A banda Rage Against the Machine foi criada em 1991 por iniciativa do guitarrista Tom Morello. Ele deixou a banda Lock Up com o intuito de formar um novo grupo e convidou o baterista Brad Wilk, que já havia feito ensaios para participar da Lock Up. Tom Morello escolheu Zack de La Rocha para cantar na banda depois de vê-lo se apresentando num bar em Los Angeles. Zack por fim, convidou seu amigo de infância, Tim Commerford, para ser o baixista do novo grupo. A primeira apresentação da banda aconteceu numa festa de amigos.
Banda é conhecida pelas suas músicas de alto teor político
Rage Against the Machine ficou conhecida pela produção de músicas com conteúdo político, com fortes críticas ao governo dos Estados Unidos e suas relações diplomáticas com o restante do mundo. A fama começou logo que lançaram o segundo disco, em 1996. Entre as faixas estava a música Tire Me, que ganhou o prêmio de melhor performance de Rock Metal no Grammy Awards. Em 1998 e 1999 a banda lançou ainda outros dois CD’s.
Em outubro do ano 2000 o grupo declarou oficialmente que estava desfeito. Zack de La Rocha ficou por alguns anos trabalhando em projetos solo. O restante do grupo continuou apostando nas gravações que seriam lançadas em breve, juntamente com Chris Cornell, formaram a banda Audioslave, o álbum foi lançado em 2002. O regresso do grupo, tão esperado pelos fãs, aconteceu em 2007 com algumas apresentações em grandes festivais
Transmissão cortada no meio do show
Em outubro de 2010 o RATM veio pela primeira vez ao Brasil para se apresentar no festival Starts With You (SWU), em Itu. A atração internacional foi uma das mais esperadas pelos presentes no SWU. Durante a apresentação a banda fez menção ao MST, o vocalista Zack dedicou a canção People of the Sun ao movimento e o guitarrista Tom Morello usou um boné do MST. Existem especulações sobre esse momento, já que a Rede Globo cortou a transmissão do festival no momento da menção ao Movimento Sem Teto.
Não se sabe ao certo porque a transmissão foi cortada justamente neste momento. Tom Morello julgou que a decisão foi proposital, para evitar que a manifestação da banda a favor do Movimento Sem Teto fosse divulgada. Ele deu sua opinião no Twitter: “Eu entendo que a rede cortou quando eu coloquei o boné do MST. Isso significa que nós estamos vencendo.”. A Globo afirma que o corte ocorreu devido a problemas técnicos, uma invasão na área restrita da equipe de transmissão.
A banda Rage Against the Machine está envolvida em questões delicadas desde o seu início. Depois de sete álbuns lançados o grupo continua causando polêmicas por onde passa. A notícia da homenagem ao MST foi divulgada em diversos sites, inclusive o do próprio movimento.