Trajetória de Sucesso do Coldplay

O Coldplay é uma banda de rock alternativo de Londres, formada em 1998. O grupo é composto por Chris Martin (vocais, teclados, guitarra), Jonny Buckland (guitarra), Guy Berryman (baixo) e Will Champion (bateria, vocal de apoio, outros instrumentos).

Coldplay

Coldplay

O Estilo do Início

Os primeiros materiais musicais do Coldplay foi comparado a bandas como Radiohead, Jeff Buckley, U2 e Travis. Eles alcançaram a fama mundial com o lançamento do single “Yellow”, seguido do seu álbum de estreia, Parachutes (2000), que foi nomeado para o prêmio Mercury. O segundo álbum da banda, A Rush of Blood (2002), ganhou vários prêmios, incluindo o prêmio de Álbum do ano pela NME.

História

Formação e Primeiros Anos (1996 a 1999)

Chris Martin e Jonny Buckland conheceram-se durante a semana de orientação na University College London (UCL), em setembro de 1996. A dupla passou o resto do ano de faculdade planejando montar uma banda, formando um grupo chamado Pectoralz. Guy Berryman, um colega dos dois, mais tarde, se juntou ao grupo. Em 1997, o grupo, que tinha sido renomeado como Starfish, realizou shows para os promotores locais em pequenos clubes de Camden. Martin também tinha recrutado o seu antigo amigo de escola Phil Harvey, que estava estudando em Oxford, para ser o empresário da banda.O Coldplay chegou a considerar Harvey como o quinto membro do grupo. A formação da banda foi completada quando Will Champion entrou para assumir as funções de percussão. Champion cresceu tocando piano, guitarra, baixo, flauta e ele aprendeu rapidamente bateria, apesar de não ter experiência anterior.

http://www.youtube.com/watch?v=diEn6EiPlDM

A banda finalmente se estabeleceu com o nome “Coldplay”, que foi sugerido por Tim Crompton, um estudante local, que vinha usando o nome para seu grupo.Em 1998, a banda lançou 500 cópias e a maioria dos discos foram dadas a gravadoras e amigos, ficando apenas 50 cópias para venda ao público. Em dezembro, o Coldplay assinou com a gravadora independente Fierce Panda. Seu primeiro lançamento tinha sido rapidamente gravadas ao longo de quatro dias, em Fevereiro de 1999.Depois disso, o Coldplay assinou contrato com a Parlophone para um período de cinco álbuns na primavera de 1999. Depois de fazer a sua primeira aparição em Glastonbury, a banda entrou em estúdio para gravar The Blue Room. Cinco mil cópias foram disponibilizadas ao público em Outubro e o single “Bigger Stronger” recebeu o primeiro lugar da parada da BBC. As sessões de gravação de The Blue Room foram tumultuadas. Inspirados por bandas como U2 e REM, Os integrantes do Coldplay decidiram que iriam operar democraticamente, e os lucros seriam partilhados igualmente.

Parachutes (1999 – 2001)

Em março de 1999, o Coldplay começou a trabalhar em seu álbum gravado no Rockfield Studios com o produtor Ken Nelson. Eles também tocaram no Tour Carling. Lançado em março de 2000, alcançou o número 35 no UK Singles Chart.Junho de 2000 foi um momento crucial na história do Coldplay: a banda embarcou em sua primeira turnê, incluindo uma exibição no Festival de Glastonbury.

A banda também lançou o single “Yellow”. A canção disparou para o número quatro no UK Singles Chart e colocou Coldplay definitivamente nos holofotes.O Coldplay lançou seu primeiro álbum normal, “Parachutes”, em julho de 2000, que estreou no primeiro lugar da parada de álbuns do Reino Unido. “Yellow” e “Trouble” ganharam prêmios no Reino Unido e nos EUA. A Parlophone originalmente previu vendas de 400.000 unidades até o Natal, mas foram vendidas 1,6 milhões de exemplares apenas no Reino Unido. Parachutes foi indicado para o Mercury Music Prize em Setembro de 2000.

A Rush of Blood (2001 – 2004)

O Coldplay voltou ao estúdio em outubro de 2001 para começar a trabalhar em seu segundo álbum, “A Rush of Blood”, mais uma vez com produção de Ken Nelson. O álbum foi lançado em agosto de 2002 e gerou vários singles populares, incluindo “In My Place”, “Clocks” e a balada “The Scientist”.O Coldplay excursionou de junho de 2002 a setembro de 2003 para o Tour “Head”. Eles visitaram os cinco continentes, incluindo o festival de Glastonbury, V2003 e Werchter Rock.

A Rush of Blood (2001 - 2004)

A Rush of Blood (2001 – 2004)

Muitos concertos apresentaram iluminação elaborada e telas individualizadas que lembram o Tour Elevation, do U2. Durante a longa turnê, o Coldplay gravou um DVD ao vivo e CD, Live 2003, no Hordern Pavilion de Sydney.Em dezembro de 2003, os leitores da Rolling Stone escolheram o Coldplay como a melhor banda do ano. A Rush of Blood ganhou o Grammy de Melhor Álbum de Música Alternativa no Grammy Awards 2003. No Grammy Awards de 2004, o Coldplay ganhou como Gravação do Ano por “Clocks”.

X & Y (2004 – 2006)

O Coldplay passou a maior parte de 2004 fora dos holofotes, em um intervalo de turnês e da gravação do seu terceiro álbum. X & Y foi lançado em junho de 2005 no Reino Unido e na Europa. Essa nova data de lançamento colocou o álbum de volta para o próximo ano fiscal, realmente causando a queda das ações da EMI. Ele se tornou o álbum mais vendido de 2005, com vendas em torno de 8,3 milhões de cópias. As comparações entre Coldplay e U2 se tornaram cada vez mais comuns.

Viva la Vida ou Morte (2006 – Presente)

Em outubro de 2006, O Coldplay começou a trabalhar em seu quarto álbum de estúdio, Viva la Vida ou Morte, com o produtor Brian Eno. Fazendo uma pausa na gravação, a banda fez uma turnê na América Latina no início de 2007, passando por Chile, Argentina, Brasil e México. A banda revelou que o álbum parecia estar se moldando com influências hispânicas durante sua turnê. O grupo passou o resto do ano em gravação, principalmente com Eno.

Martin descreveu Viva la Vida como uma nova direção para Coldplay: a mudança de seus três últimos álbuns, que têm referido como uma “trilogia”. Ele disse que o álbum contou com menos falsetes pois ele permitiu registro inferior de voz de precedência. Algumas músicas, como “Violet Hill”, contêm riffs de guitarra e blues. Tornou-se a banda de número um na Billboard Hot 100, e virou número um no Reino Unido, com base nas vendas de download.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bandas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *