Música Típica da França

Considerada como um dos principais centros culturais da Europa, a França, é um país com grande variedade de estilos musicais começando pelos seus inúmeros compositores eruditos como Jean-Philippe Rameau e Johann Sebastian Bach passando pelas músicas com grande influência de imigrantes (como africanos, asiáticos e latino-americanos) e culminando no seu pop com características bem próprias. Vamos conhecer um pouco mais sobre musicografia da França?

Os Maiores Clássicos Musicais da França

Pensando em viajar para a França ou simplesmente querendo dar início a uma viagem musical pela terra da alta gastronomia e alta costura? Então continue lendo e descubra quais são os maiores clássicos musicais da terra do queijo!

Jacques Brel (Ne Me Quitte Pas)

Jacques Brel

Jacques Brel

Uma das frases mais conhecidas no mundo em francês “Ne Me Quitte Passignifica “Não me deixe”. A canção interpretada e composta por Jasques Brel no final dos anos 1950 fala sobre o final da relação dele e sua esposa. A canção se tornou uma das principais trilhas sonoras de quem está com dor de cotovelo e não é para menos…

Claude François (Comme d’Habitude)

Um dos clássicos da música francesa, “Comme d’habitude” é uma composição de Claude François e Jacques Revaux, a letra é de Claude François e Gilles Thibaut. Inicialmente essa música era intitulada “For Me” e tinha letra em inglês, foi recusada por vários artistas sendo aceita finalmente por Hervé Villard. Claude François deu então um toque especial a letra falando a respeito da vida cotidiana de um casal que passa por um momento de ruptura, um reflexo da vida do próprio compositor, ele havia acabado de se separar. A canção foi criada no ano de 1967.

Michel Sardou (Je Vais T’aimer)

Lançada no ano de 1975 essa canção é uma composição de Gilles Thibaut, Jacques Revaux e Michel Sardou e um dos grandes sucessos entre os franceses.

Édith Piaf (Non, Je Ne Regrette Rien)

O título da canção significa “Não, não me arrependo de nada”, a música faz uma reflexão sobre o passado da própria cantora Édith Piaf considerando os bons e os maus momentos assim como suas aventuras amorosas. Uma das artistas mais queridas da França, o lançamento da canção aconteceu no dia 10 de novembro de 1960.

Édith Piaf

Édith Piaf

Édith Piaf (La Marseillaise)

Lembra que dissemos que a cantora Édith Piaf é muito querida na França? Uma prova disso é a versão dela para nada menos do que o hino nacional do país que é uma das tocadas. O hino é uma composição de Claude Joseph Rouget de Lisle do ano de 1795.

Édith Piaf (La Vie En Rose)

Lançada no ano de 1946 essa canção, composta por Louis Guglielmi, é mais um dos clássicos imortalizados na voz inigualável de Édith Piaf.

Jean-Jacques Goldman (Envole Moi)

A canção foi composta pelo próprio Jean-Jacques Goldman no ano de 1984 tornando-se um dos singles mais bem-sucedidos de um artista francês. O compositor já disse algumas vezes que essa música apresenta um pedido de ajuda de um jovem com problemas.

Jean-Jacques Goldman (On Ira)

Com um estilo bastante romântico essa música é considerada como um dos clássicos franceses, foi lançada no ano de 1997.

Vanessa Paradis (Joe Le Taxi)

Sabe aquela música da Angélica “Vou de Táxi”? Pois, é uma versão da canção “Joe Le Taxi” de Vanessa Paradis lançada no ano de 1988 no álbum de estreia da artista. Esse clássico foi escrito por Étienne Roda-Gil com música de Franck Langolff.

Joe dassin (Les Champs Élysées)

Uma grande curiosidade sobre essa música adorada pelos franceses é que foi originalmente escrita em inglês com o título de “Waterloo Road” e lançada pela banda britânica Jason Crest.

A versão em francês foi feita pelo letrista Pierre Delanoë ganhando vida na voz de Joe Dassin em 1969.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *