Uma das principais bandas de rock atuais, o Pearl Jam, completará 20 anos de carreira nesse ano. O grupo, que juntamente com o Nirvana, elevaram o estilo grunge no cenário musical, serviu e ainda serve de influência para diversas bandas de rock. Além disso, outra grande característica é o seu engajamento social, o que faz a banda a sempre prestar seu apoio a movimentos que lutam para um mundo melhor, sem tantas desigualdades.
Há dez anos, o empresário do grupo já imaginava como seriam as celebrações quando o grupo completasse 20 anos na estrada. Além de uma grande festa, Jam Kelly Curtis planejou um monte de ações para comemorar essa importante data. O que, a princípio, era apenas um desejo de Curtis, a cada dia torna-se mais realidade. O grupo, que conviveu sempre com boatos de término, querem responder as essas pessoas que duvidaram da ‘sobrevivência’ deles na música.
O primeiro passo já foi dado: os álbuns Vs., de 1993, e Vitalogy, de 1994 foram relançados em edições especiais. Os relançamentos, que vêem em um caixa, contêm faixas bônus inéditos além de um show completo do grupo em 1994 na cidade de Boston e também uma fita cassete com a série de rádio que Eddie Vedder, líder do grupo, fez durante a turnê do Vitalogy. Segundo os integrantes do grupo contam, Vedder dirigia uma van com uma estação de rádio pirata tocando músicas como forma de protestar contra as grandes gravadoras.
Além disso, um documentário, dirigido por Cameron Crowe, e também um grande festival durante o verão norte americano promete ser feito para comemorar a data. O documentário tenta retratar toda a história do Pearl Jam, com imagens do começo da carreira até o auge do sucesso. Fatos que marcaram a carreira do grupo, como a apresentação deles em Rosskilde, em 2002, onde nove pessoas morreram pisoteadas. Já o festival será um evento de um ou dois dias e contará com diversas bandas, sendo que eles encerrariam as apresentações todos os dias.
História
O grupo se formou na cidade de Seattle, nos Estados Unidos. Os integrantes atuais são: Eddie Vedder, que é o vocalista e um dos guitarristas; Jeff Ament é o baixista; Stone Gossard é o guitarrista base; Mike McCready é o guitarrista solo; e por fim o baterista Matt Cameron. O único músico que não esteve no começo da banda é Cameron.
Ao longo dos 20 anos de carreira, o Pearl Jam lançou nove discos. A única passagem da banda pelo Brasil ocorreu em 2005, com cinco apresentações. Eles foram cotados para tocarem no SWU de 2010, mas por motivos pessoas do vocalista Vedder, a banda teve que negar a sua segunda passagem pelo país.