Linkin Park é uma banda de rock americana de Agoura Hills, Califórnia. Formada em 1996, a banda ganhou fama internacional com seu álbum de estreia, Hybrid Theory, que foi certificado em Diamante do RIAA em 2005 e multiplatina em vários outros países. O seu álbum seguinte, Meteora, continuou o sucesso da banda, e foi parar no topo da Billboard 200 em 2003, sendo seguido por uma extensa turnê e trabalho de caridade ao redor do mundo. Em 2003, a MTV2 nomeou o Linkin Park como a sexta maior banda da era do vídeo de música e terceiro melhor do novo milênio, ficando atrás do Oasis e Coldplay.
A banda retornou aos holofotes em 2007 com o sólido Minutes to Midnight conquistando o posto de disco mais vendido do seu ano de lançamento. O quarto álbum chamado A Thousand Suns teve seu lançamento em 2010 obtendo grande sucesso. Nos anos de 2012 e 2014, respectivamente, chegaram ao mercado os álbuns Living Things e The Hunthing Party que demonstraram que a banda continuava seguindo os mesmos elementos que a alçaram ao sucesso. O ano de 2017 foi marcado pelo lançamento One More Light que traz novidades em termos de sonoridade. Ao longo da carreira da banda Linkin Park foram feitas parcerias interessantes como a marcante com o rapper Jay-Z em Collision Course.
O Início da Trajetória do Linkin Park
A banda nasceu como uma diversão de três amigos: Mike Shinoda, Rob Bourdon e Brad Delson enquanto eles estavam na escola, o nome nessa época era Xero. Ao se formarem os amigos decidiram que poderiam levar a música mais a sério e então convidaram para entrar no grupo: Dave ‘Phoenix’ Farrell, Joe Hahn e Mark Wakefield. No ano de 1996 eles improvisaram um estúdio no quarto de Shinoda e gravaram algumas canções.
O grupo ficou bastante frustrado quando não conseguiu fechar um contrato com uma gravadora de maneira que tanto Wakefield como Farrell deixaram a banda. Muito da história de sucesso do Linkin Park se deve a indicação de Chester Bennington para ser o novo vocalista – no lugar de Wakefield – feita por Jeff Blue, o vice-presidente da Zomba Music. A voz forte de Bennington agradou aos remanescentes da banda que decidiram que ela passaria a se chamar Hybrid Theory.
Bennington e Shinoda desenvolveram uma boa amizade passando a compor novas canções para a banda. A mudança de nome aconteceu quando o grupo decidiu fazer uma homenagem ao Lincoln Park que fica em Santa Mônica, Califórnia e que foi o ponto de encontro deles por um bom tempo. Por questões legais e burocráticas Lincoln se tornou Linkin. Novamente Jeff Blue entra em cena, mas agora como vice-presidente da Warner que assina um contrato com a banda para o lançamento de Hybrid Theory, o primeiro álbum da banda.
Hybrid Theory
O primeiro trabalho de estúdio do Linkin Park foi gravado no ano de 2000 inicialmente como uma regravação da fita demo, mas passando posteriormente por modificações especialmente no rap de Shinoda. Dave Farrell foi substituído nas gravações pelos baixistas Scott Koziol e Ian Hornbeck além do guitarrista Brad Delson que tocou baixo em algumas faixas.
O álbum que foi lançado no dia 24 de outubro de 2000 foi um grande sucesso comercial em especial porque suas canções falam sobre sentimentos universais do ponto de vista do eu lírico, isto é, não se joga a culpa em outra pessoa, o indivíduo se coloca como o ‘culpado’ pela forma como está. Nesse trabalho estão canções icônicas da banda como Crawling, In the End e One Step Closer. Crawling recebeu o Grammy de Melhor Performance de Rock.
Esse trabalho recebeu ainda duas indicações na premiação, a de Melhor Artista Revelação e Melhor Álbum de Rock. O Linkin Park se tornou uma das bandas mais procuradas para grandes festivais e ganhou inclusive a gravação do seu primeiro DVD, grupo, Frat Party at the Pankake Festival. Phoenix retornou para a banda e eles lançaram em 30 de junho de 2002 o álbum de remixes chamado ‘Reanimation’.
Lançamento de Meteora
O grande sucesso de Hybrid Theory e Reanimation colocou o Linkin Park na estrada fazendo diversos shows e tendo que trabalhar nas canções de um novo álbum nos poucos intervalos. O grupo disse que a inspiração para as canções veio da região de Meteora, na Grécia, que se caracteriza por ser rochosa e por ter monastérios no topo das rochas. O estilo musical permaneceu praticamente o mesmo, contudo, é possível observar a adição de uma flauta japonesa chamada Shakuhachi.
Dentre as canções desse álbum estão às famosas Numb, Faint, Somewhere I Belong e Breaking the Habit. O álbum Meteora chegou ao mercado em 2003 já com números expressivos de vendas, apesar de não conseguir superar Hybrid Theory. Uma das conquistas dessa época foi o convite feito pela banda Metallica para tocar na sua turnê. O DVD Live in Texas ajudou a consolidar esse momento pleno do Linkin Park com o registro de um show da banda.
Projetos Diversos
O grande sucesso de Meteora fez com que a banda adiasse os planos de lançar um novo CD. Tanto Bennington quanto Shinoda passaram a se dedicar a projetos paralelos a banda. Em 2004 o grupo lançou o trabalho Collision Course em que fez remixes de canções do Linkin Park com músicas do rapper Jay-Z. Porém, nem tudo eram flores nesse período, a relação da banda com a gravadora Warner Bros ia de mal a pior, em 2005 ambas as partes chegaram a um acordo assinando um novo contrato. A banda se tornou cada vez mais engajada e participativa em projetos de caridade.
Minutes to Midnight
No ano de 2006 o Linkin Park voltou a trabalhar em estúdio para gravar o álbum Minutes to Midnight que tem como referência o relógio do apocalipse. Em sua semana de estreia esse álbum vendeu mais de 600 mil cópias. O lançamento aconteceu no dia 15 de maio de 2007 tendo como singles What I’ve Done, Leave Out All the Rest, Bleed it Out, Shadow of the Day e Given Up.
Nesse período o grupo falava bastante sobre gravar um álbum de inéditas, no entanto, o que chegou primeiro aos fãs, em 2008, foi o CD/DVD chamado Road to Revolution: Live at Milton Keynes que documentou um show do grupo que fazia parte da Projekt Revolution.
A Thousand Suns – O Álbum Conceitual
Em 2008 o Linkin Park anunciou que estava trabalhando em seu novo álbum que seria conceitual, isto é, um compilado de canções que conta uma história e no qual todas as letras se relacionam. O álbum que deveria ter sido lançado em 2009, mas as suas canções só começaram a ser divulgadas em 2010. Nesse período de tempo a banda se dedicou a trabalhar algumas canções de maneira diferenciada como Blackbirds que fazia parte de um videogame produzido por eles cujo nome é 8-Bit Rebellion!. Quando o jogador completa o game destrava a música.
O primeiro single foi The Catalyst e o segundo Wretches and Kings liberada para quem comprou o álbum em pré-venda. Na sequência foram liberadas as músicas Waiting for the End e Blackout. No dia 10 de setembro de 2010 o grupo finalmente liberou todas as canções desse CD no Myspace.
Living Things – O Amadurecimento das Canções
Nesse álbum o Linkin Park buscou tirar o foco de suas canções de questões pessoais passando a abordar temas mais polêmicos como fé e política. O trabalho que recebeu o nome de Living Things entrou em pré-venda no dia 16 de abril de 2012. A divulgação começou com o single Burn it Down que ganhou um videoclipe. No final de 2012 o grupo saiu em turnê junto com a banda Incubus.
Em outubro de 2013 a banda lançou o álbum intitulado Recharged com remixes e com a inédita A Light That Never Comes que fez um bom sucesso. O sexto álbum de estúdio da banda chamado The Hunting Party foi lançado em 2014 tendo como primeira música de trabalho Guilty All the Same. O trabalho no sétimo álbum do Linkin Park começou em novembro de 2015.
One More Light
O disco One More Light foi lançado no dia 19 de maio de 2017 tendo como single a música Heavy com participação da cantora Kiara. Outros singles desse álbum foram Battle Symphony, Good Goodbye e Invisible. Parte da base de fãs da banda reclamou dizendo que era um trabalho demasiadamente comercial, porém, ainda assim foi um sucesso comercial.
A Partida de
No dia 20 de julho de 2017 os fãs do Linkin Park assistiram ao clipe da música Talking to Myself e apenas algumas horas depois souberam que Chester Bennington foi encontrado morte em sua casa situada em Palos Verdes, Califórnia. O cantor cometeu suicídio por enforcamento, Shinoda disse que estava muito chocado. A banda começou a realizar ações de homenagem ao vocalista. No dia 15 de dezembro de 2017 foi lançado o álbum One More Light Live com gravações da última turnê de Bennington.