Natural de Honolulu, maior cidade do Havaí, Jack Johnson nasceu em 18 de maio de 1975. Antes de começar a compor músicas, ele era apaixonado por surfe. No entanto, quando tinha 17 anos, ao participar de uma competição de surfe, ele sofreu um acidente, deixando-o cerca de 90 dias parado. Foi nesse período impedido de entrar no mar que ele começou a compor suas primeiras músicas.
Apesar desse primeiro contato com a música, Jack Johnson foi para a Califórnia estudar cinema, com o objetivo de fazer documentários sobre esse esporte. Em 1997, o documentário produzido por ele, chamado Thicker than water, foi eleito pela revista Surfer como o Documentário do Ano. Além desse, ele também fez outros dois, chamados A Broken Down Melody e September Sessions, ambos sobre surf. A trilha sonora desses documentários foi toda composta por ele, o que levou ao amigo e também músico Bem Harper a incentivá-lo a gravar um disco.
O Começo na Música
Apesar de ter dito que nunca trabalharia com música devido ter se formado em cinema, Jack Johnson ficou espantado com o sucesso do seu primeiro cd. Lançado em fevereiro de 2001, o disco Brushfire Fairytales o fez ganhar notoriedade mundial, apesar de nenhuma de suas músicas tiverem estourado nas rádios. O seu segundo álbum, lançado em 2003, chamado On and On trouxe ainda mais fama para ele, principalmente devido à música Times Like These.
No entanto, foi o seu terceiro disco que consolidou Jack Johnson como um dos músicos mais conhecidos internacionalmente. O álbum chamado In Between Dreams, lançado em março de 2005, vendeu em mais de um ano 2,1 milhões de cópias. As músicas Better Together e Sitting, Waiting, Wishing, sendo a segunda música fazendo o cantor concorrer a diversos prêmios, como Melhor Performance Pop de um Vocal Masculino no Grammy Awards.
Esse disco alcançou a primeira posição na Austrália e na Inglaterra em 2005. Além disso, ficou em segundo lugar nesse mesmo ano como um dos álbuns mais procurados na internet. Já na Billboard 200 norte americana, ficou por dois anos consecutivos com a segunda posição. Também cravou a terceira posição como um dos CDs mais procurados pelos canadenses.
O quarto álbum do cantor, chamado Sleep Through the Static, o qual Jack Johnson disse que as músicas contidas foram feitas especialmente para a família e amigos deles. Apesar da crítica não ter aprovado, a venda internacional foi muito boa, prova que os fãs não se decepcionaram. Foi um dos álbuns que mais teve download em um único dia. O último disco lançado por ele se chama To The Sea e foi lançado em junho de 2010. O disco alcançou a primeira posição nas paradas nos Estados Unidos e em vários países, sendo que na primeira semana, foram vendidas mais de 243 mil cópias nos EUA.