Compasso Composto Exemplos

A música é uma das grandes paixões de muitas pessoas, além de ter benefícios a saúde comprovados cientificamente e ser um ótimo hobby.

A música tem uma conexão direta com as emoções no corpo humano, e isso foi comprovado cientificamente por uma universidade nos Estados Unidos Da América, chamada Escola de Medicina de Maryland. Os alunos dessa escola realizaram um experimento avaliou como o organismo do corpo humano se comporta ao escutar músicas que podem remeter boas ou más lembranças ao indivíduo.

A pesquisa foi realizada da seguinte forma, os alunos selecionaram mais de dez mil voluntários, que não apresentavam problemas de saúde, mas eram fumantes.

Diversos tipos de atividades foram realizados com os voluntários, e uma delas contava com a participação de músicas. Para isso, os voluntários deviam escolher uma música que os fizessem se sentir bem, melhorassem seu humor ou trouxessem boas recordações. Além disso, outra música também deveria ser escolhida pelos voluntários, mas que tivesse um efeito contrario quando comparada a outra, que fizessem que seu estresse aumentasse, ou mesmo sua ansiedade.

Assim foram feitos experimentos onde os voluntários ouviam as duas músicas e os médicos avaliavam como o corpo se comportava. Os resultados foram realmente surpreendentes, já que os médicos constaram que após ouvir uma música que o voluntário gostasse, os mesmos apresentavam uma maior dilatação em seus vasos sanguíneos, podendo chegar até cerca de vinte e sei por cento.

Escola de Medicina de Maryland

Escola de Medicina de Maryland

Já ao ouvir uma música que os voluntários não tinham tanto apreço, uma contração nos vasos dos mesmos era observada, fazendo com que assim o fluxo sanguíneo no corpo do individuo apresentasse uma redução considerável, cerca de seis por cento.

Qual a Relação Da Música Com O Corpo

Como verificado acima, a música oferece grandes benefícios ao corpo humano, isso porque o nosso corpo tem a incrível capacidade de fazer com que os sons emitidos pelas músicas sejam transformados em estímulos classificados como elétricos. Esses estímulos ao chegarem ao cérebro humano acabam se transformando em estímulos de endorfina.

A endorfina é responsável por fazer com que o corpo tenha uma sensação de prazer e relaxamento. Ao relaxar o corpo humano, a endorfina tem a capacidade de fazer com que os batimentos cardíacos sejam diminuídos, bem como a pressão arterial.

Os sons realizados por nosso corpo influenciam de forma direta no modo em que nos conhecemos e como podemos muitas vezes apresentar um maior apreço a música. O interesse musical é obtido pela criança desde seu nascimento.

Todas as pessoas nascem com uma característica sonora distinta, que pode fazer muitas vezes com que os indivíduos sejam reconhecidos. Isso porque os sons universais são patrimônio de todo o ser humano, sejam eles a capacidade de produzir sons ao tossir, bocejar e até mesmo estalar os dedos. Porem cada ser humano tem o seu som natural com certa entonação característica.

Esses tipos de sons se estendem além do estralar de dedos, e são únicos até no batimento cardíaco e no andar.

A música não faz bem apenas para o coração, sendo hoje, um dos tipos de instrumentos para tratamentos alternativos. A música consegue animar pessoas que estão passando por diversos tipos de problemas de saúde, e isso pode ser visto em hospitais de câncer, onde crianças e adultos anseiam por dias que pessoas se dispõe a ir ao seus encontros para cantar e tocar músicas que os alegrem.

Com tantos benefícios assim, fica fácil entender porque muitas pessoas são tão apaixonadas por música, fazendo dela, muitas vezes o seu único mio de vida.

Para isso, muitas pessoas se dedicam a aprender todas as formas de instrumento e como cada um deles funciona. Seguindo esse conceito, para se aprender a tocar de uma forma mais profissional, alguns passos devem ser aprendidos.

Compasso Musical Composto

Compasso Musical Composto

Compasso Musical Composto

Os compassos são passos para leitura musical que devem ser seguidos. Existem dois tipos de compassos principais, os simples e os compostos. É uma forma de se entender e subsidiar o tempo de notas e sons. Esses compasso são determinados dentro de um tempo específico, que acaba sendo influenciado de forma direta pelas batidas e time da música.

O compasso é uma grande ferramenta auxiliadora para os músicos, já que facilitam o entendimento dos mesmos sobre quais são os tempos de notas. Eles são apresentados em folhas que são disponibilizadas para os músicos, chamadas de partituras.

Os compassos são apresentados em forma de frações, que apresentam o denominador e numerador, respectivamente. Os compassos compostos têm sua unidade total do tempo, dividida em três partes.

Exemplo Prático Do Compasso Composto

A duração dentro de um compasso será definida pelo numero apresentado pelo denominador na estruturação da formula do compasso composto. Podemos tomar como exemplo um compasso composto que apresenta como seus números representativos 6/8.

Nesse tipo de compasso, nos números indicam que a partir do denominador oito, a semibreve apresentou oito divisões, ou colcheias. Já o numerador seis, tem a função de indicar quais e quantas figuras devem preencher o compasso composto. Esse compasso, devido seu numero é classificado como um compasso binário.

A característica de um compasso binário composto 6/8 indica que a cada compasso, dois pulsos devem ser realizados.

Os conjuntos de números demonstrados no compasso definem qual será a quantidade de batidas que serão realizadas, dentro de um tempo. Essa função é exclusiva para o numerador, que irá indicar quantias batidas serão feitas dentro de um compasso.

Fórmula de Compasso

Fórmula de Compasso

Além disso, o compasso também pode definir qual será a duração total de um time de uma nota qualquer. Essa função é trabalho do denominador, que com seu número poderá indicar a qual nota será relacionado a batida.

Nesse processo, existem nomes relacionados a quantidades de batidas que serão realizadas dentro de um compasso, por exemplo:

  • Se a duração de uma batida for menor, ela irá se chamar semibreve, com a duração de um tempo;
  • Caso ela seja um pouco maior, seu nome será mínima, com a duração de dois tempos;
  • Se a duração do tempo da batida for quatro, ela será chamada de semínima;
  • A próxima batida é apresentada com oito batidas no tempo e é chamada de colcheia;
  • A semicolcheia é assim classificada quando seu tempo de duração é referente a dezesseis;
  • Por fim, a fusa é observada quando o maior tempo classificado se apresenta, sendo assim trinta e dois.

Qual A Diferença Entre Compasso Simples E O Compasso Composto

Muitas pessoas acabam não entendo e sabendo diferenciar o compasso composto do compasso simples. A batida e o tempo dos compassos são sentidos de uma forma muito diferente.

A diferenciação entre dois tipos de compassos se dá basicamente pelo time da batida, a quantidade entre elas e principalmente a forma de exibição da formula dos dois tipos de compasso, simples e composto.

Formulas Dos Compassos

Na folha disponibilizada para os músicos, as partituras, é apresentado logo no inicio os compassos. Eles são demonstrados logo em seguida das claves iniciais.

Como Realizar A Identificação Do Compasso Composto

Notas que se apresentam menores do que o time de um compasso acabam se unindo em grupos de três, de forma obrigatória. A partir dessa união de grupos, uma duração completa de uma batida será formada.

O numero apresentado na parte superior da fórmula do compasso composto é possivelmente divido em três. Porem, quando esse mesmo número é o próprio três, essa divisão não pode ser realizada. Os números então que poderão ser divididos por três são considerados partes do compasso composto, como por exemplo: seis, nove, doze, quinze, dezoito, vinte e um e demais.

Existem notas que são classificadas como pontudas, e elas são representadas por número que irão demonstrar uma única batida.

Por fim, é muito importante que o compasso composto seja aprendido, para que assim, quando uma partitura for entregue ao musico ele não tenha dificuldades em acompanhar os demais, pois irá assim conhecer como as batidas, o tempo e as quantidades de da mesma devem ser executadas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cifras

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *