Fafá de Belém é uma das maiores cantoras do Brasil. Seu nome de registro é Maria de Fátima Palha de Figueiredo e ela nasceu no nono dia de agosto, no ano de mil novecentos e cinquenta e seis. Sua cidade natal fica situada no estado do Pará, na cidade de Belém.
Seus pais se chamavam respectivamente João de Figueiredo, e Eneida Palha, seu pai era mais conhecido como Fefê, ele atuava na profissão de bancário, mas também era um advogado, ele faleceu no ano de mil novecentos e noventa e sete. Já sua mãe, era filha de políticos influentes da região de Belém, Fafá então cresceu rodeada por diversos tipos de eventos e reuniões familiares, sua família era de uma classe média-alta da região. Nas reuniões que seus pais promoviam em sua casa, Fafá, que até então era chamada de Fátima, sempre se destacou, pois naquela época, quando criança, ela já iniciou seu caminho da música.
Sua voz era muito afinada, e os amigos de seus pais sempre que podiam lhe elogiavam muito. Quando Fafá se tornou uma adolescente ela se encantou ainda mais com o mundo musical. Dessa forma, ela se juntou com alguns amigos para realizar alguns eventos musicais. Suas principais apresentações naquela época foram em algumas boates e casas noturnas de sua cidade. Nessa época, seus pais não eram muito a favor de Fafá sair a noite para cantar em bares, e por isso, muitas vezes ela acaba fugindo de casa para poder se apresentar com seus amigos.
Em meados do ano de mil novecentos e setenta e três, ela conheceu um ilustre produtor musical, que produziu a banda O Quinteto Violado, ele se chamava Roberto Santana. A partir do encontro dos dois, Roberto começou a aconselhar Fafá em sua vida de cantora, dizendo que ela deveria investir de forma direta em sua carreira musical, bem como em estudo no seu canto, afim de melhorar assim sua performance nos palcos e shows que iriam se seguir em suas vidas.
Após conhecer roberto Fafá de Belém começou a iniciar seus shows pela cidade do Rio de Janeiro e demais cidades no território brasileiro. No mesmo ano de mil novecentos e setenta e três, Fafá de Belém começou a iniciar um novo passo em sua carreira artística e musical.
Ela foi convidada para fazer parte dos integrantes de uma peca teatral chamada Tem Muita Goma No Meu Tacacá. Essa peça teatral era mais voltada naquela época para o âmbito musical, tendo em todo o contexto de sua apresentação diversas músicas que combatiam e criticava de forma direta o atual cenário político de Belém no ano de mil novecentos e setenta e três. Essa peça musical apresentada por Fafá de Belém foi apresentada em um dos principais teatros de Belém, chamado Theatro da Paz.
No ano seguinte, em mil novecentos e setenta e quatro, Fafá de Belém se apresentou em uma peça que se chamava Os Sete Gatinhos, essa peça fez grande sucesso na região.
Apenas nos anos de mil novecentos e setenta e cinco, Fafá de Belém assinou de forma profissional seu primeiro contrato com uma cantora profissional. A produtora musical se chamava Polydor Records.
O Primeiro Sucesso De Fafá De Belém
A primeira música lançada pela cantora Fafá de Belém logo após assinar seu contrato com a produtora musical se chamam Filho da Bahia. Essa música fez grande sucesso na região de Belém, e foi escrita pelo compositor Walter Queiroz. Na época do lançamento da música, as rádios de toda a região reproduziam de forma intensa o primeiro single da cantora. Isso ajudou para que ela começasse sua carreira com o pé direito e pudesse assim ir aos poucos se firmando no mundo da música. Fafá de Belém realizou uma de suas maiores músicas, ao gravar essa canção para a novela de sucesso, Gabriela.
De forma direta, pode se afirmar que a música Filho da Bahia foi um dos grandes sucessos de toda a carreira da cantora, já que com sua primeira música lançada ela já alcançou um lugar tão almejado por muitos cantores e artistas.
O clipe da música Filho Da Bahia, por se tratar de uma música direcionada para uma novela, acabou ganhando grande destaque na mídia, e sendo lançado em um dos maiores programas de televisão da época. O programa em si onde foi realizado o lançamento oficial dessa música, se chama Fantástico, e é até hoje um dos maiores programas televisivos. O canal de TV que transmitia a novela na época, foi também responsável pelo lançamento do clipe.
O Primeiro Compacto De Fafá de Belém
Na mesma época de lançamento do primeiro sucesso da carreira de Fafá de Belém, ela lançou o seu primeiro compacto. O compacto nada mais é do que os álbuns que são veiculados por artistas do atual momento da música, mas na época, se intitulavam compactos.
Esse álbum então, contou com a ilustre presença de cantores brasileiros que já tinham, na época, um grande nome dentro do país. Uma das composições realizadas para esse álbum foi idealizada e composta por dois famosos cantores e compositores brasileiros, Caetano Veloso e João Donato. A música composta pelos dois compositores e interpretada por Fafá de Belém em seu álbum, se chama Naturalmente, e dentro do contexto de sucesso do álbum, se destacou de forma grandiosa e positiva.
Outra colaboração de sucesso que Fafá de Belém obteve em seu álbum foi com o aclamado cantor brasileiro Gilberto Gil, juntamente com João Donato. Os dois desenvolveram musicalmente a canção Emoriô, que foi também outro sucesso do álbum da cantora.
O Primeiro Disco De Fafá de Belém
O primeiro disco dessa grande cantora foi lançado no ano de mil novecentos e setenta e seis, pela mesma gravadora que agenciou a cantora no começo de sua carreira, poucos anos atrás. O disco se chamava Tamba- Tajá, e foi um clipe muito marcado por apresentar canções que demonstravam um grande repertorio cultural, por suas músicas se apresentarem melodicamente de for muito eclética. Os críticos e intendentes do ramo da música, diziam que esse álbum, fez com que Fafá de Belém retornasse ou afirmasse o seu lado nordestino, já que as canções do álbum, retratavam muito e falavam de forma direta com o povo do nordeste.
O repertório do álbum da cantora, foi marcado por diversos tipos de músicas, dentre eles, o famoso forró Haragana, que foi composto diretamente por um grande compositor, Quico Castro Neves. Outro forró que acabou marcando o álbum da cantora de forma positiva, ao fazer um grande sucesso ao ser lançado, foi Xamego, uma música escrita por Luiz Gonzaga e o aclamado Miguel Lima. Walter Queiroz também chegou a colaborar nesse álbum da cantora, compondo para a mesma à música Pode Entrar.
O álbum de Fafá de Belém foi realmente muito bem aceito por críticos de todo o país e pelo seu público, que nessa época já era de grande tamanho, já que com a música que a mesma lançou para a novela Gabriela a tornou conhecida por muitas pessoas que antes não sabiam quem era Fafá.
Um dos maiores críticos na época, se chamava José Ramos, ele além de ser um crítico musical, trabalhava como colunista principal do Jornal brasil. Ele era um crítico conhecido por sempre falar dos artistas que estavam surgindo no mundo da música, bem como artistas que já tinham seu lugar de destaque no setor da música. Com Fafá de Belém não foi diferente, o crítico lançou uma nota em sua coluna em que regava elogios a cantora, dizendo que o álbum lançado pela mesma era um dos melhores da época, lançado naquela região. Com isso, o álbum de Fafá de Belém ganhou ainda mais destaque no setor musical, já que o jornal onde o crítico acabava escrevendo tinha grande visibilidade em todo o território brasileiro.
Fafá de Belém: Água
O segundo álbum lançado pela cantora, foi veiculado no ano de mil novecentos e setenta e sete, foi intitulado pela mesma de Água, foi um dos álbuns da cantora que mais vendeu discos, já que os resultados totais obtidos por sua equipe executiva, totalizam cerca de uma venda que supera o montante de cem mil cópias. Esse álbum acabou consagrando de forma direta a carreira internacional de Fafá de Belém, com os sucessos Ontem Ao Luar, Raça e Sedução que foram escritas diretamente para que Fafá de Belém as interpretassem em seu álbum, por dois famosos compositores Milton Nascimento e Fernando Brant.
O ano de mil novecentos e setenta e nove foi um grande marco na vida e carreira de Fafá de Belém, já que nesse ano ela lançou nas plataformas da época musicais, uma canção que é até hoje considerada o maior sucesso de sua carreira. Dessa forma, Fafá de Belém firmou sua carreira musical e se estabeleceu como uma grande cantora no cenário brasileiro. Essa música se chama Sob Medida, e foi escrita por um amigo pessoal de Fafá de Belém, e também um grande cantor brasileiro e compositor, Chico Buarque
Essa música, foi uma das principais faixas do álbum lançado pela cantora no ano de mil novecentos e setenta e nove, o aclamado Eclético.
Fafá de Belém não é uma cantora reconhecida apenas no Brasil, seu nome tem grande importância e reconhecimento no cenário musical em outros países, como Portugal, por exemplo. Sua popularidade nesse país é realmente muito grande e importante, levando a cantora e ter milhares de fãs ao redor do mundo.
Fafá de Belém conquistou tanto o povo português que eles a adoram e seguem sempre que ela realizar shows ou está a passeio pelo país. Por gostar tanto da musica e trejeitos da cantora, muitos portugueses se identificaram com ela e a apelidaram carinhosamente de a cantora brasileira mais portuguesa do Brasil. E Fafá de Belém realmente não decepciona os fãs do pais, já que sempre que possível realiza shows fora do brasil e passa férias em Portugal, se aproximando ainda mais dos mesmos.
