Slayer Band: Biografia e Muito Mais

Tudo começou em 1981, ano em que foi formada a banda de trash metal Slayer. Juntos, Jeff Hanneman e Kerry King criaram o grupo na cidade de Huntington Parke, na Califórnia, nos Estados Unidos. Porém, foi somente 5 anos depois que Slayer passou a fazer sucesso e ser conhecida, graças ao álbum “Reign in Blood”. O sucesso foi tanto que passou a ser considerada uma das mais importantes bandas do estilo thrash metal da história da música ao lado de Megadeth, Anthrax e Mettalica.

A banda Slayer faz uma mistura de sons que de simples não tem nada, o bumbo duplo da bateria e e os solos de guitarra além de complexos são variados e outra característica forte da banda é em relação aos vocais, que alternam guturais e falsete e são pesados.  As composições por sua vez falam de temas também nada leves, como guerra, serial killers, satanismo e religião. E graças a esse mix de “assuntos” polêmicos, a banda por muitas vezes teve suas canções proibidas, processos na justiça, problemas nas turnês e discussão com grupos religiosos.

O primeiro álbum do grupo foi lançado em 1983 de de lá para cá foram ao todo, 6 videoclipes gravados, 2 discos gravados ao vivo, dois Eps e mais 11 discos de estúdio. Ao todo, a banda Slayer já faturou 4 discos de ouro e foi nomeada 4 vezes para o prêmio Grammy. Venceu com a canção “Eyes of the Insane” no ano de 2007 e no ano seguinte, faturou outro Grammy com a canção “Final Six”.

Slayer Band: Biografia e Muito Mais

Slayer Band: Biografia e Muito Mais

Como Tudo Começou: 1981

O primeiro encontro que daria origem a banda Slayer aconteceu entre o guitarrista Kerry King e Jeff Hanneman. Os dois se viram pela primeira vez quando participavam de uma audição para fazer parte de uma outra banda. Como não entraram para aquele grupo que almejavam, decidiram então, criar o própria banda. Já o vocalista Tom Araya foi “convocado” pela dupla, ele era um velho conhecido de Kerry porque já tinham participado de um grupo antes. E Dave Lombardo, o baterista, conheceu Kerry quando fazia entrega de pizzas.

Com a Slayer formada, o grupo começou fazendo versões cover em festas e locais da região onde moravam. Eles tocavam as músicas de Judas Priest e de Iron Maiden. As primeiras apresentações tinham uma coisa em particular, tudo era baseado em imagens satânicas, que ia desde da maquiagem usadas por eles até pentagramas e muito mais.

Como Tudo Começou: 1981

Como Tudo Começou: 1981

A carreira musical começou a ficar séria quando o Slayer conseguiu um convite para dar início ao show da banda “Bitch”. A apresentação aconteceu em Los Angeles num lugar chamado Woodstock Club. Os rapazes tiveram a oportunidade de apresentar oito canções sendo que 2 delas eram suas e as demais cover do Iron Maiden. E nesse show, eles foram vistos por Brian Slagel, que era um jornalista musical aposentado e que na época estava se dedicando a uma nova carreira a de dono de gravadora. Slagel tinha acabado de abrir a Metal Blade Records.

Brian gostou tanto do grupo Slayer que não esperou para o dia seguinte, fez uma primeira reunião com os componentes da banda ainda no backstage do show. Ele sugeriu que eles gravassem a música original “Agressive Perfector”. A canção entraria para o próximo lançamento da gravadora de Brian, o álbum “Metal Massacre III”. Os rapazes do Slayer aceitaram a proposta e apresentaram uma canção inédita e foram contratados para fazer parte da gravadora de Brian.

O Que Aconteceu Nos Primeiros Três Anos Depois Da Primeira Canção Original Do Grupo

Para gravar o primeiro disco a banda não encontrou nenhum patrocinador e teve que bancar sozinha os custos. Com empréstimo em família e economias, em novembro de 1983, o grupo entrou em estúdio para gravar o primeiro álbum. Em três semanas, o disco está pronto e em dezembro do mesmo ano, o lançamento aconteceu num show No Mercy, o que foi o suficiente para que eles tornassem populares. Já no ano seguinte, a Slayer começava a viajar fazendo a primeira turnê nacional.

Durante a turnê, King resolveu fazer parte de uma nova banda, a Megadeth e isso fez com que os seus companheiros do Slayer acreditassem que seria necessário encontrar um novo guitarrista para o grupo. Porém, não foi  preciso, bastaram 5 shows com a Megadeth para que King resolvesse continuar com a Slayer.

Já mais conhecida ainda e popular, a banda entrou em estúdio para gravar o segundo disco em 1985, o Hell Awaits e aquela pegada obscura tornou-se ainda mais marcante no novo trabalho. As músicas que tinham como tema principal satã e inferno eram complexas e com estruturas longas. Para se ter uma ideia a primeira música do álbum tinha uma introdução de uma voz que dizia “junta-se a nós”, mas num tom demoníaco.

O segundo disco fez muito sucesso e faturou naquele ano o prêmio de melhor álbum e o baterista Dave Lombardo foi considerado o melhor pela revista Metal Forces.

Do Passado Ao Presente: o Que Rolou Com a Banda De 2011 Até Os Dias Atuais

Em 2013 foi o ano de despedidas, Dave Lombardo, o baterista da Slayer usou a rede social Facebook para anunciar que deixaria o grupo e nem participaria da turnê australiana. O comunicado foi dado no dia 21 de fevereiro de 2013 e Dave disse que a decisão partiu do grupo e ele foi informado que estava fora no dia 14 de fevereiro. A saída seria problemas com Kerry por causa de questões financeiras.

E mais uma despedida em 2013, dessa vez foi o fundador da banda, que morreu de insuficiência hepática no dia 2 de maio. Jeff era o guitarrista e um dos criadores do Slayer. No mesmo mês, o grupo anunciava a volta de Paul Bostaph.

Como Reconhecer o Som Da Banda Slayer

As primeiras músicas gravadas pela banda Slayer faziam uma mistura de speed metal e hardcore punk, um som instrumental forte e rápido. Para se ter uma ideia, no primeiro álbum eram 250 batidas a cada um minuto. O estilo mudou um pouco no álbum de 2011, o Slayer gravou usando guitarras de 7 cordas o que fez muita gente dizer que eles estavam mais próximos do numetal.

Para os críticos os solos de Hanneman e de King eram simplesmente “geniais e incríveis”.

Hoje a banda é formada por Kerry King na guitarra, Paul Bostaph na bateria e Tom Araya no baixo e é o vocalista. E passaram pelo grupo, o baterista Dave Lombardo (saiu em 2013) e Jeff Hanneman, o fundador e guitarrista, que morreu em 2013.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bandas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *