Cantar no ritmo de uma música pode não ser tão simples quanto parece num primeiro momento. Algumas pessoas tem extrema facilidade para se adequar ao ritmo de uma canção seja para cantar ou dançar, contudo, para outras pode ser bastante frustrante tentar diversas vezes sem conseguir estabelecer o ritmo correto. A seguir vamos dar algumas dicas de como conseguir cantar seguindo o ritmo de uma música. Preparado para soltar a voz?
Ritmo
O grande segredo para aprender a cantar no ritmo é estudar um pouco de teoria musical entendendo qual a lógica para acompanhar o andamento das canções. Quando se inicia esse tipo de estudo se compreende o que leva um indivíduo a cantar fora do ritmo da canção, trata-se da falta de percepção rítmica. Uma música é formada pelo conjunto de compasso e tempo. Para ilustrar de uma forma menos abstrata vou citar como exemplo quando ouvimos uma canção e começamos a bater palmas como um acompanhamento para a mesma.
Ao fazer isso estamos marcando o ritmo da canção, a pulsação nada mais é do que o tempo de marcação da música. As músicas nos fazem pulsar dentro de um ritmo específico. Seguindo essa linha de raciocínio temos o compasso que nada mais é do que agrupamento desse tempo. Os compassos mais comuns são: Binário, Ternário e Quaternário. Cantar uma música fora do compasso é mais ou menos como estar caminhando ao lado de alguém que anda mais rápido ou mais devagar que você, é necessário correr ou desacelerar para que se possa caminhar lado a lado.
Frequência
Coloque sua mão sobre seu peito e sinta o seu coração batendo, ele possui uma frequência própria. Assim como o coração tem uma frequência ordenada (quando está desordenada é sinal de problema) cantar também exige que possamos entrar numa frequência própria. É aí que reside a dificuldade que muitas pessoas tem para cantar no ritmo de uma canção. Se você tem tentado sem sucesso conseguir um bom resultado vocal vai gostar das dicas que listamos a seguir.
Técnicas Para Cantar no Ritmo
Essas técnicas vão te ajudar a encontrar um ritmo certo para cantar cada canção.
Técnica das Palmas
Enquanto escuta canções bata palmas tentando entrar no rimo das mesmas. Boa parte das canções tem ritmo 4×4, depois de conseguir acompanha-las chega o momento de estudar outros compassos como o Ternário e o Binário.
Técnica do Instrumento
Após ter conseguido acompanhar o ritmo de uma música com as palmas é interessante estudar e aprender a tocar um instrumento rítmico como bateria, tambor, pandeiro entre outros. O entendimento de como tocar esse instrumento fará com que você acompanhe com mais assertividade o ritmo das músicas que pretende cantar.
Técnica de Cantar Junto com o Cantor
Sabe aquele cantor que você adora? Monte uma playlist com as suas músicas preferidas dele e dê um play para cantar junto. Marque o compasso da música de que mais gostar da lista e não deixe de marcar o tempo forte. Quando se canta junto a um cantor profissional é mais fácil entender a lógica do ritmo. Se for possível tente acompanhar depois só o instrumental da música.
Gostou dessa dica de como aprender a cantar no ritmo de uma canção? Aplique essas dicas em seu dia a dia!