A cidade de Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos, viu surgir a banda The Doors no ano de 1965. A banda que tinha um estilo de rock com uma pegada psicodélica teve em seus vocais Jim Morrison, na guitarra Robby Krieger, nos teclados Ray Manzarek e na bateria John Densmore.
Na música do The Doors é possível perceber diversas influências de estilos como o jazz e o blues. A qualidade da música da banda com certeza foi importante para o seu sucesso, porém, os escândalos vividos pelo vocalista Jim Morrison contribuíram também para a fama conquistada no mundo todo.
Dentre as músicas que se destacam estão “Light My Fire”, “Break on Through (To the Other Side)” e “People Are Strange”. No começo da década de 70 a banda se separou e no ano de 1971 Jim Morrison faleceu. O mais curioso é que depois que a banda acabou e Jim morreu o interesse das pessoas pelas canções do The Doors só aumentou.
Parece que o sucesso ficou mais intenso do que quando a banda estava na ativa. Para se ter uma ideia a banda já vendeu mais de 80 milhões de cópias no mundo todo. Anualmente a banda vende em torno de 2 milhões de cópias.
Como Tudo Começou
A banda The Doors começou devido ao encontro de Jim Morrison e Ray Manzarek como estudantes da escola cinematográfica UCLA. Um dia Morrison disse ao seu amigo Ray que escrevia canções. Manzarek se surpreendeu pela qualidade das músicas e sugeriu que eles formassem uma banda.
Nesse momento Manzarek fazia parte de uma outra banda assim como John Densmore e Robby Krieger. Os músicos se juntaram em setembro de 1965 e gravaram uma demo com seis músicas. O nome da banda foi tirado do nome de um livro de Aldous Huxley, “The Doors of Perception”.
Uma curiosidade é que o título do livro foi retirado de um poema de William Blake: “If the doors of perception were cleansed, every thing would appear to man as it is: infinite” (que em português significa: “Se as portas da percepção fossem abertas, tudo apareceria como realmente é: infinito”).
Uma Banda Diferente
A banda The Doors não era uma banda tradicional de rock uma vez que não possuía uma formação comum a esse tipo de banda. As músicas da banda eram feitas por todos do grupo geralmente com a contribuição de Morrison e Krieger nas letras. Durante algum tempo o The Doors tocou na noite até que em 1966 Jac Holzman então presidente da Elektra Records viu a banda e gostou.
The Doors – A Estreia Profissional Da Banda
No ano de 1966 a banda gravou o seu primeiro álbum que foi lançado em 1967. Para promover esse álbum Morrison e Manzarek dirigiram um filme promocional do single “Break On Through” que ajudou a impulsionar a indústria de clipes musicais.
Um dos maiores sucessos desse álbum foi a canção “Light My Fire” em 1967. Ainda nesse ano a banda estreou na TV gravando uma versão da canção “The End” para a CBC em Toronto. Depois da transmissão original essa gravação se manteve inacessível sendo possível vê-la somente no lançamento do DVD The Doors Soundstage Performances do ano de 2002.
Polêmicas
Um dos principais destaques da carreira da banda The Doors foram as polêmicas principalmente as geradas por suas apresentações ao vivo. Dentre os principais problemas estavam as músicas com alguns trechos tidos como impróprios e a forma como Morrison sempre ignorou essas regras.
Prisão
A primeira prisão de Jim Morrison aconteceu em 10 dezembro de 1967 quando o vocalista do The Doors foi acusado de insultar a polícia em frente a audiência em New Haven, Connecticut. O vocalista disse que ele foi pego pela polícia com uma moça nos bastidores da sua apresentação e nesse momento atacado com spray por um agente o que teria resultado no tal insulto que o fez ser preso.
Vendo a Si Mesmos
Uma passagem curiosa da carreira do The Doors é a que aconteceu no dia 24 de dezembro de 1967. A banda estava fazendo um show e aguardava que passasse na TV a sua participação no programa “Jonathan Winters”.
No momento em que a banda começou a aparecer na TV parou de tocar no seu show e o público pode ver o The Doors assistindo a si mesmo no programa. Depois que a sua participação acabou a banda desligou a TV.
O Incidente Em Miami (1968-1969)
O famoso incidente de Miami aconteceu no dia 1° de março de 1969 num show realizado no “Dinner Key Auditorium”. Nesse época a bebida e as drogas tomavam conta da vida de Jim Morrison e enquanto esperava o voo para realizar o show ele bebeu muito.
Ao que parece Morrison quando subiu no palco e viu mais de 13.000 pessoas assistindo seu show ficou fora de controle e gritou no microfone: “O que vocês quiserem vamos fazer” e depois tirou as partes íntimas para fora da roupa. Manzarek diz que isso jamais aconteceu.
De acordo com Manzarek, Morrison, apenas disse que iria mostrar as suas partes íntimas e as pessoas hipnotizadas pela magia do show e pela forma como ele sacudia a sua roupa (um tipo de camisola) tiverem a impressão de ter visto. Devido a essa “brincadeira” Jim Morrison foi preso pelas autoridades locais e vários shows da banda foram cancelados.
The Soft Parade – 1969
No ano de 1969 a banda lançou o seu quarto álbum chamado “The Soft Parade” que tinha um som bem diferente do que tornou o The Doors uma banda famosa, os fãs começaram a se afastar do grupo. Em 1970 a banda lançou um novo LP, Morrison Hotel, no qual o seu som ficou mais próximo ao do começo da carreira.
A Morte De Jim Morrison – 1971
No ano de 1971 Jim Morrison decidiu que precisava descansar e foi para Paris com sua namorada Pamela Courson no dia 11 de março. No dia 16 de junho foi feita a última gravação de Morrison, ele convidou músicos que conheceu na rua para o seu estúdio e o resultado disso foi lançado em 1994 num CD chamado “The Lost Paris Tapes”.
Em 3 de julho de 1971 Jim Morrison morreu de uma forma bem misteriosa na banheira do seu apartamento. A causa da morte foi declarada como ataque cardíaco, porém, mais tarde ficou-se sabendo que nunca foi realizada uma autopsia no corpo. A banda continuou tocando por um tempo com outro vocalista, mas parou retomando as atividades em 2002.