Rolling Stones

Qualquer admirador de rock ou simplesmente ser humano que pisou na terra já ouviu falar do The Rolling Stones, e certamente conhece alguma canção dessa banda. Considerada uma das maiores bandas de todos os tempos, não só no rock mas bem sucedida de modo geral, The Rolling Stones marcou gerações, e continua ainda hoje sendo escutado por milhares de pessoas.

A banda se formou no  Jazz Club da BBC, no dia doze de junho de mil novecentos e sessenta e dois. Mick Jagger e Keith Richards eram amigos de infância, e quando se reencontraram, descobriram que os dois tinham o gosto musical muito parecido, basicamente voltado para o rock and roll. Os dois conheceram Brian Jones, que era guitarrista, e juntos os três fundaram o The Rolling Stones. A eles se juntaram Ian Stewart, que era pianista, Bill Wyman, que era guitarrista (e possuía um amplificador que eles necessitavam) e no ano seguinte, Charlie Watts como baterista. Logo no início de sua carreira assinaram com a Decca Records. O primeiro álbum foi lançado em mil novecentos e sessenta e quatro, e foi chamado de The Rolling Stones, esse primeiro álbum continha apenas uma composição de Jagger com Richards.

No ano de mil novecentos e sessenta e quatro lançaram outro álbum, e o terceiro, Out Of Our Heads, foi lançado no ano seguinte, com a maioria das faixas compostas por Jagger e Richards. Foi em mil novecentos e sessenta e cinco que lançaram o maior hit da carreira da banda, I Can’t Get No. 

Nos anos seguintes a banda experimentou alguns novos estilos de música, como o rock psicodélico, e algumas vezes voltando ao R&B que deu o seu sucesso inicial. Há um certo rumor sobre a banda ser relacionada a satanismo, as acusações são em sua maioria pela canção Sympathy For The Devil, a qual Jagger declara que fez inspirado em uma visita que fez a um centro de umbanda na Bahia.

No ano de mil novecentos e sessenta e nove, Brian Jones foi demitido da banda, dias depois foi encontrado morto em sua casa na piscina. Não há de fato uma explicação da causa de sua morte, sendo que até os dias de hoje não foi explicado. Ele foi substituído por  Mick Taylor. Após a banda ter conhecimento da tragédia, fizeram um show em homenagem ao ex integrante, com mais de trezentos mil fãs assistindo. Durante a apresentação, Mick Jagger leu um trecho de um poema dedicado ao amigo, enquanto borboletas brancas eram soltas do palco para a plateia, atrás havia uma foto de Jones.

Em dezembro de mil novecentos e sessenta e nove a banda esteve associada a mais uma tragédia, em um festival na Califórnia com mais de quinhentas mil pessoas, a segurança agiu de forma violenta, e durante a apresentação do The Rolling Stones houve o assassinato de quatro pessoas.

O simbolo dos Rolling Stones (uma boca vermelha com a língua para fora), foi estreado em mil novecentos e setenta, quando mudaram de gravadora e estrearam o selo próprio, o Rolling Stones Records.

Em mil novecentos e setenta e dois, lançam o álbum Exile on Main Street, que tem uma longa história por trás, envolvendo todos os Stones e principalmente Richards. Eles todos haviam saído de Londres por estarem devendo uma fortuna de imposto de renda, o plano era sair em uma turnê para arrecadar o que precisavam.

Exile on Main Street

Exile on Main Street

Richards passa por problemas relacionados a drogas, onde ele e a esposa são viciados, eles acabam sendo indiciados por tráfico de drogas e precisam fugir as pressas para os Estados Unidos. O álbum lançado posteriormente é considerado o melhor da banda por muitos, inclusive por Jagger que aponta a consistência, plasticidade e versalidade das composições.

O disco teve uma ótima repercussão, embalados com o sucesso lançam Goats Head Soup, e em mil novecentos e sessenta e quatro o clássico It’s Only Rock’n’Roll. Nesse ano  Ronnie Wood entra para a banda para substituir Mick Taylor que preferiu seguir carreira solo. A banda passa a fazer diversas turnês com estruturas maiores, resultando em shows cada vez mais impressionantes.

Ronnie Wood

Ronnie Wood

Em mil novecentos e oitenta e um trocam novamente de gravadora, indo para a EMI, e lançando o álbum Tattoo You, sendo esse o disco de maior sucesso comercial da banda inclusive nos dias de hoje. A banda passa a fazer shows enormes, com duração de três horas, e estruturas pitorescas. Nos anos seguintes há alguns rumores de separação da banda, pois essa não saiu mais em turnê, porém continuou lançando discos. Em mil novecentos e oitenta e cinco morre o pianista da banda Ian Stewart, devido a um ataque cardíaco, ele é homenageado em uma faixa do próximo álbum da banda.

Os rumores sobre a separação da banda são frequentes, eles continuam lançando álbuns juntos, mas todos produzem também discos separados, esses rumores perduram entre a década de oitenta e noventa. Segundo relatos os membros da banda não tinham uma relação muito boa.

Rolling Stones na Década de 80

Rolling Stones na Década de 80

Em mil novecentos e noventa mudam novamente de gravadora, a CBS, a partir de então voltam a fazer grandes apresentações, e se tornam uma das maiores bandas de todos os tempos, em relação a sua administração, aparecimento na mídia, considerados experts no ramo musical. Nos anos seguintes, lançaram o álbum Voodoo Lounge, e saíram em uma turnê com o mesmo nome, que teve duração de mais de um ano.

Em dois mil e dois lançaram álbum de comemoração de quarenta anos da banda, Forty Licks. Em dois mil e quatro  Charlie Watts é diagnosticado com um câncer na garganta, que foi curado no ano seguinte. Em dois mil e seis a banda marca a história mundial com um concerto realizado em Copacabana, grátis, que teve a participação de mais de dois milhões de pessoas, estando presente até no Livro dos Recordes como show gratuito de maior público, também sendo o show de maior público da banda.

Em dois mil e doze completaram cinquenta anos de atividades, e lançaram o livro “The Rolling Stones: 50”, além da tour 50 & Couting, continuam fazendo turnês ao longo dos anos, sendo a ultima sido realizada no período de nove de setembro a oito de julho de dois mil e dezoito. O grupo já vendeu mais de duzentos e quarenta milhões de álbuns no mundo inteiro. Até o ano de dois mil e sete, das cinco turnês mundiais que arrecadaram mais dinheiro, quatro eram turnês do Rolling Stones, sendo “A Bigger Bang Tour”, a com a maior arrecadação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *