Nascida no dia 31 de dezembro de 1948, em Boston, Estados Unidos, LaDonna Adrian Gaines se tornou famosa com o nome artístico Donna Summer. A cantora, compositora e pianista faleceu em Naples, na Flórida, em 17 de maio de 2012. Dominou a cena disco dos anos 1970 e manteve excelente desempenho nas décadas seguintes de 1980, 1990 e 2000 na dance music. Era reconhecida por ter uma voz poderosa.
A História de Vida de Donna Summer
A carreira de Donna Summer começou antes do grande boom da música disco e se manteve após a passagem dessa fase. Vale dizer que o repertório da cantora conta com inúmeros estilos além do disco como rock e ‘rhythm’n blues’. Quando ainda era uma menina Donna cantava nos corais da igreja, a sua família era cristã e bastante devota.
Com o passar dos anos passou a se envolver com bandas que tinham influência de Motown Sound. Na década de 1960 vivenciou a contracultura e isso fez com que se mudasse para Nova York tornando-se vocalista de uma banda chamada Crow. Ela então se mudou para Munique, Alemanha, onde se casou com Helmut Sommer. Aliás, é válido destacar que “Summer” é a anglicização do sobrenome de seu marido “Sommer”. Nessa época ela trabalhou em peças teatrais e musicais como a versão alemã de “Hair”.
Sally Go Round the Roses
No ano de 1971 ela lançou a canção “Sally Go Round the Roses” como seu primeiro trabalho solo, mas não obteve sucesso. Foi em 1975 que obteve alguma projeção na Europa com o LP “Lady of the Night” que teve influência de Giorgio Moroder e Pete Bellotte. Quando a música “Love to Love You Baby” se tornou um hit na Europa abriu as portas para Donna Summer nos Estados Unidos.
O Boom da Carreira de Donna Summer
Com o sucesso em sua terra natal ela lançou uma versão dessa música com 17 minutos e ajudou a estabelecer um padrão de versões mais extensas para pistas de dança, o que se conhece como “extended mix”. Ainda trabalhando com Bellotte e Moroder ela lançou o disco “A Love Trilogy” no ano de 1976. Ainda nesse ano ela lançou um trabalho mais conceitual chamado “Seasons of Love”.
No ano seguinte, 1977, ela lançou o álbum “I Remember Yesterday” que contava com o grande sucesso “I Feel Love”, uma música que marcou época sendo a primeira a ter acompanhamento feito completamente por sintetizador. Uma música que teve um impacto significativo na construção do que se conhece como disco music atualmente. Moroder introduziu algumas inovações relevantes para a techno music.
Once Upon a Time e Outros Sucessos
Pouco tempo depois Donna Summer lançou o álbum “Once Upon a Time” que também era conceitual e cuja inspiração era o conto de fadas “Cinderela”. A cantora atuou no longa “Thank God It’s Friday” (“Até que enfim é sexta-feira”) levando um Grammy pela trilha sonora. Emendando sucessos ela lançou mais um álbum ao vivo chamado de “Live and More” com a canção “MacArthur Park”.
Em 1979 Donna mostrou que também era uma compositora de sucesso em “Bad Girls” e em “Hot Stuff” que venceu o Grammy. Aliás, o ano de 1979 foi bastante gratificante para Summer que lançou com enorme sucesso a música “On the Radio” além de um dueto com Barbra Streisand na música “Enough is Enough” (No More Tears). Nesse momento da carreira ela decidiu mudar de gravadora.
The Wanderer
Após deixar a gravadora Casablanca Records e passar a trabalhar para a Geffen Records lançou o trabalho “The Wanderer” em 1980 com influências tanto de rock como de R&B. O “I’m a Rainbow” que seria o seguinte foi lançado somente em 1996, pois a Geffen não acreditava nesse trabalho.
A empresa fez com que Summer deixasse seus dois compositores parceiros, Bellotte e Moroder, para trabalhar com Quincy Jones no álbum intitulado “Donna Summer” em que se destacaram os sucessos “Love is in Control (Finger on the Trigger)” e “The Woman in Me”. Em 1983 ela lançou o álbum “She Works Hard for the Money”, produzido por Michael Omartian, como parte do acordo judicial fechado com a Casablanca Records. Mesmo sendo apenas uma obrigação contratual esse álbum se tornou um grande sucesso.
Década de 1990
Donna Summer passou por uma fase de queda de popularidade em sua carreira voltando a ser considerada uma diva da dance music com o álbum “Another Place and Time”. No ano de 1991 a cantora lançou “Mistaken Identity” que tinha grande influência R&B e que não foi tão bem junto ao público.
Somente em 2008 a artista lançou um novo álbum de músicas inéditas com o nome de “Crayons”. Contudo, é válido ressaltar que durante esse período de intervalo Donna se manteve ativa com singles resultantes de participações em trilhas sonoras bem como projetos especiais e coletâneas.
O Falecimento de Donna Summer
No dia 17 de maio de 2012 a cantora faleceu devido a um câncer de pulmão. O diagnóstico da doença havia sido feito há apenas dois meses e somente seu marido e três filhas sabiam. Donna deixou um grande legado como cantora feminista e grande diva da música dance.