A banda estadunidense de rock Queens of the Stone Age foi fundada em Palm Desert, Califórnia no ano de 1997, também pode ser conhecida pelo acrônimo QotSA. O que tornou a banda muito conhecida no mundo todo foi o fato de ela popularizar um estilo musical pouco difundido até o começo dos anos 2000, o stoner rock.
Outro fato de que marcou bastante a história da Queens of the Stone Age foi a constante mudança de integrantes da mesma. O único integrante original que permanece é o vocalista/guitarrista/compositor Josh Homme.
Prólogo Da Banda
Muito antes do surgimento da Queens of the Stone Age existia outra banda californiana de grande expressão no cenário musical, a Kyuss. Uma banda de heavy metal que saiu do completo anonimato para um grande sucesso por ser apadrinhada por Chris Goss. A Kyuss chegou a ser considerada o principal expoente do subgênero stoner rock.
Vários músicos de qualidade fizeram parte da formação do Kyuss durante o seu período de atividade e dentre esses nomes está Josh Homme. Mesmo com todo o sucesso da Kyuss, Homme, líder e guitarrista da banda, decidiu desfazer o grupo em 1995. Depois disso ele se mudou para Seattle.
Morando em Seattlea Homme entrou para a Screaming Trees no papel de segundo guitarrista na turnê do álbum Dust de 1996. Nessa fase ele chegou inclusive a se apresentar no festival Lollapalooza tocando o Trees ao lado de bandas como Soundgarden e Metallica.
A partir do ano de 1997 Josh passou a ter mais tempo para trabalhar num projeto próprio uma vez que as atividades do Screaming Trees foram se tornando cada vez mais esporádicas. Nesse momento de liberdade criativa surgiu um projeto próprio que foi o início da série Desert Sessions.
Um projeto em que ele pode expressar de forma mais livre o experimentalismo. Foi na sequência desse projeto mais experimental que Josh decidiu montar outra banda, a Queens of the Stone Age.
O Começo Do Queens Of The Stone Age
Juntamente com Alfredo Hernandez (ex-integrante da Kyuss) Josh formou a nova banda. O som da Queens of the Stone Age lembrava em princípio um pouco da Kyuss, porém, logo de cara ficava bem claro que a proposta era outra. O primeiro álbum teve como nome o nome da banda e foi financiado por seus integrantes.
O primeiro álbum conseguiu uma boa repercussão e uma boa vendagem no mundo o que ajudou a fixar o nome Queens of the Stone Age no cenário musical.
Rated R
No ano 2000 a banda Screaming Trees chegou ao seu fim oficial e assim Josh pode se dedicar mais integralmente ao trabalho da QotSA. Nesse momento a banda já estava trabalhando no seu segundo álbum que além de ótimas músicas contaria com participações mais do que especiais.
Dentre as participações especiais estavam Mark Lanegan e Barrett Martin do Screaming Trees, Pete Stahl do Scream e Goatsnake, Rob Halford do Judas Priest entre outros nomes. O álbum Rated R foi incensado pela crítica, mas vendeu pouco. Esse álbum rendeu ao Queens of the Stone Age uma turnê bastante cansativa de dois anos pelo mundo todo.
Nessa série de shows está inclusa a apresentação no Rock in Rio em 2001 em que Nick Oliveri se apresentou completamente no palco do evento.
Songs For The Deaf
No ano seguinte a banda já começou a trabalhar no seu terceiro álbum, Songs For The Deaf. Foi nesse trabalho que Mark Lanegan (ex-integrante da Screaming Trees) se tornou um integrante oficial e passou a atuar como segundo vocalista. A bateria contou com o megastar Dave Grohl (ex-Nirvana e líder do Foo Fighters).
O álbum teve uma turnê e se tornou um sucesso de público e crítica. Em 2002 o Queens passou por algumas dificuldades já que Dave Grohl retornou ao Fighters sendo substituído por Joey Castillo. A demissão de Nick Oliveri no final de 2003 foi apenas mais uma complicação, sobre isso Josh disse que o comportamento do colega era inaceitável.
Lullabies To Paralyze
O quarto álbum, Lullabies To Paralyze, do QotSA trouxe uma nova proposta para os fãs. A ferocidade convencional da banda deu lugar para músicas com letras e melodias mais densas, perturbadoras, sombrias e pesadas. Após alguns shows de turnê desse álbum foi a vez de Mark Lanegan deixar a banda.
Alguns momentos marcantes dessa fase foram a gravação do Akustik Session em Berlim, a apresentação com John Garcia (ex-vocalista da Kyuss) em que foram cantadas canções da antiga banda e também a gravação ao vivo de The Years And Through The Woods.
Era Vulgaris
Quando a turnê de divulgação de Lullabies Josh teve uma filha e ficou um pouco no ar quais seriam as próximas atividades da banda. No segundo semestre de 2006 a banda QotSA entrou em estúdio para gravar o seu 5° álbum. A produção desse trabalho ficou novamente a cargo de Chris Goss.
O nome desse álbum é Era Vulgaris, ele foi finalizado em 2007 e lançado no mesmo ano. Um dos principais problemas da banda nessa fase foi definir a sua line-up uma vez que estavam acontecendo inúmeras entradas e saídas de integrantes.
…Like Clockwork
O dia 20 de agosto de 2012 trouxe esperança para os fãs da Queens of the Stone Age, pois depois de um tempo de incertezas a banda atualizou o seu status do Facebook com a palavra “gravando”. Já em 2013 a banda anunciou o lançamento do novo trabalho que recebeu o nome de “…Like Clockwork”.
Esse trabalho conta com muitas participações especiais como Jake Shears (Scissor Sisters), Elton John, Alex Turner (Arctic Monkeys), Trent Reznor (Nine Inch Nails) e até mesmo os regressos de Nick Oliveri, Alain Johannes e Dave Grohl. Na apresentação da banda no Lollapalooza Brasil foi feita a apresentação do novo baterista da banda Jon Theodore, ex-The Mars.
No dia 8 de abril de 2013 foi lançado o novo single “My God is the Sun” oficialmente. Além do single a banda anunciou nesse dia a data de lançamento do álbum, 3 de junho de 2013, e ainda a listagem de músicas. O Queens of the Stone Age é um grupo bastante forte e que tem muitos fãs em todo o mundo.