Nos dias de hoje, novas bandas aparecem praticamente a cada dia. Algumas se destacam pelo visual, outras pelo estilo musical diferenciado ou simplesmente iniciam carreira por terem como participantes, filhos nascidos de grandes músicos. Infelizmente, o rock evoluiu para um ritmo que não é mais levado a sério, desde que bandas genéricas compõem o maior pedaço desse cenário musical.
Mas ainda é possível ouvir rock de qualidade, cujos artistas não tocam apenas para fazer sucesso e ganhar dinheiro, pois, tocam rock do tempo em que o ritmo ainda era novidade. E o mais interessante, do país que quase ninguém sabe que seus músicos fazem um bom som com guitarras.
Estou falando de uma banda que revolucionou a história da música japonesa. A lendária e amada banda nipônica X Japan aterrissará aqui em setembro pra nos mostrar o que é rock de verdade.
Sobre a Banda
X Japan é uma banda de rock japonês (o chamado J-Rock) formada em 1982, e que é considerada a precursora do movimento musical Visual Kei, que continua até os dias de hoje em várias bandas do país. Inicialmente chamada de NOISE, trocou seu nome para X no lançamento de seu primeiro álbum, VANISHING VISION.
O grupo teve constantes trocas de integrantes, mas a formação principal foi de Toshi no vocal, hide (com todas as letras minúsculas) e Pata na guitarra, Taiji no baixo e Yoshiki na bateria e piano, sendo este último, o líder do grupo. Em uma turnê, a banda descobre outro grupo musical com o nome de X, tendo então seu nome trocado por X Japan.
O estilo de X Japan era único. Em sua música, a banda misturava várias vertentes do rock, como Heavy Metal, Hard rock, Speed Rock, Glam rock e diversos outros. Apesar de puxar para um som agressivo e “metal”, várias de suas músicas ficaram conhecidas pela melancolia do piano misturada aos belos e dramáticos vocais de Toshi.
O visual do grupo também era notório, desde que iniciaram o visual ei. Foram os primeiros a se vestirem do jeito pitoresco da modalidade, com toques de androginia e roupas de cores chamativas. O lema de X Japan era “Violência Psicodélica – Crime do Choque Visual”.
O Triste Fim… Ou Somente uma Pausa
Em 1997, o vocalista Toshi misteriosamente anunciou sua saída da banda. Foram vários os rumores sobre o que o motivou a tomar tal decisão, como sua entrada em uma seita religiosa, algum tipo de depressão etc. Porém, o próprio Yoshiki disse que o vocalista nunca quis ser um astro do rock, tendo dificuldades para se adaptar à vida cheia de conturbações.
O líder resolve então desmontar a banda, não sem antes realizar um último show batizado de THE LAST LIVE em 1997. Yoshiki até cogitava a ideia de reunir a banda em 2000, quando o guitarrista hide morreu em 1998, interrompendo sua gloriosa carreira solo. O músico foi encontrado estrangulado em uma maçaneta por uma toalha em seu pescoço.
Um exame médico mostrou que o guitarrista estava com altos índices de álcool em seu sangue, o que pode explicar a morte misteriosa, como um acidente infeliz. No funeral, toda a banda se reuniu e tocou a sua famosa música Forever Love, como um tributo ao amigo. Um museu foi erguido em memória a um dos maiores guitarrista de todos os tempos.
O Retorno Triunfal
Em 2007, Yoshiki pegou os fãs de surpresa com a notícia do retorno do X Japan, juntamente a um novo álbum denominado Jade.
E para a alegria do público brasileiro, neste ano de 2011 a banda passará por São Paulo em uma turnê mundial. Para os fãs de J-Rock e Visual Kei do Brasil, será um dos maiores shows da história.
Dia 11 de setembro ficará marcado com as guitarras furiosas e vocais dramáticos, todos regidos pela inconfundível habilidade de Yoshiki ao piano. Os ingressos já estão a venda pelo serviço Ingresso Rápido.
Você vai perder essa lenda do rock?
cony / voto por agosto,seguro emziepan las discusiones acerca de quien suena como cual la verdad las dos bandas estan buenas pero me quedo con AGOSTO porq son del sury el esfuerzo es doble.