Pixies: Banda De Rock Alternativo

A banda Pixes nasceu em 1986, em Boston, que fica no estado americano de Massachusetts. Se trata de um grupo de rock alternativo, que este separado por alguns anos, o rompimento aconteceu em 1983, mas, para a alegria dos fãs, se reuniram de novo em 2004 e agora seguem com todo vapor. O grupo foi formado por Kim Deal, Black Francis, Dave Lovering e Joey Santiago e são os mesmos que se separaram e voltaram novamente, isto é, a banda Pixies nunca teve uma formação diferente. A banda de rock alternativo não estourou como esperava, nos Estados Unidos fizeram discreto sucesso, chegaram até a Europa e tiverem o melhor retorno no Reino Unido, mas nada de muito grandioso. O som do grupo tem a influência forte de dois estilos, o surf rock e o punk, porém, tem um ritmo muito melódico, que em algumas canções dá espaço para um forte som pesado. Além de cantar, Black Francis foi e ainda é aquele que compõe o maior número de músicas para banda. As primeiras canções tinham temas nada usuais, como o surrealismo e muitas delas, eram enigmáticas. Alguns temas bem comuns nas canções dos Pixies são: violência física, instabilidade mental, incesto e imagens bíblicas violentas, como dá para perceber, nada usual para dar vida a uma canção de rock.

Pixies: Banda De Rock Alternativo

Pixies: Banda De Rock Alternativo

Destaque Dos Pixies No Cenário Musical

A banda pode até não ter feito o grande sucesso que se esperava, não ter vendido milhões de cópias e nem lotado shows, mas entrou para história do cenário musical, como uma das pioneiras do rock alternativo, no início dos anos de 1990. Kurt Cobain uma vez falou que gostaria que o seu grupo tivesse um pouco de Pixies porque sabia o quanto eles foram importantes para a entrada no Nirvana no cenário musical. Segundo ele, com o tempo, a banda alternativa iria se tornando ainda mais importante porque influenciou as demais.

Destaque Dos Pixies No Cenário Musical

Destaque Dos Pixies No Cenário Musical

Mais História Da Banda Pixies

Você já sabe que a banda Pixies nasceu em Boston nos Estados Unidos, mas o grande responsável pela formação o grupo foi Charles Thompson. Não se lembra do nome dele na lista de integrantes do grupo? É porque pouco tempo depois o artista trocou de nome e passou a se chamar Black Francis, assumindo não só os vocais do grupo, compondo as canções e também com a guitarra base. O segundo a entrar para aventura de criar uma banda de rock alternativo foi Joey Santiago, que assumiu a guitarra solo. Ele era colega de quarto na universidade de Charles. Os demais integrantes chegaram ao grupo através de um anúncio de classificados colocado por Francis, convidando para fazer parte da banda. Chegou o baixista de Ohio, Kim Deal, que antes da experiência com o Pixies participou da banda The Breeders, da sua cidade natal. Depois foi a vez de chegar David Lovreing para assumir o lugar de baterista, ele era amigo de Kim Deal. E pronto, estava formado grupo alternativo de rock! As apresentações da banda Pixies se limitavam ao underground americano e só depois de dois anos de existência, em 1988, foi descoberta pela imprensa. O destaque foi para o álbum intitulado “Surfer Rosa”, que foi aplaudido por boa parte da crítica da época e dito o melhor do ano nos Estados Unidos. Em seguida, depois do reconhecimento por parte de crítica e público do talento dos rapazes, eles lançaram o álbum “Doolittle” e esse fez tanto sucesso com a crítica quanto com o público. Na verdade, o trabalho ficou sendo considerado o melhor da banda. A música “Here Comes Your Man” virou um hit das rádios americanas na época. Foi então, que finalmente a banda atingiu o seu auge, porém, dentro do grupo começaram a surgir brigas que culminaram com o fim do Pixies. Apesar da crise interna eles ainda lançaram mais um álbum antes da separação, que acabou não sendo definitiva. Em 1990, chegou as lojas o disco “Bossanova”, que conquistou os britânicos chegando ao terceiro lugar das paradas. Porém, o mesmo sucesso não se repetiu nos Estados Unidos. Não tinha mais dúvidas, eles eram mais amados na Europa do que no país de origem. Em 1991, eles fizeram uma série de shows, chegaram a abrir o show da banda U2, que estava fazendo o lançamento de “Achtung Baby”. Nessa mesma época o rock alternativo estava em ascensão, era o grande momento do estilo musical, principalmente daquelas bandas que tinham uma pegada grunge. Foi quando surgiram: Pearl Jam, Sonic Youth e The Smashing Pumpkins. E todas elas tinham uma forte influência do grupo Pixies. O grupo Nirvana chegou, na época a dizer que a música “Smells Like Teen Spirit” foi feita na tentativa de imitar o grupo Pixies e acabou sendo o grande sucesso da banda de todos os tempos. Um hino da geração que curtia rock nos anos 90.

O Fim Da Banda Pixies

A crise que começou dois anos antes culminou com o fim da banda em 1992, a questão que levou a separação é o problema entre Frank e Kim, “divergências musicais” foi a explicação. Porém, para a alegria dos fãs, eles se reuniram de novo em 2004 e estiveram no Brasil, pela primeira vez, no Festival em Curitiba. Em 2006, os diretores Mathew Galkin e Steven Cantor, lançaram um filme sobre a trajetória da banda Pixies intitulado “LoudQuietloud”. E três anos depois, em 2009, o grupo anunciou a reedição da discografia completa da banda, incluindo o DVD que foi lançado em 1991 e todos os 5 álbuns. http://youtu.be/96BOXemuLHc A primeira mudança de integrante da banda aconteceu em julho de 2013, pela primeira vez um dos fundadores deixou o grupo, entrando KimSthattuck, que já tinha sido vocalista do The Muffs, um grupo pop punk. A formação da banda atual é: Joey Santiago na primeira guitarra, Kim Shattuck no vocal e no baixo, David Lovering na bateria e Black  Francis na segunda guitarra e vocal.

Discografia Completa, Confira!

  • Em 1987: Come on Pilgrim
  • Em 1988: Surfer Rosa
  • Em 1989: Doolittle
  • Em 1990: Bossanova
  • Em 1991: Trompe Le Monde

E Mais As Compilações:

  • Em 1997: Death to the Pixies
  • Em 2001: Complete B Sides
  • Em 2004: Wave of Mutilation: Best of Pixies

Trabalhos ao vivo: em 1998, Pixies at the BBC

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bandas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *