Banda U2

A música é um dos artifícios culturais onde os seres humanos podem exibir a sua forma de pensar, o seu estado emocional ou, até mesmo, o seu protesto contra algum assunto por meio de ritmo e musicalidade. Isso pôde ser observado no Brasil, quando o golpe militar que instituiu a ditadura militarista no país foi confrontado por meio de composições de artistas como Chico Buarque, Caetano, Veloso, entre muitos outros.

Apesar de o Brasil possuir uma rica cultura, tanto na música quanto em outros aspectos, os brasileiros são influenciados, em sua maioria, pela cultura estrangeira, sobretudo dos Estados Unidos e dos países europeus, e, geralmente, os gêneros musicais mais exportados para cá são o rock e o pop.

Os EUA, aliás, é considerado como a potência do entretenimento, por concentrar grande parte das produções televisivas e musicais do planeta, e de onde sai, também, uma safra de artistas que conquistam o planeta.

O nosso artigo de hoje irá falar sobre uma banda de origem irlandesa que conquistou o seu espaço no mundo da música, tendo fãs espalhados pelos quatro cantos do planeta. Estamos falando da banda U2, onde você vai conferir algumas informações importantes, além de curiosidades sobre ela. Vamos lá?

A Origem do U2

A banda Inglesa U2 tem origem na Irlanda no ano de 1976, tendo em seus componentes Bono Vox, que é o vocalista e a figura mais conhecida da banda; Adam Clayton, que é responsável pelo baixo, The Edge, que é o responsável pelo teclado, guitarra e backing vocal e, por fim, Larry Mullen Jr., que tem sob sua tutela a bateria e a percussão. Apesar de ser considerada uma banda de rock, inicialmente, o U2 tem raízes no movimento “pós-punk”, que, ao longo dos anos, evoluiu e conseguiu angariar outros gêneros da música em seus repertórios musicais. As músicas que embalam o vasto repertório do U2 são, geralmente, embaladas com figuras espirituais, sendo que as letras comumente são voltadas para problemas sociais no cotidiano e, também, críticas direcionadas à política.

A formação do U2 se deu quando os seus integrantes ainda eram jovens adolescentes, não tendo nenhum deles vasta experiência musical. Quatro anos depois da formação, a banda assinou o seu primeiro contrato com uma gravadora, a Island Records, lançando sob esse selo o seu primeiro álbum: Boy.  Com esse primeiro trabalho, o reconhecimento à banda começou a crescer regional e nacionalmente e, ainda durante a década de 1980 o U2 passou a ter um reconhecimento internacional.

Apesar de alcançarem grande êxito com a vendagem de álbuns e discos, o U2 tornou-se conhecido mais por suas performances em shows, que reuniam e continuam reunindo muitas pessoas. No ano de 1987, a banda lança o álbum “The Joshua Tree”, no qual a Rolling Stone, revista sobre música mais conceituada no mundo todo, disse que o lançamento do álbum elevou os integrantes do U2 de heróis para super estrelas.  Depois do lançamento desse álbum, que foi considerado por alguns como uma “estagnação” musical por parte da banda, o U2 começa a trabalhar em um novo trabalho, o que resultou, no ano de 1991, no álbum Achtung Baby, onde influências da música industrial, dance music e  rock alternativo embalaram as composições presentes no lançamento, no qual a imagem adotada nas músicas tem um tom irônico e uma imagem autodepreciativa mais notável. O sucesso desse álbum foi considerado misto, mas o suficiente para que o U2 resgatasse a sua legião de fãs e obtivesse, novamente, opiniões positivas acerca do trabalho executado por eles.

Em 2000, com o lançamento de All That You Can’t Leave Behind, o U2, finalmente, se consolidou como uma das maiores bandas de rock de todos os tempos, com números de vendagens altíssimos que posicionaram a banda em uma lista entre os grupos que mais vendem discos no planeta. O prestígio para com a mídia e os fãs foi reconquistado em sua totalidade, o que propiciou uma bonança tanto econômica quanto de fama para o U2. Em 2004, com o lançamento de How to Dismantle an Atomic Bomb, o U2 consolidou o seu estilo musical, que está permanecendo até hoje.

Com um total de 13 álbuns lançados até hoje, o U2 se consagrou como uma das maiores bandas dos últimos tempos, tendo mais de 170 milhões de discos vendidos em todo o planeta.  Possui em seu currículo mais de 20 Grammys, que é um dos prêmios de música mais respeitados do mundo inteiro, além de outros prêmios e honrarias concedidos à banda. A Rolling Stone classificou o U2 como sendo a maior banda do mundo, estando posicionado no 22° na lista dos 100 maiores artistas de todos os tempos.

Bono Vox: Vocalista, Ativista, Pessoa

Não há como não falar do U2 sem mencionar o nome de Bono Vox, que é uma das mentes criadoras da banda e é a sua vocalista. Nascido em 1960 em Dublin, na Irlanda, Vox é muito mais do que apenas vocalista da banda U2. É uma pessoa que, desde o início de sua carreira, se preocupou e se engajou em causas sociais, sempre questionando o porquê da existência de muita desigualdade no mundo. Isso pode ser percebido pela letra de suas músicas, que tratam dessa narrativa política e social, como já dito no início do artigo.

Tamanho é o seu ativismo para com o social, que Vox é reconhecido internacionalmente como o “rosto da filantropia de fusão”, por ser considerado um dos artistas mais filantrópicos de todo o planeta. Não é somente Vox que possui um apelo às causas humanitárias. Sua mulher, Ali Hewson, também está engajada em causas ambientais e sociais, sendo uma forte opositora contra as tecnologias que envolvam a energia nuclear, tanto que, em 1994, fundou uma organização sem fins lucrativos que tinha por objetivo ajudar as crianças que, de alguma forma, tinham sido atingidas pelo desastre de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986, quando esse país ainda fazia parte da União Soviética.

Bono passou a ser mais incisivo em seu ativismo no ano de 1999, quando começou a buscar meios de levantar fundos para ajudar países pobres da África. Para isso, realizou turnês beneficentes, se reunião com grandes líderes políticos, entre muitas outras ações que continua fazendo até hoje.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bandas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *