e o dobro da semifusa, sendo também um trinta e dois avos da semibreve (semibreve dividida por trinta e dois). A representação dela é por um círculo preenchido com haste e três bandeirolas. Quando a fusa é escrita até a terceira linha da pauta, ela será representada com a haste a direita da nota e virada para cima, já quando a nota estiver acima da terceira linha, muda-se a figura, com a haste a esquerda da nota e virada para baixo, no caso das bandeirolas, elas sempre estarão a direita da haste. A figura de pausa é dada por uma linha diagonal com três bandeirolas.

A fusa também é agrupada para se facilitar a leitura, dessa forma, o agrupamento substitui as bandeirolas por três linhas unindo as hastes. Quando há subgrupos de quatro notas, eles são unidos por uma única linha. Quando a maioria das notas se encontra abaixo da terceira linha, o agrupamento será feito acima da nota, se a maior parte estiver acima da terceira linha, ele sera feito abaixo das notas. Compõe unidades de tempo, sendo que oito e dezesseis fusas compõe os compassos simples, e doze fusas os compassos compostos.

Semifusa

Figura Musical Semifusa

Figura Musical Semifusa

A semifusa tem duração de metade da fusa, ou também um sessenta e quatro avos da semibreve (semibreve dividida por sessenta e quatro). A representação é dada por um círculo preenchido, com haste e quatro bandeirolas. Seguindo a regra como as notas anteriores, Quando a semifusa é escrita até a terceira linha da pauta, ela será representada com a haste a direita da nota e virada para cima, já quando a nota estiver acima da terceira linha, muda-se a figura, com a haste a esquerda da nota e virada para baixo, no caso das bandeirolas, elas sempre estarão a direita da haste. A figura de pausa é uma linha na diagonal com quatro bandeirolas ligadas a ela.

Ela também é uma figura que agrupa-se para que facilite a leitura, quando se há muitas na sequência. No caso da semifusa, substitui as bandeirolas por quatro linhas unindo as hastes. Os subgrupos de oito notas são unidos por uma única nota. Repetindo também a regra das figuras acima, quando a maioria das notas se encontra abaixo da terceira linha, o agrupamento será feito acima da nota, se a maior parte estiver acima da terceira linha, ele sera feito abaixo das notas. Compõe unidades de tempo, sendo que dezesseis e trinta e duas semifusas compõe os compassos simples, e vinte e quatro semifusas os compassos compostos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *