NX Zero é uma banda brasileira formada em 2001, na cidade de São Paulo. A banda lançou seu álbum de estreia, chamado ‘Diálogo?’, pela Urubuz Records, em 2004. Em seguida, a banda assinou com a Arsenal/Universal e lançou quatro álbuns: ‘NX Zero’ (2006), ‘Agora’ (2008), ‘Sete Chaves’ (2009), ‘PROJETO.PARALELO’ (2010) e ‘Em Comum’ (2012).
No ano de 2014 a banda resolveu lançar o EP ‘Estamos no Começo de Algo Muito Bom, Não Precisa Ter Nome Não’ de forma independente. Esse trabalho nasceu de uma fase conflituosa entre os membros do grupo. No ano seguinte, 2015, a banda lançou o seu sexto álbum de estúdio intitulado ‘Norte’ pela Deckdisc. Em 2017 foi gravado o CD e DVD ‘Norte ao Vivo’ no Audio Club na cidade de São Paulo.
Atualmente, a banda está em pausa sem período determinado para voltar desde dezembro de 2017, o anúncio foi feito em março do mesmo ano no programa ‘Altas Horas’. Compõem a banda o vocalista Di Ferrero, o baterista Dani Weksler, o baixista Caco Grandino, o guitarrista Fi Ricardo e o guitarrista e vocalista de apoio Gee Rocha. O tecladista Rafael Mimi faz parte do grupo extraoficialmente desde 2014.
Diálogo com o Sucesso
Algo que nem todo sabe é que a banda nasceu, em 2001, como um trio formado por Yuri Nishida (o vocalista oficial), Di Ferrero (dividindo os vocais) e Leandro Rocha (baterista) com o nome de NX Zero Granada. Aliás, esse é o motivo pelo qual Di tem uma tatuagem de uma granada com asas nas costas. No começo a banda não fez muito sucesso por seu estilo musical não ser o que estava na moda.
A partir de 2004, com o lançamento do álbum ‘Diálogo?’ pela Urubuz Records, o grupo alcançou o sucesso tendo mais de 200 mil cópias vendidas. Algo bastante notório haja vista que a produtora não era muito conhecida. Em 2006 a banda, que ainda era independente, ganhou grande destaque na mídia conseguindo fechar um contrato com a Universal Music.
Razões e Emoções
Certamente a primeira música que as pessoas associam ao NX Zero é ‘Razões e Emoções’, o segundo single do álbum que tinha o nome da banda lançado em 2006 já pela Universal. O primeiro single ‘Além de Mim’ também foi um grande sucesso. O grupo passou a frequentar programas de televisão, assinou contrato para um projeto com a Coca Cola e ganhou o prêmio de ‘Revelação’ do Multishow. O terceiro single desse trabalho ‘Pela Última Vez’.
Cedo ou Tarde
O segundo álbum do grupo pela Universal recebeu o título de ‘Agora’ e teve como single destaque a música ‘Cedo ou Tarde’ que foi composta para o pai de Gee. Um dos pontos diferenciais desse trabalho foi a participação de vários outros artistas como o rapper Túlio Dek (que estava em evidência nesse momento) e duas cantoras da girlband Rouge, Aline e Karin.
Consolidação do Sucesso
Os anos seguintes serviram para consolidar a banda NX Zero na posição de sucesso com álbuns como ‘Sete Chaves’ e ‘Projeto Paralelo’. Uma das canções de maior sucesso dessa época foi ‘Espero a Minha Vez’. O single ‘Só Rezo’ do álbum ‘Sete Chaves’ impulsionou o grupo a ser o vencedor do prêmio ‘Melhores do Ano’ do ‘Domingão do Faustão’ na categoria ‘Melhor Banda do Ano’. O ‘Projeto Paralelo’ foi um álbum que trouxe algumas releituras de grandes sucessos do grupo com a participação de rappers.
Após três anos sem um novo álbum de estúdio a banda lançou ‘Em Comum’ com canções que tinham temática e estilo diferentes dos que vinha apresentando. As músicas de maior destaque desse período são ‘Ligação’ e ‘Maré’. O ano de 2014 foi marcado pelo lançamento de um álbum independente da banda intitulado ‘Estamos no Começo de Algo Muito Bom, Não Precisa Ter Nome Não’. No ano seguinte o grupo lançou o trabalho ‘Norte’ pela Deckdisc.
Dentre as canções que foram lançadas como single estão ‘Modo Avião’, ‘Pedra Murano’ e ‘Breve Momento’. A pausa para um período sabático foi anunciada em 2017, os integrantes do grupo estão se dedicando a projetos paralelos, mas declararam que tm intenção de retornar aos palcos para tocar juntos.