José Ribamar Coelho Santos mais conhecido por Zeca Baleiro nasceu no dia onze do mês de abril do ano de 1966 em São Luis no Maranhão e é um cantor brasileiro muito querido por seu público, compositor de sucesso iniciou sua carreira na cidade de São Paulo.
Por Que Zeca Baleiro?
O nome de batismo, José de Ribamar, é uma homenagem ao santo São José de Ribamar muito popular no Maranhão. Já seu nome artístico Zeca Baleiro se deve ao hábito que o cantor tinha de consumir balas entre as aulas do curso de Agronomia.
Ele sempre teve uma quedinha por doces, quando os colegas queriam uma bala já sabiam para quem pedir. O apelido baleiro, inicialmente, não o agradou, mas depois se tornou seu talismã na carreira artística. Uma curiosidade é que Zeca foi dono de uma loja de doces antes de se tornar músico.
Trabalho Musical
Seu trabalho com música começou com composições de letras e melodias para teatro infantil, um segmento em que se destacou. Zeca se mudou do Maranhão para Belo Horizonte, Minas Gerais, onde se apresentava em bares. Em seguida foi para São Paulo onde passou a dividir apartamento com Chico César que se tornou seu parceiro musical. O sucesso chegou para Zeca devido a sua participação no Acústico MTV de Gal Costa com a canção “Flor da Pele”.
Seus trabalhos foram: Por Onde Andará Stephen Fry? No ano de 1997, Vô Imbolá no ano de 1999, Líricas no ano de 2000, Pet Shop Mundo Cão no ano de 2002, Raimundo Fagner e Zeca Baleiro no ano de 2003, Baladas do Asfalto e Outros Blues no ano de 2005, Baladas do Asfalto e Outros Blues Ao Vivo no ano de 2006, O Coração do Homem Bomba – Vol. 1 e O Coração do Homem Bomba – Vol. 2 no ano de 2008, O Coração do Homem Bomba – Ao Vivo no ano de 2009 e Concreto no ano de 2010.
Repertório Variado
Uma característica muito interessante de Zeca Baleiro é sua variedade de estilos, algo que se reflete em diversas parcerias com grandes nomes da música nacional como Lenine, Paulinho Moska, Lobão, Genival Lacerda, Zé Ramalho, Gal Costa entre outros. Zeca tem seu próprio sele, Saravá Discos, que foi responsável pelo lançamento do álbum “Praça Tiradentes” de Odair José em 2012.
Zeca Escritor
Além de músico e compositor, Zeca Baleiro, se dedica a escrita tendo se tornado inclusive colunista da Revista Isto É. Dentre seus lançamentos como escritor está o livro de crônica intitulado “A Rede Idiota e Outros Textos”. Nesse trabalho estão alguns textos escritos para a revista Isto É e também para a Revista Piauí. Zeca também tem um trabalho musical que conversa com essa dinâmica de escritor, o álbum “A Palavra Acesa de José Chagas” que tem como base a poesia do paraibano José Chagas. O álbum foi elaborado em parceria com Celso Borges, as poesias de Chagas foram musicadas.
O Trabalho de Zeca Baleiro Para Crianças
O primeiro trabalho do artista para o público infantil foi a peça, escrita por ele, intitulada “Quem Tem Medo do Curupira?” de 1988. Antes de se tornar um cantor e compositor de sucesso, Baleiro, fez trilhas para grandes clássicos infantis como “O Reizinho Mandão” de Ruth Rocha e “Flicts” de Ziraldo. No ano de 2014, Zeca, lançou um disco voltado ao público infantil intitulado “Zoró (Bichos Esquisitos) Vol. 1”.
Esse trabalho recebeu o prêmio o 26° Prêmio da Música Brasileira na categoria Melhor Álbum Infantil. Em 2015 lançou o DVD “Zeca Baleiro e Convidados – A Viagem da Família Zoró” como uma continuação do disco anterior. Ainda em 2015 a coleção “Fora de Cena” da Companhia das Letrinhas lançou “Quem Tem Medo do Curupira”, cujo texto é de Baleiro. No ano de 2018 lançou o EP “Zureta” e depois “Zureta Vol. 2”.
Feliz ano novo zeca.