Franz Ferdinand: Da Escócia Para o Mundo

Para quem não sabe a banda Franz Ferdinand é uma banda de rock que nasceu na Escócia, em 2002. Ela é composta por Alex Kapranos na guitarra e vocal, Bob Hardy no baixo, Nick McCarthy no teclado, guitarra base e vocal de apoio e Paul Thomson na percurssão, bateria e também vocal de apoio.

A banda Franz Ferdinand buscou inspiração em algumas bandas que fizeram sucesso nos anos 80, entra elas Talking Heads, com uma pitada de indie rock, ritmo característico dos anos 2000. O grupo estorou no ano de 2004, mesmo ano que ganhou o Mercury Music Prize.

Franz Ferdinand: Da Escócia Para o Mundo

Franz Ferdinand: Da Escócia Para o Mundo

Linha Do Tempo Da Banda Franz Ferdinand

2000-2003

A história da Franz Ferdinand não é diferente da de muitas outras bandas de rock, os seus componentes passaram por outros grupos antes de formá-la, The Karelia, The Yummy Fur,foram alguns deles.

Os primeiros a chegarem na Franz Ferdinand foram Paul Thomson e Alex Kapranos, que iniciaram a escrever as letras das músicas, nesta mesma época, Alex ensinava Robert Hardy tocar baixo. E por último entrou no grupo o guitarrista Nick McCarthy. Nick voltava de uma temporada na Alemanha onde foi estudar jazz.

A banda Franz Ferdinand assinou contrato com a gravadora Domino Records no ano de 2003 para gravação de um EP. Porém, o lançamento aconteceu somente em 2003 e de somente Domino como Darts of Pleasure.

2000-2003

2000-2003

2004

Esse foi o grande ano da Franz Ferdinand que deixou a Domino Records de lado e passou a fazer parte da gravadora sueca Gula Studios. O produtor responsável, nesta época, por gravar o álbum do grupo foi Tore Johansson. E a música de trabalho “Take Me Out” fez o maior sucesso, arrematando o terceiro lugar nas paradas britânicas.  E aos poucos o sucesso foi se espalhando por outros países e no mesmo ano a banda fez uma longa turnê no norte da américa. Neste ano, o Franz Ferdinand vendeu mais de 1 milhão de cópias nos Estados Unidos e foi aclamado pela crítica.

Os bons frutos de 2004 não pararam por aí, o grupo recebeu o “Mercury Music Prize” e a música “Take Me Out” alcançou o primeiro posto na classificação australiana. Além disso, a banda foi vencedora do “Ivor Novello Award” e mais dois “Brit Awards”, no ano seguinte, reflexo do sucesso de 2004.

2005-2006

De olho no sucesso de 2004 e determinados a repetir a dose, a banda Franz Ferdinand passou boa parte do ano de 2005 preparando o álbum seguinte. Dessa vez, foi escolhido um estúdio na Escócia para preparar o “You Could Have It So Much Better”. No fim do ano, em outubro, o novo álbum chegou às lojas.

A capa do CD foi inspirada no retrato 1924 de  Alexander Rodchenko. A estreia do novo álbum recebeu boas críticas, mas o novo trabalho não foi poupado de alguns críticas, entre elas, de “uma gravação apressada”. A imprensa especializada não compartilhou dos comentários negativos, pelo contrário, exaltou, dizendo que o segundo álbum estava melhor do que o primeiro.

E o público ficou de acordo com a imprensa, porque não demorou muito para que o trabalho ficasse em primeiro lugar na classificação do UK Albums Chart e nos Estados Unidos, assumiu o oitavo posto.

http://www.youtube.com/watch?v=WV9pG-6APUc

2007-2009

Os fãs tiveram que esperar um longo tempo para que o terceiro álbum da banda chegasse as lojas, somente em janeiro de 2009, o grupo lançou: Tonight: Franz Ferdinand. Mas, na verdade, o álbum tinha sido gravado muito antes do lançamento, em 2007.

Como tinha sido adiantado pelo vocalista da banda, Alex Kapranos, seria um disco dedicado a música eletrônica. As músicas foram mixadas pelo canadense Mike Fraser.

“Ulysses” foi a canção escolhida para ser a primeira trabalhada, sendo lançada em janeiro de 2009. O sucesso não foi exatamente o esperado, com uma boa colocação no Japão e na Espanha, mas amargando a vigésima colocação na parada britânica.

Quando o álbum completo foi lançado, ficou em segundo lugar no “UK Albums Chart” e a segunda música de trabalho, “No You Girls”, estorou nas rádios, chegando ao sétimo lugar no Modern Rock Chart US.

A banda Franz Ferdinand foi a primeira a apresentar-se no “Festival de Glastonbury”, em fevereiro de 2009. E no mesmo ano, preparou três turnÊs nos Estados Unidos, sendo uma das principais atrações do evento “Big Weekend em Swindon”. No mesmo ano, o grupo foi convidado para fazer a abertura do “Green Day”.

Ainda em 2009, mas precisamente em 1 de jumho, a Franz Ferdinand lançou uma coletânea. E neste mesmo ano, fez uma longa turnê pela América do Sul, no roteiro, shows no Brasil, o primeiro deles em Porto Alegre, seguido de Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

2012

A banda demorou de novo um pouco mais do que os seus fãs gostariam para anunciar e preparar um novo disco. O anúncio aconteceu em fevereiro de 2010, de que o grupo estaria preparando um novo lançamento, porém, a estreia seria somente em 2012.

E foi no ano de 2012, que de pois de uma pausa, o Franz Ferdinand voltou aos palcos com uma série de shows, com as músicas antigas que fizeram sucesso, mas também com canções novas como: “Right Thoughts”, “Brief Encounters”, “Fresh Strawberries”, “Trees & Animals” e “WTICSFIFL? Midnight!”.

Entre os shows que a banda apresentou em 2012, inclui uma passagem pelo Brasil, no “Parque da Independência”, em São Paulo, no “16º Cultura Inglesa”. Além disso, participou de outros importantes festivais, no Victoria Park de Londres, “Field Day Festival”.

No final do ano de 2012, a banda anunciou nova passagem pelo Brasil, no evento em São Paulo, “Lollapalooza” e mais um show para 2013, em Recife no “Baile Perfumado”, que aconteceu em 28 de março de 2013.

Veja o Nome Dos 4 Álbuns Da Banda Com o Ano Exato De Lançamento:

  • Franz Ferdinand em 2004
  • You Could Have It So Much Better em 2005
  • Tonigh: Franz Ferdinand em 2009
  • Right Thoughts, Right Words, Right Action em 2013

E os fãs torcem com os dedos cruzados que o quinto álbum não demore a chegar nas lojas e claro, que novas turnês sejam marcadas, principalmente com um “stop” no Brasil.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bandas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *