A banda Tihuana surgiu no ano de 1999, e se tornou uma banda bem influente no cenário do rock nacional, sendo a maior influência do grupo a música latina, mas também com um pouco de ska, reggae, punk rock e rapcore.
História da Banda
Quatro amigos se juntaram, pois desejavam que o rock tivesse mais representatividade no país, todos eram do Rio de Janeiro, mas decidiram se mudar para São Paulo a fim de divulgar a banda que formam inicialmente chamada de “Ostheobaldo”. Paulo Guilherme tocava bateria, Baía ficava na percussão e nos vocais, Léo era o guitarrista e Román tocava baixo. Os quatro ficaram em São Paulo mesmo após perceberem que a banda não estava se saindo como esperavam, e enquanto ficavam entre voltar para a casa ou tentar continuar ganhando a vida dessa forma, conhecem Egypcio, que se tornaria o vocalista do Tihuana.
Os cinco se encontraram em uma feira de surfe em São Paulo, e todos, principalmente Paulo Guilherme, ficaram bem impressionados com o vocal de Egypcio, então, entraram em contato com ele para que pudessem gravar algo juntos. A primeira demo da banda possuía seis canções, e foi o que bastou para conseguirem um contrato com a Virgin Records.
Primeiro Álbum: “ilegal”
O álbum de estreia da banda foi lançado em 2000, e trouxe sucessos como “Eu vi Gnomos”, “Pula!” e “Tropa de Elite” (essa última se tornaria um fenômeno nacional após o lançamento do filme “Tropa de elite” no ano de 2007). O primeiro álbum vendeu 150 mil cópias, o que rendeu a banda o seu primeiro disco de ouro.
Com o primeiro disco a banda conquistou o sucesso que os integrantes não tinham conseguido antes em vários anos tentando, começaram a tocar em todo canto do país, participaram do Rock in Rio, e se tornaram bem conhecidos por todo o território nacional.
Segundo Álbum: “A Vida Nos Ensina”
O lançamento do segundo álbum ocorreu no ano de 2001, intitulado por “A vida nos ensina”, a banda trocou de gravadora, e agora lança esse álbum pela EMI. A maior mudança desse álbum é claramente as influências latinas que a maioria das músicas possuem, várias delas possuem instrumentos andinos em sua melodia. O sucesso do segundo álbum foi tal qual o do primeiro, os hits de “Ilegal” ainda tocavam nas rádios, e rapidamente se juntaram a eles os hits do novo álbum. Como o lançamento do segundo álbum foi próximo do primeiro, eles emendaram a turnê que estavam fazendo, mas dessa vez com uma apresentação inédita no Japão.
Terceiro Álbum: “Aqui ou em Qualquer Lugar”
O terceiro álbum tem novamente uma mudança no estilo musical, dessa vez com muito mais influência do rock, com as guitarras se sobressaindo em todas as canções. Intitulado de “Aqui ou em Qualquer Lugar”, o terceiro álbum foi lançado no ano de 2003, e agora pela gravadora Sony Music.
Quarto Álbum “Tihuana”
O quarto álbum foi lançado no ano de 2005, e trouxe como seu nome o próprio nome da banda. O principal hit do álbum era “Renata”, uma canção que fala sobre a prostituição infantil, tema bem polêmico, trazia também a canção “Mulheres são de Vênus Homens são de Marte”. Esse álbum foi lançado pela gravadora Midas Studios.
Esse disco novamente é inovador para a banda, dessa vez trazem algo mais melódico, e letras que faziam o público refletir sobre problemas sociais. Esse álbum foi muito elogiado pela crítica, tanto pelas suas melodias de qualidade, como pelas letras intensas e fáceis de serem decoradas.
Quinto Álbum: “Um Dia de Cada Vez”
O quinto álbum mostra como a banda amadureceu em seus primeiro seis anos de carreira, lançado no ano de 2006, trazendo uma nova fase para a carreira do grupo, e adquirindo grande sucesso logo após o seu lançamento.
Segundo declaração dos integrantes do grupo, o título do álbum veio da forma que eles levavam a vida, tentando sempre viver um dia de cada vez. As letras carregam novamente uma mensagem reflexiva, falando sobre política, amor, guerra, religião, ódio de vários tipos de abordagens. Para a composição das músicas houve ajuda de Ivy Martins.
Sexto Álbum: “Tropa de Elite – Ao Vivo”
No ano de 2007 é lançado o filme “Tropa de Elite” que se tornou um sucesso na mídia brasileira, a música usada como tema principal do filme foi a lançada pelo Tihuana alguns anos antes. Com o sucesso do filme veio também o sucesso da banda principalmente por essa canção, que quando lançada estava se referindo a banda como se fosse uma tropa, mas no filme foi associada ao BOPE e a polícia.
Aproveitando o gancho que receberam com o filme, lançam no ano seguindo o seu sexto álbum, esse sendo o primeiro e único disco ao vivo do grupo, gravado no estacionamento do Kazebre Rock Bar, em São Paulo na Zona Leste. Esse álbum conta com participações de diversos outros artistas, como o Di Ferrero e Gee Rocha do Nx Zero e também do Zeider, cantor do Planta & Raiz, além de Mc Leonardo & Mc Júnior, DJ JF e o ator que interpreta o zero cinco, André Ramiro, no filme.
Em 2009 o mesmo álbum foi lançado em DC e DVD. Com esse lançamento eles saíram por duas turnês internacionais, sendo a primeira feito no Japão, e a segunda feita nos Estados Unidos, nos país visitaram as cidades de Toyahashi, Nagoya, Virgínia, Atlanta, Boston e Nova Jersey.
Sétimo Álbum: “Agora é pra Valer!”
O novo álbum da banda foi lançado no dia 10 do mês de maio do ano de 2013, contou com uma diversidade grande de estilos musicais, eles gravaram uma canção que era da banda Ostheobaldo, formada pelos primeiros quatro integrantes antes de conhecer Egypcio, além disso, trouxe alguns sucessos antigos e a canção “Comboio do Terror”, trilha do filme “Tropa de Elite 2”.
A banda continuou se apresentando por diversas cidades, mas sem lançar nada novo, até no ano de 2017, quando o vocalista Egypcio decidiu deixar a banda, e então eles encerraram suas atividades.
Todos Integrantes E Ex Integrantes Do Tihuana
- Adriano Grande: Conhecido como Egypcio, Adriano tocava violão e deu voz aos sucessos do grupo, ela entrou para o Tihuana na fundação do grupo, no ano de 1999, e anunciou sua saída no ano de 2017.
- Román Laurito: Román também entrou para o grupo em sua fundação, sendo um dos integrantes que tentaram o sucesso com uma banda anterior, ele fazia o backing vocal e tocava o baixo nas apresentações do grupo.
- Leonardo Stuart: Conhecido como Léo, era o guitarrista do Tihuana, entrou durante a fundação do grupo, e permaneceu até o ano de 2017.
- Paulo Guilherme: Também conhecido como PG, Paulo Guilherme foi um dos principais motivos para o sucesso do grupo, já que foi ele quem deu mais atenção a Egypcio e conseguiu reunir o Tihuana, também permaneceu na banda durante todos os anos em que ela esteve ativa. Era o baterista e também atuava como backing vocal no grupo.
- Fernando Baía: Fernando entrou para o grupo em sua fundação, no ano de 1999, mas deixou a banda no ano de 2012, durante seus anos no grupo tocava percussão, era DJ e backing vocal.
- Fouad Khayat: Ele entrou para substituir Fernando Baía, no ano de 2012, e permaneceu até o fim da banda no ano de 2017.