Mulheres Oitenta
No ano de mil novecentos e oitenta Fafá de Belém realizou uma participação e um importante evento televisivo que se chamava Mulher oitenta. Esse era um evento especial realizado pela emissora de televisa Rede Globo, e exatamente nesse ano a exibição desse especial marcou o canal televisivo e a vida da cantora Fafá de Belém, pois a discussão principal do especial era a vida da mulher naquela época.
Por isso, nesse ano de mil novecentos e oitenta eles abordaram de forma direta e intensiva o contexto da mulher no cotidiano, ao realizar entrevistas e reportagens que confrontavam, questionavam e afirmavam a necessidade de da discussão desmitificada da mulher e o papel que cada uma exercia no contexto diário.
Essa discussão foi realizada no especial de formas que fugiam do contexto casual de reportagens e entrevistas, já que as convidadas do ano para apresentar e fazer parte do programa televisivo foram escolhidas com uma intenção clara; dar vozes e forças as mulheres.
Fafá de Belém se apresentou diversas vezes nesse especial, interpretando suas canções e representando com muita maestria todas as mulheres fortes que desenvolviam na época sua contribuição com o ramo feminino, através de suas canções, suas artes, e suas composições
Além de Fafá de Belém, outras mulheres cantoras também se apresentaram e representaram sua opinião nesse especial, podendo ser citadas dentre elas aclamadas cantoras como, Maria Bethânia, Elis Regina, Gal Gosta, Rita Lee e outras.
No quesito de atrizes que participaram desse especial a presença da exuberante atriz Regina Duarte, foi uma das marcas do evento.
Fafá de Belém, nunca fui uma cantora que trabalhava com grandes intervalos de música, isto é, ela estava sempre lançando novas músicas para seu público. E por isso, já no ano de mil novecentos e oitenta, menos de um ano de diferença de seu último álbum, Fafá de Belém, lançou outro disco, intitulado de Crença.
Esse foi um disco marcado por ótimas participações especiais, de amigos pessoas da cantora, que no cenário musical tinham grande visibilidade, como Milton Nascimento e Marcio Borges e Carrinho de Linha de seu grande amigo Walter Queiroz.
A Filha de Fafá De Belém
Fafá de Belém, nessa mesma época acabou engravidando e dando a luz a sua primeira filha Mariana no ano de mil novecentos e oitenta, no quinto dia do mês de março. Dois meses após ter dado à luz a Mariana, Fafá de Belém chocou seus fãs ao se tornar capa de revista masculina.
O pouco período de intervalo entre o parto de sua filha e as fotos tiradas era muito pequenos, e Fafá de Belém utilizou desse argumento para falar sobre sua boa forma, e com estava sendo a sua vida de mãe, após o nascimento de sua primogênita.
A revista em si que acabou veiculando a imagem da cantora, seminua, após apenas alguns meses de intervalo, se chamava Status Plus. O entrevistador de Fafá de Belém foi seu grande amigo pessoal, Tom Jobim, o que pode ter contribuído d forma direta para que Fafá de Belém se abrisse tanto em uma entrevista, no âmbito de sua vida pessoal, e sua filha.
O público de Fafá de Belém não se mostrou negativista, pela atitude tomada pela cantora, de exibir seu corpo de forma nacional em uma revista, mas sim o contrário, já que eles compraram sua copias de revistas em quantidades exuberantes e avassaladoras, diversas livrarias e bancas de jornais acabaram com o estoque dos exemplares da cantora.
Como Fafá de Belém não é uma cantora que se acomoda no seu estado musical, ela acabou lançando um novo álbum no ano de mil novecentos e oitenta e dois, que se chamava Essencial. Como já era de ser esperado, as participações que Fafá de Belém convidou para se juntar a seu álbum realizaram juntamente com a cantora um grande álbum, desde o seu lançamento.
Em seu álbum, Fafá de Belém acabou interpretando duas canções de grandes amigos que fizeram com que ela se consagrasse cada vez mais em sua carreira nacional. Essas canções se chamaram Bilhete, escrita por seu grande amigo Ivan Lins e Vitor Martins. Essa música acabou fazendo grande sucesso pois foi uma das músicas da trilha sonora de uma grande novela na emissora Globo de televisão, a famosa novela Sol De Verão.
A outra música que fez grande sucesso no álbum de Fafá de Belém, foi Nos Bailes Da Vida, escrita por Milton Nascimento. Essa música chegou aos primeiros lugares de paradas musicais brasileira, e fez com que Fafá de Belém se apresentasse em diversos programas televisivos, rádios e entrevistas.
Fafá de Belém e o Movimento Diretas Já
O Movimento Diretas Já foi uma grande revolução popular, que ocorreu no ano de mil novecentos e oitenta e quatro. O movimento democrático foi realizado por grande parte da população, e apoiava de forma direta a principal emenda de Dante Oliveira, um deputado naquela época. Essa emenda tinha o objetivo de estabelecer as eleições diretas, para o importante cargo de presidente da república.
Durante o movimento de Diretas Já, muitas pessoas se manifestaram de forma artística, inclusive Fafá de Belém, que participou ativamente de todos os comícios realizados no movimento, cerca de trinta e dois.
A cantora não chegou a cobrar o cache por suas apresentações e shows, fazendo com que sua presença fosse observada em diversos comícios e passeatas.
Uma de suas apresentações de Fafá de Belém, foi muito marcante na carreira da artista, que foi a apresentação do Hino Nacional Brasileiro.
No ano de mil novecentos e oitenta e três Fafá de Belém lançou um álbum que falava sobre sua vida e que retrata os melhores momentos dela.
Fafá de Belém na época em que fazia parte do movimento Diretas Já em toda as suas apresentações libertava de sua mão um pássaro branco, mais exatamente uma pomba, como símbolo de paz.
Com essa atitude, Fafá de Belém virou uma marca registrada do movimento, e depois dela, diversos outros artistas resolveram seguir seus passos em relação ao soltar pombas brancas em suas apresentações.
Fafá de Belém e o Jornal Folha De São Paulo
No ano de dois mil e seis, a cantora cedeu uma entrevista polemica para o jornal Folha De São Paulo, onde ela afirmou que diversos políticos não queriam que sua presença no evento de movimento de Diretas Já fosse realizado, e que suas apresentações se seguiram apenas porque LULA, o presidente do Brasil nos anos que se seguiram, acabava insistindo muito.
Além dessa polemica declaração, Fafá de Belém disse também que nessa época acabou mantendo uma relação muito intima com o partido dos trabalhistas, o PT, mas que depois da mesma ter declarado apoio político ao concorrente do partido, Tancredo Neves, os políticos do PT acabaram a deixando de lado, e sua relação com os mesmos acabou sendo encerrada.
Apenas no ano de mil novecentos e oitenta e quatro, Fafá de Belém abandonou sua produtora musical que a acompanhava desde o início de sua carreira profissional, migrando então para a grandiosa Som Livre e lançou então uma música chamada Promessas, que acabou fazendo parte da trilha sonora de uma novela na rede Globo, chamada Eu Prometo.
Vida Pessoal de Fafá de Belém
Quanto a vida forma dos palcos, Fafá de Belém sempre tentou se manter muito reservada. Ela teve sua primeira e única filha quando completou vinte e quatro anos. Sua filha nasceu em São Paulo no quinto dia do mês de marco, no ano de mil novecentos e oitenta e um e se chama Mariana de Figueiredo Mascarenhas Pereira. Ela foi fruto do relacionamento com um saxofonista de sucesso chamado Raul Mascarenhas. Os dois não se casaram, mas ela engravidou com pouco tempo de namoro. Após Fafá de Belém engravidar de Mariana, os dois acaram indo morar junto, e a relação dos mesmos não durou muito tempo após Fafá de Belém dar à luz, fazendo com que assim, os dois deixassem de morar junto.
Fafá de Belém sempre disse em muitas entrevistas que o atual motivo dela ter morado junto com o pai de Mariane, foi para que ela pudesse ser mãe. Já que ela não queria ser casada com Raul, ou com qualquer outra pessoa. Dessa forma, Fafá de Belém aceitou entrar em uma relação com o saxofonista para que pudesse engravidar do mesmo.
No ano de mil novecentos e noventa e oito, Fafá de Belém acabou engravidando novamente, porém, ela não veiculou a noticia de sua gravidez de forma repentina. A gravidez dessa vez, foi fruto de um relacionamento onde já está a alguns anos.
Quando ela ainda estava gravida de poucas semanas, e tudo ainda era um segredo, um jornal veiculou a noticia de que a cantora estava gravida e que poderia não saber quem seria o pai de seu bebê.
A partir de ler essa notícia, Fafá de Belém acabou passando mal, e isso acarretou a perca de seu filho, com poucas semanas ainda.
Após esse fato, Fafá de Belém tentou ficar gravida por outros anos, mas não obteve sucesso. Isso porque a idade e problemas de saúde acabaram afetando esse seu processo.
Sua única filha, Mariane, engravidou no ano de dois mil e onze de uma menina chamada Laura e depois no ano de dois mil e dezesseis de Julia, fazendo com que assim, Fafá de Belém se tornasse avó.
Com o grande carinho que a cantora tem pelo povo português, no ano de dois mil e treze ela acabou realizando um pedido de dupla nacionalidade, para que assim pudesse ser considerada uma cidadã portuguesa.