Green Day

A banda de punk rock Green Day tem um longo histórico de sucessos incluindo em sua trajetória 5 Grammys. Tendo iniciado as suas atividades em 1987 com o nome de ‘Sweet Children’ a banda conquistou uma verdadeira legião de fãs ainda na década de 1990. Até o momento a banda passou por algumas mudanças em termos de estética musical tendo em sua formação atual Billie Joe Armstrong na guitarra e vocais, Mike Dirnt no baixo e vocais e Tré Cool na bateria.

A Trajetória Musical do Green Day

Como Tudo Começou

Billie Joe Armstrong e Mike Dirnt tem uma história de amizade de infância, Mike esteve ao lado de Billie no momento mais difícil de sua vida, a perda do seu pai devido a um câncer. Ao completar 15 anos de idade foi a vez de Billie ajudar o amigo que precisou de um teto e passou a morar na sua casa.

Os dois jovens começaram a trabalhar ajudantes de garçom para se manter e em paralelo se dedicavam ao sonho de formar uma banda. Foi em 1987 que os dois meninos formaram uma banda chamada ‘Sweet Children’ juntamente com Isocracy, John Kiffmeyer mais conhecido como Al Sobrante na bateria. Os primeiros shows foram organizados por Sobrante que também gerenciava os negócios da banda.

Clube Gilman Street

Foi um show realizado num clube chamado Gilman Street que tornou possível o sucesso da banda que já se chamava Green Day. Tendo sido vistos por Larry Livermore, dono da Lookout! Records, o grupo foi convidado para gravar seu primeiro EP chamado ‘1,000 Hours’ e que foi lançado em 1989.

O período entre 1989 e 1994 foi produtivo para a banda em termos de lançamentos, no entanto, não exatamente significativo em termos de reconhecimento do grande público. Em 1990 a banda lançou ‘39/Smooth’ seu primeiro LP, ainda sob o selo da Lookout!. Na sequência foram lançados outros dois trabalhos, o EP ‘Slappy’ e ‘Sweet Children’. Em 1991 o grupo lançou uma espécie de compilado de seus primeiros trabalhos que se chamou ‘1,039/Smoothed Out Slappy Hours’.

Formação Oficial do Green Day

Quando o ano de 1990 chegou ao fim Sobrante anunciou que sairia da banda para fazer faculdade tendo substituído brevemente por Dave E.C. Não demorou muito para que Tré Cool se tornasse o baterista oficial do Green Day mantendo o seu posto até os dias de hoje. Já com o grupo devidamente fechado o Green Day saiu numa grande turnê entre os anos de 1992 e 1993. O lançamento do álbum ‘Kerplunk’ em 1992 ajudou a solidificar a banda no circuito.

Dookie: O Álbum que Projetou o Green Day no Cenário do Punk

O sucesso do álbum ‘Kerplunk’ fez com que a banda despertasse o interesse de uma gravadora maior, a Reprise Records. Já na casa nova o trio começou a trabalhar em seu novo álbum que viria a ser lançado em 1994 com o nome ‘Dookie’. A gravação do álbum levou apenas três semanas e logo canções como ‘Basket Case’, ‘Longview’ e ‘When I Come Around’ se tornaram grandes sucessos, especialmente com a ajuda do canal musical MTV.

Com o bom desempenho comercial do álbum ‘Dookie’ a banda passou a figurar dentre os grupos mais chamados para festivais, abriram shows da turnê da banda Pansy Division, tocaram no Lollapalooza e Woodstock ’94. Nesse último evento a apresentação da banda ficou marcada pela guerra de lama iniciada pelo trio que incentivou o público a atirar lama no palco criando um verdadeiro caos.

No final do show a confusão era tanta que o público invadiu o palco e um segurança confundiu Mike Dirnt com um dos invasores tirando-o do palco de forma truculenta, o que lhe custou dois dentes. Mesmo com todo esse circo de lama a banda teve um bom reconhecimento por sua apresentação. No ano de 1995 ‘Dookie’ recebeu o Grammy de Melhor Álbum Alternativo.

Insomniac

O ano de 1995 foi bastante positivo para o Green Day que emplacou a música ‘J.A.R’ na trilha sonora do filme ‘Angus’ além de lançar seu álbum seguinte intitulado ‘Insomniac’. Esse trabalho teve um tom mais agressivo em suas letras e melodias já que o cenário punk rock estava descontente com o sucesso repentino de ‘Dookie’ que soava como um som vendido por ter um viés mais melódico.

Esse lançamento não teve a mesma repercussão do anterior, mas vendeu bem e consagrou alguns singles como ‘Brain Stew/Jaded’, ‘Stuck with Me’, ‘Geek Stink Breath’ e ‘Walking Contradiction’. O sucesso tinha chegado ao Green Day sem dúvidas, porém, a banda não estava sabendo administrar o volume de trabalho e precisou cancelar uma turnê por motivo de exaustão.

Mudança de Estética Musical

No ano de 1997 a banda estava pronta para voltar ao cenário musical, contudo, sabia que precisava apresentar algo novo para seu público. Foi dessa necessidade por algo diferente musicalmente que surgiu ‘Nimrod’ em que estava presente influências de gêneros como pop-punk, ska, surf rock e até mesmo uma canção acústica.

O álbum seguinte, ‘Warning’, foi lançado em 2000 e novamente trouxe surpresa para os fãs do trio. Para a crítica especializada nem mesmo o teor politizado das canções foi o bastante para evitar o julgamento de que o Green Day parecia deixar de ser uma banda relevante. Os dois principais singles desse álbum foram ‘Warning’ e ‘Minority’. A popularidade da banda também começou a apresentar queda nessa fase.

Coletâneas

Em 2001 foi lançada a coletânea dos principais sucessos do Green Day sob o nome de ‘International Superhits!’. No ano seguinte foi lançada a coletânea ‘Shenanigans’ contendo canções B da banda inclusive a canção ‘Espionage’ que entrou na trilha sonora do filme ‘Austin Powers – O Agente Bond Cama’. Essa música recebeu uma indicação ao Grammy de melhor performance de rock instrumental.

American Idiot

No ano de 2003 o Green Day entrou em estúdio para gravar 20 faixas para seu próximo álbum que se chamaria ‘Cigarettes and Valentines’. Contudo, o roubo das fitas master do estúdio fez com que a banda decidisse começar o trabalho no novo álbum do zero sem tentar recriar o que foi levado. No dia 21 de setembro de 2004 chega às lojas o álbum ‘American Idiot’.

O conceito desse álbum é bastante interessante, pois as canções funcionam como se fosse uma punk ópera rock em que são apresentadas as histórias dos personagens: ‘St. Jimmy’, ‘Jesus of Suburbia’ e ‘Whatsername’. Esse álbum recebeu o Grammy de 2005 como ‘Melhor Álbum de Rock’. Os clipes derivados dessas canções se tornaram os mais exibidos na MTV. A turnê desse álbum teve nada menos do que 150 datas de shows, a sequência mais longa do Green Day até então.

Bullet in a Bible

Ainda em 2005 a banda gravou um CD e DVD ao vivo, ‘Bullet in a Bible’, com a sua performance no Milton Keynes National Bowl. Nesse álbum estão canções de todos os trabalhos anteriores do Green Day executando dos álbuns lançados pela Lookout!.

Foxboro Hot Tubs; O Projeto Secreto do Green Day

Em 2007 uma banda aparentemente nova chegou a internet com algumas canções divulgadas. O grupo chamado ‘Foxboro Hot Tubs’ era na verdade um projeto secreto do Green Day que sob esse nome lançou um álbum chamado ‘Stop Drop and Roll!!!’ além de fazer alguns shows dentro de uma miniturnê em estabelecimentos consagrados como berços do punk rock.

21st Century Breakdown

O processo de composição das canções e gravação do álbum seguinte a ‘American Idiot’ levou cinco anos. A banda tinha bastante material, mas contava com dificuldades para fazer a seleção do mesmo. Foi somente em abril de 2009 que o álbum ‘21st Century Breakdown’ finalmente foi finalizado.

O álbum teve uma boa recepção do público e da crítica com destaque para cinco singles principais: ‘21 Guns’ (música da trilha sonora do segundo filme da franquia ‘Transformers’), ‘Last of the American Girls’, ‘Know Your Enemy’, ‘21st Century Breakdown’ e ‘East Jesus Nowhere’. Com esse álbum o Green Day recebeu pela segunda vez em sua carreira o Grammy de ‘Melhor Álbum de Rock’.

American Idiot Virou Musical

Tendo um grande potencial para tal, o álbum ‘American Idiot’ se tornou um musical em 2010. A banda lançou então um álbum chamado ‘American Idiot: The Original Broadway Cast Recording’ em que há inclusive uma canção inédita chamada ‘When It’s Time’.

Awesome As Fuck

Em 2011 o Green Day lançou CD e DVD ao vivo chamado ‘Awesome As Fuck’ que conta com gravações de apresentações da banda na turnê de ‘21st Century Breakdown Tour’. No DVD os fãs podem acompanhar dois shows da banda no Japão.

Green Day

Green Day

Trilogia ¡Uno!, ¡Dos!, ¡Tré!,

Os fãs que estavam ansiosos por um novo trabalho de estúdio do Green Day foram recompensados com o lançamento de uma trilogia: ¡Uno!, ¡Dos!, ¡Tré!,. O álbum ‘¡Uno!’ foi lançado em 25 de Setembro de 2012,, o segundo ‘¡Dos!’ chegou as lojas no dia 13 de Novembro de 2012 e o terceiro teve seu lançamento em 11 de dezembro de 2012 como um adiantamento uma vez que Billie Joe Armstrong precisou se afastar dos palcos devido a problemas de saúde. Em 2014 a banda lançou uma coletânea chamada ‘Demolicious’ com direito a uma canção inédita chamada ‘State of Shock’.

Revolution Radio

No ano de 2016 a banda lançou seu novo álbum intitulado ‘Revolution Radio’ tendo como seu primeiro single ‘Bang Bang’. A banda realizará uma turnê no Brasil em 2017 nas seguintes datas: 01 de novembro no Rio de Janeiro, 03 de novembro em São Paulo e 05 de novembro em Curitiba.

Curiosidade: O Que Significa Green Day?

O nome da banda é uma gíria norte-americana que se refere a deixar de cumprir as suas tarefas para passar o dia todo fumando maconha. Desde o início a banda já gostava de impactar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bandas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *