A Banda
Uma das bandas mais influentes do rock mundial, o Foo Fgihters, formado pelo vocalista e guitarrista Dave Grohl, pelo guitarrista Chris Shifelt, pelo baixista Nate Mendel e pelo baterista Taylos Hawkins. A banda foi formada em 1995, após o Nirvana, ex grupo de Grohl (que tocava bateria), ter se desfeito pelo suicídio do vocalista Kurt Cobain.
O nome escolhido faz uma referência a um termo usado por aviadores durante a Segunda Guerra Mundial para descrever acontecimentos aéreos misteriosos, como OVNIs.
Após 15 anos de carreira, a banda fez uma parada entre 2007 e 2009, lançando apenas dois singles. No entanto, o vocalista já afirmou que o grupo entrará em estúdio para gravar um novo álbum, que promete ser mais barulhento que os recentes lançamentos.
O grupo coleciona sucessos, como This Is a Call, Everlong, Learn to Fly, All My Life, Times Like These, Best of You, The Pretender, DOA e My Hero. A última música é uma homenagem de Grohl ao amigo Kurt Cobain.
Eles lançaram seis álbuns: o primeiro foi em 1995 e levava o nome da banda como título; o segundo foi em 1997 e se chamava The Colour and the Shape; There is Nothing Left to Lose foi lançado em 1999 e é o terceiro álbum do grupo; o quarto se chama One by One e saiu em 2002; o penúltimo foi lançado em 2005 e se chama In Your Honor;
o último, lançado em 2007, se chama Echoes, Silence, Patience and Grace. O segundo cd do grupo, juntamente com o quarto e com o sexto, foram premiados pelo Grammy como o Melhor Álbum de Rock.
O Surgimento do Foo Fighters
Após quatro anos comandando a bateria do Nirvana, Dave Gorhl compôs diversas músicas que não foram lançadas pelo grupo. No entanto, algumas dessas suas composições foram lançadas no álbum Pocketwatch, lançado em 1992, com o pseudônimo Late!.
Após a morte de Kurt Cobain em 1994, ele entrou em estúdio onde compôs todas as músicas do primeiro cd, tocando todos os instrumentos, com exceção da guitarra.
Por não quere uma banda de apenas uma pessoa, Dave Grohl começou a procurar outros integrantes para compor o grupo. Primeiramente, ele pensou no amigo Krist Novoselic, que tocou baixo com ele no Nirvana.
No entanto, ambos pensaram que uma banda com os dois seria ruim, pois seriam lembrados como um novo Nirvana.
Após o fim do grupo de rock Sunny Day Real Estate, Grohl chamou o baixista Nate Mendel e o baterista William Goldsmith; a guitarra ficou com Pat Smear, que tocava com o Nirvana em shows ao vivo.
Porém, no segundo cd, o Goldsmith saiu da banda, dando lugar para Taylor Hawkins. Smear também saiu do grupo e, após uma audição, foi escolhido Chris Shifelt.