Adele
A britânica Adele Laurie Blue Adkins mais conhecida por Adele nasceu no dia cinco do mês de maio do ano de 1988 em Enfield e é compositora e cantora. Seu sucesso foi estrondoso e conseguiu conquistar um número muito grande de fãs. Ganhou muitos prêmios e conseguiu reconhecimento mundial.
Todos os seus trabalhos venderam muito e isso lhe rendeu mais prêmios, fazendo com que a cantora passasse a ser conhecida e suas músicas estavam nas paradas de sucesso. A cantora teve um problema nas cordas vocais e teve que passar por uma cirurgia por causa de uma hemorragia e mesmo passando por momentos muito difíceis, conseguiu superar, afinal para uma pessoa do meio musical passar por um problema nas cordas vocais é muito constrangedor e o medo de não mais conseguir cantar é muito grande. No dia vinte e nove do mês de novembro do ano de 2011 a cantora gravou o DVD intitulado “Adele Live at The Royal Albert Hall”.
Adele, como é popularmente conhecida, se chama Adele Laurie Blue Adkins. Ela nasceu na cidade de Tottenham, Londres (Inglaterra), no dia 05, do mês de maio, de 1988. Filha de Mark Evans e Penny Adkins. Foi Casada com Simon Koneck, com quem teve um filho, Angelo James Koneck, e se separou no ano de 2019. Ela é compositora, cantora e toca vários instrumentos musicais.
Cantava desde os seus quatro anos de idade, e começou a carreira como artista no ano de 2006, logo depois de se formar na BRIT School for Performing Arts and Technology e ter firmado contrato com a gravadora XLRecordings.
O talento de Adele foi descoberto através de músicas que eram postadas no perfil na My Space, uma rede social. No mês de janeiro do ano de 2008, ela lançou o “19”, álbum de sua estreia, com o qual ganhou 2 prêmios Grammy. Recebeu o prêmio Critics’ Choice do Brit Awards e foi vencedora da pesquisa Sound Of… da BBC, no ano de 2008.
Ela chegou no auge de sua carreira quando teve o lançamento do “21”, seu 2º álbum, que bateu inúmeros recordes e fez muito sucesso nos EUA e no Reino Unido com a música “Rolling In the Deep”. O “21” teve mais de trinta milhões de discos vendidos em todo mundo. Por todo esse sucesso, Adele teve seu nome citado dez ou mais vezes no Guiness Book:
• Por se tornar a 1ª mulher a possuir de uma só fez 2 álbuns e 2 singles simultaneamente no ranking das paradas inglesas. Essa proeza, até então, só havia sido feita pelo grupo The Beatles, no ano de 1964;
• Por se tornar a 1ª cantora que vendeu acima de três milhões de CDS do mesmo álbum em apenas 1 ano em terras inglesas,
• E outros mais…
Adele ficou no quinto lugar na lista de as “100 maiores mulheres na música” segundo o VH1. Foi considerada, segundo a revista Time, como sendo uma das pessoas de maior influência no mundo. A artista também ficou em sexto lugar na lista de pessoas de sucesso, cuja idade era abaixo dos 30 anos, com ótimos ganhos e muito sucesso do ano de 2011, de acordo com a revista Forbes.
No ano de 2013, ela ficou na 15ª posição entre as pessoas do meio artístico mais sexys, de acordo com a VH1. Adele faz parte da Excelentíssima Ordem do Império Britânico, desde o ano de 2013, quando foi homenageada por ninguém menos que o príncipe Charles, pelo seu ônus à indústria da música da Inglaterra.
Adele ganhou uma estátua feita de cera, que foi apresentada ao público no Museu Madame Tussauds, em 3 de julho, na cidade de Londres. No ano de 2012, a cantora ajudou a escrever e gravou a música “Skyfall”, tema do filme com mesmo título, de James Bond. A canção recebeu Oscar e também o Globo de Ouro como “Melhor Canção Original” e ganhou também o Grammy e o Brit Award como música Britânica do ano.
Após dar um tempo de 3 anos na carreira, no ano de 2015, Adele lança o 3º álbum de sua carreira, o álbum intitulado “25”. Esse álbum foi o mais vendido daquele ano, quebrando recordes, na primeira semana de vendas, nos EUA e no Reino Unido. O álbum “25” foi o segundo de sua carreira a ganhar disco de diamante no estado Americano, e recebeu mais cinco Grammy, e 4 Brit Awards.
Algumas de suas principais premiações no decorrer de sua carreira são: 18 Billboard Muisic Awards, 15 Grammy Awards, 9 Brit Awards, 1 Globo de Ouro e 1 Oscar. No ano de 2011, 2012 e no ano de 2016, a Billboard nomeou Adele como Artista do Ano.
De acordo com o Sunday Times, no ano de 2015, Adele foi considerada cantora mais rica da Inglatera, com idade abaixo de trinta anos, pelo 4º ano seguido. No mês de dezembro, do ano de 2015, foi calculado que Adele vendeu algo em torno de cem milhões em álbuns e músicas, fazendo dela uma cantora recordista mundial em vendas. No ano de 2018, Adele teve a fortuna calculada no valor de £147,5 milhões.
Adele e sua Infância
Adele foi abandonada, junto com a sua mãe, pelo seu pai quando tinha somente 3 anos de idade. A cantora é meia irmã de Cameron O’Sullivan, filho de seu pai. Obcecada por vozes, aos 4 anos já cantava. Enquanto crescia, ela passava a maior parte do seu tempo cantando, ao invés de ler.
No ano de 1997, quando tinha 9 anos, Adele e a mãe mudaram-se para a cidade de Brighton, no Sul da Costa Inglesa. No ano de 1999, as duas retornaram para a cidade de Londres. Depois da mudança, Adele começou a despertar interesse por alguns cantores do R&B como, por exemplo: Mary J. Blige, Destiny’s Child e Lauryn Hill.
No mês de maio, do ano de 2006, se formou no colégio BRIT School. Por esse mesmo colégio, também passaram Amy Winehouse, Jessie e Kate Nash. Entre 16 e 18 anos de idade, ela trabalhou em um café da tia, na cidade de Londres, período em que conciliava trabalho e estudos. Desde criança, já gostava de música e a família dava todo apoio. Pouco depois de se formar, ela postou algumas demos de música na rede social MySpace.Foi então que ela firmou contrato com a gravadora XL Recording, e virou uma das cantoras de maior sucesso de todos os tempos.
A Carreira
No ano de 2007, ela estreou na TV, no Later With Jools Holland, programa da BBC, onde tocou “Daydreamer”. No dia 22 de outubro, do ao de 2007, sua música “Hometown Glory” foi lançada. No ano de 2008, ganhou o 1º prêmio Brit Award. No dia 28, do mês de janeiro, de 2008, a cantora faz a sua estreia, lançando o álbum com nome de “19”. Desde seu lançamento, o álbum já vendeu, aproximadamente, dez milhões de cópias até os dias atuais.
Depois de se apresentar em um programa chamado Saturday Night Live, no ano de 2008, Adele deu início à sua ascensão nos EUA. Durante sua apresentação, a audiência foi a maior do programa em toda sua existência. A cantora se apresentou cantando as músicas “Cold Choulder” e “Chasing Paviments”. E um dia depois da apresentação, o álbum “19” ocupou a liderança das paradas no ITunes e Top cinco da Amazon.com. “19” ficou em 11ª posição na Billboard 200.
Em 2009, no mês de fevereiro, ela ganhou disco de ouro ela Recording Industry Association of America. Adele tinha 19 anos quando compôs o álbum, por isso o título com o mesmo número da sua idade. Com a músicaHometown Glory, chegou na terceira posição na Bélgica e 19ª da UK Singles Chart.
A segunda música lançada, no dia onze do mês de janeiro de 2008, chegou a 2ª lugar do ranque da UK Singles Chart, e ficou em 11º na Billboard Hot 100. “Cold Shoulder” foi o 3º single, teve seu lançamento no dia 28, do mês de abril de 2008. O Single, “Make You Fee My Love”, 4º e também o último, foi lançado no dia 27, do mês de outubro de 2008. Ele ficou em 4º lugar na Escócia e no Reino Unido, e também entrou no ranque dos cincos primeiros lugares em outros países.
Pelo álbum “19”, Adele teve uma indicação do prêmio Mercuriy Prize, do ano de 2008. A cantora conquistou o Urban Music Award, como “Melhor Artista de Jazz”. Foi também indicada ao Q Award, na esfera Breakthrough Act, e na esfera de Melhor Mulher da Inglaterra. Foi indicada ao Music of Black Origin.
No mês de março do ano de 2008, Adele firmou contrato com as gravadoras XL Recordngs e Columbia Records, por seu acesso aos EUA. No mês de maio, do ano de 2008, a turnê “An Evening With”, Adele teve 53 apresentações, que passaram pela Europa, América do Norte e Ásia, findando no mês de julho, do ano de 2009.
Curiosidades
A cantora cancelou a turnê do ano de 2008 nos EUA, só para encontrar com um garoto, seu ex-namorado. Adele é conhecida também por não gostar de viajar de avião e de ter ataques de nostalgia ao se ver distante de sua cidade natal.
No mês de julho do ano de 2008, arrematou uma pintura de Stela Vine por oito mil libras. Quantia que seria revertida para a instituição beneficente de Keep a Child Alive, que ampara famílias africanas que tem pessoas com AIDS.
No mês de novembro do ano de 2009, a cantora teve uma participação na música “Water and a Flame” do disco Love & War, do artista Daniel Merriweather.
Adele – Fama Internacional
No dia 24, do mês de janeiro de 2011, Adele lança, na Inglaterra, o álbum “21”, o segundo de sua carreira. Nos EUA, ele é lançado no dia 22 do mês de fevereiro.
O álbum foi lançado pela XL Recordings e pela Columbia Records. E foi um sucesso de vendas. Foram 208.000 cópias vendidas só na 1ª semana na Inglaterra, começando na primeira posição na UK Albums Chart. E foi líder nas paradas de sucesso em vários países.
O Álbum teve um ótimo começo nos EUA, chegando em primeiro lugar na Billboard 200. E com as vendas chegando a 352.000 cópias na 1ª semana. O álbum “21” também se refere à idade da cantora, do mesmo modo do álbum “19”.
O “21” teve um nº acima de trinta milhões de CDS vendidos no mundo. No dia 29 do mês de novembro, de 2010, o álbum teve seu 1º single lançado, ”Rolling In The Deep”. A música chegou no primeiro lugar das paradas de sucesso da Alemanha, Suíça, Bélgica, Itália e Países Baixos, e ainda ficou entre as dez maiores na Dinamarca, Nova Zelândia, Áustria, Irlanda e Noruega, além de ganhar inúmeros prêmios.
Pouco tempo depois, a cantora lançou a segunda música de trabalho, ”Someone Like You”. Adele teve inspiração para essa música em um relacionamento que havia tido. Depois de uma apresentação ao vivo no BRIT Awards, do ano de 2011, a música “Someone Like You” ficou na primeira posição no Reino Unido, e o álbum foi o número 1 do país.
Foi a 1ª vez, depois do The Corrs, no ano de 1999, que alguém do mundo artístico consegue ocupar as duas primeiras posições de álbuns no Reino Unido. “21” permaneceu 11 semanas seguidas ocupando a 1ª posição,pouco antes de perder a posição para o Foo Fighters, com a música Luz Wasting.
Uma semana depois, já tinha recuperado o topo, ficando em primeiro lugar por mais 5 semanas. No dia 4, do mês de julho, de 2011, foi lançado o 3º Single do álbum “21”, “Set Fire To The Rain”.
O desempenho da música Live At The Royal Albert Hall, ao vivo, ganhou o Grammy como melhor desempenho Pop Solo. No dia cinco, do mês novembro, de 2011, “Rumour Has It” foi anunciada como a quarta música de trabalho do álbum “21”. No mês de março, do ano de 2011, com o objetivo de promover o “21”, a cantora saiu em turnê, que recebeu o nome de Adele Live.
No mês de outubro, do ano de 2011, terminou a turnê e, devido a problemas na voz, Adele teve que cancelar alguns shows. No mês de outubro do ano de 2011, a cantora, por causa de sangramentos em suas cordas vocais, foi obrigada a desmarcar vários shows. No dia 28, do mês de outubro, de 2011, a gravadora Columbia Records divulgou que a cantora teria que fazer uma cirurgia.
Adele anunciou que iria precisar fazer repouso por um bom tempo, para que sua voz não sofresse danos permanentes. No início do mês de novembro, do ano de 2011, Adele passou por uma cirurgia nas cordas vocais para remoção de um pólipo. No mês de fevereiro, do ano de 2012, a cantora disse numa entrevista para o programa 60 Minutes que correu tudo bem na cirurgia.
Em 14/07/2011, a cantora fez o lançamento do EP ITunes Festival: London 2011. Tendo sua gravação realizada no dia 7, do mês de julho, do ano de 2011, o EP teve seu lançamento em forma de download digital.
Adele estampou a capa da revista Vogue nos EUA, na edição do mês de março, do ano de 2011. E, em outubro do mesmo ano, estampou novamente a capa da mesma revista, só que no Reino Unido. No dia 29 de novembro, do ano de 2011, o álbum Live At The Royal Albert Hall foi lançado. Sua gravação aconteceu no dia 22, do mês de setembro, no decorrer da turnê.
No mês de dezembro do ano de 2011, O álbum “21” foi o álbum com mais vendas no século, ultrapassando as 3.400.000 cópias na terra inglesa, deixando para traz músicas como Back To Back, de Amy Winehouse. No mês de outubro do ano de 2012 “Rolling In The Deep” foi tocada em televisão e rádios americanos inúmeras vezes, chegando a superar os dois milhões de execuções. Por isso, foi considerada a Canção do Ano, pela BMI Awards.
No mês de fevereiro, do ano de 2012, o álbum “21”, foi considerado o 7º álbum com mais vendas no Reino Unido. Pouco tempo depois, no mês de dezembro de 2012, de acordo com a Official Charts Company, o disco tornou-se o 4º com mais vendas na Inglaterra. O disco teve um número de cópias vendidas superior a 10 milhões.
Skyfall
No mês de outubro, do ano de 2012, a cantora lançou a música tema do 007 – Operação Skyfall, de James Bond. Skyfall teve seu lançamento oficial como single no dia 5, do mês de outubro, de 2012. Skyfall teve sua composição feita por Adele e por Paul Epworth. Ele também ajudou Adele com o hit “Rolling In The Deep”.
A música “Skyfall” teve a sua gravação feita no Abbey Road Studios, o qual é muito famoso por suas importantes gravações para a banda The Beatles. Aproximadamente 24 horas depois do lançamento da canção na internet, ela foi sucesso em nº de downloads em 46 países.
No mês de janeiro do ano de 2013, a música ganhou o Globo de Ouro de Melhor Canção Original. ”Skyffall” ganhou também o Grammy de Melhor Canção Escrita para Mídia Visual. No dia 3, do mês de abril, do ano de 2012, a cantora disse que provavelmente seu álbum de nº 3 teria um intervalo de 2 anos, no mínimo: “Eu tenho que ter tempo e viver um pouco. Houve uns bons dois anos entre o meu primeiro e segundo álbum. Vai ser o mesmo desta vez”.
Adele comunicou que permaneceria compondo e escrevendo suas músicas. A cantora declarou, no Grammy Awards 2013, que já havia começado o seu álbum de nº 3. Adele disse também que seria bem provável que trabalharia com Paul Epworth de novo. No mês de setembro, do ano de 2013, Wiz Khalifa disse que teria feito parceria com Adele para fazer uma canção que estaria no seu 5º álbum, Blacc Hollywood.
Próximo do seu 26º aniversário, em maio de 2014, a cantora postou no seu Twitter, uma enigmática mensagem, a qual despertou a curiosidade de todos a respeito do próximo trabalho da cantora. Ela escreveu “Bye bye25…até o final do ano.” Foi especulado pela mídia que o próximo álbum poderia ser chamado de “25”, e teria seu lançamento no fim do ano.
No começo do mês de agosto, Paul Moss deu a entender que entre 2014 e 2015 teria o lançamento de um álbum. Mas este fato foi totalmente descartado pela gravadora XL Recordings. Álbum 25 Ryan Tedder, um produtor que ajudou Adele com o álbum 21, falou em entrevista, que a cantora estava dando o melhor de si neste terceiro trabalho, e que a cantora estava na sua melhor fase.
No mês de janeiro do ano de 2014, Diane Warren e Phil Collins, declararam que tinham feito umas músicas junto de Adele para o futuro álbum, provável 25. No dia 27, do mês de agosto, de 2015, a Billboard publicou o seguinte: A XL Recordings pretendia fazer o lançamento do 3º álbum da cantora no mês de novembro do ano de 2015. No dia 17 do mês de outubro do ano de 2015, o programa X Faxtor UK anunciou uma parte de poucos segundos da nova música de trabalho de Adele, com o título de “Hello”.
No dia 22, do mês de outubro do mesmo ano, a cantora declarou que iria lançar seu novo disco com o título de “25”. Adele falou que esse novo álbum fala da pessoa que, sem perceber, ela acabou se tornando. “Fazer 25 anos foi um ponto de virada para mim, um tapa no meio dos 20 anos. Estar no limite entre ser uma adolescente em idade avançada ou uma adulta completa me fez decidir ser quem eu serei pelo resto da vida sem um caminhão de mudança lotado com minhas velharias. Eu sinto falta de tudo, do meu passado, o bom e o ruim, mas apenas por que não posso voltar atrás. Quando eu estava lá, queria sair. Tão típico”.
A cantora cogita que o álbum “25” vai ser o último álbum com título com referência a idade dela. Pouco tempo depois, Adele fez um pronunciamento a respeito do single “Hello”, que teria seu lançamento as 4 horas, do dia 23 do mesmo mês.
O Site Pitchfork Media também anunciou que, no dia vinte e três do mês de outubro, o lançamento aconteceria, e o clipe seria lançado junto. O clip teve o lançamento poucos minutos depois do single do álbum novo. Lançado através do ITunes, o single chegou, em pouco tempo, no topo em vários países.
Seguindo o mesmo ritmo da música, o álbum não deixou a desejar, e chegou no topo em quase 100 países, no mesmo ITunes. O CD conta com composições da cantora em conjunto com personalidades como Ryan Tedder, Bruno Mars, Max Martin e Greg Kurstin.
O álbum “25” conta com 11 músicas na configuração padrão, e três músicas a mais na configuração Target. O clip da música “Hello” quebrou o recorde como o mais visto no VEVO, no intervalo de um dia. No total, foram 27.770.000 visualizações. Quebrando o recorde anterior, que era da música Bad Blood, da Taylor Swift.
A cantora disse à Rádio BBC o motivo da demora para o lançamento de um álbum: “Fiz um álbum sobre ser mãe, e era muito chato”, relatou a cantora, que abandonou todo o trabalho de um álbum para começar outro desde o início. “Foi realmente difícil…Ter tempo livre… Eu meio que perdi o hábito de compor”, disse a cantora durante a entrevista.
Depois de divulgar o novíssimo álbum, a cantora fez a gravação ao vivo do “Adele At The BBC”, no dia 2 do mês de novembro ela gravou o especial e, no dia em que lançou o álbum 25, o especial foi apresentado. Cantou também suas novas músicas e se apresentou no Sartuday Night Live, na data de 21, do mês de novembro, logo depois de lançar seu álbum oficial.
A cantora foi a capa da Vogue, na edição do mês de março, quando foi fotografada por Annie Leibovitz, e deu entrevista comentando a respeito de maternidade, de sua carreira, entre outros assuntos.
No dia 27 do mês de novembro, o álbum 25 teve a sua estreia ocupando 1º posição no UK Albums Chart, e virou o disco com mais vendas no Reino Unido. E, nos EUA, estreou como o nº 1 nas paradas de sucesso. O álbum foi muito bem em vendas também no Canadá e Nova Zelândia. Foi o disco com mais vendas no ano de 2015 em inúmeros países, inclusive Reino Unido, Estados Unidos e Austrália.
No ano de 2015, se tornou o álbum mais vendido em todo o mundo. A cantora começou a turnê, Adele Live 2016, no dia 29 do mês de fevereiro, com base no álbum “25”. Os últimos shows foram feitos no ano de 2017, e a turnê passou a ser chamada de Adele live 2017. No mês de fevereiro, do ano de 2017, a cantora homenageou o cantor George Michael no Grammy Awards, entoando a música “Fastlove”, em tributo ao artista que morreu no mês de dezembro, do ano de 2016.
Por motivo de falhas técnicas que aconteceram durante a apresentação, Adele resolveu parar e recomeçar, dando a seguinte explicação: “Eu não posso estragar tudo para ele”. Nos meses de fevereiro e de março do ano de 2017, a cantora fez shows na Austrália pela1ª vez, cantando ao ar livre nos estádios do país. Batendo recorde, os dois 1º shows na Nova Zelândia tiveram seus ingressos esgotados em apenas 23 minutos, houve mais um show, o terceiro, que também teve os ingressos esgotados em um intervalo de tempo inferior a meia hora.
Adele terminou a turnê pelo mundo com o concerto “The Finale”, que aconteceu em Wembley, Londres, nos dias 28 e 29 do mês de junho. Em novembro, do ano de 2017, de acordo com a Forbes, Adele foi a 2ª artista melhor remunerada do ano, deixando para trás Taylor Swift, e perdendo somente para Beyoncé.
No mês de junho do ano de 2018, a mídia britânica publicou que a cantora estaria fazendo músicas para compor seu 4º álbum, e estaria previsto que no final do ano de 2019 seria o lançamento do mesmo. Adele já havia falado a respeito do álbum antes, dizendo que ele não teria referência com a sua idade: “Este é o último álbum depois da minha idade. Eu acredito em trilogias sim. O próximo será apenas Adele”.
Vida Pessoal
No ano de 2008, no verão, Adele começou a se relacionar com o músico Slinky Sunbeam, namoro que durou apenas um ano. Dois anos depois, no ano de 2011, namorou com Simon hristopher Konecki, um empresário e diretor da Drop4Drop (ONG).
No mês de fevereiro, a cantora mudou-se para o interior da Inglaterra, onde foi morar em uma bela mansão com valor estimado de 6.000.000 em libras. A residência também já foi morada de Paul McCartney.
No mês de junho, do ano de 2012, ela anunciou que estava grávida. No dia 19, do mês de outubro, de 2012, ela concebeu Angelo James Konecki. A cantora declarou ter entrado em depressão depois de ter dado a luz . “Eu estava obcecada com o meu filho. Eu me senti muito inadequada, senti que tinha feito a pior decisão da minha vida,”disse. E também falou que sofreu de TAG (transtorno de ansiedade generalizada).
No ano de 2012, Karl Lagerfeld, um estilista, polemizou com dizeres a respeito do peso da cantora. Ele disse: “Ela é um pouco gorda demais, mas tem um belo rosto e uma voz divina”, logo depois ele se desculpou com a cantora e com os fãs dela.
Ao ser questionada sobre o assunto, a cantora falou à rádio SiriusXM Town Hall. “Eu tenho problemas com a minha imagem corporal, claro, mas eu não deixo isso dominar a minha vida. Existem questões maiores acontecendo no mundo do que pensar em como eu me sinto sobre mim mesma e coisas deste tipo. Existe apenas um de você, então por que você quer parecer com outra pessoa? Por que você quer ter o mesmo cabelo que todo mundo e ter as mesmas opiniões que eles?”
No mês de agosto do ano de 2015, Adele falou que mudou drasticamente seu modo de vida, por questões relacionadas a saúde. Depois da mudança, segundo ela, “comecei a sentir-me cada vez melhor , tanto físico como emocionalmente”. No começo do ano de 2017, jornais especularam que a cantora havia se casado em segredo com Konecki, por causa da aliança que os dois usavam na mão esquerda. No mês de março do ano de 2017,ela decidiu revelar que já era casada, e fez isso durante o show que fazia na Austrália, na cidade de Brisbane.
Imagem Pública
No ano de 2012, Chris Molnphy da revista Rolling Stone, considerou Adele a “Rainha do Pop”, em meio a um grupo de artistas, no qual também estavam: Lady Gaga, Beyoncé, Katy Perry, Christina Aguilera e mais alguns. No ano de 2013 a cantora ficou na posição cinco da lista das “100 Maiores Mulheres na Música”.