Como Marcar o Espelho do Violino?

Sobre o Instrumento

O violino é um instrumento musical de cordas friccionadas. Ele foi criado por volta de 1570, por Gasparo de Salò, um italiano. A palavra violino somente foi introduzida na língua portuguesa após o século XX, antes disso ele era chamado de rabeca, sendo assim ainda conhecido em alguns locais.

O violino é o instrumento mais agudo de sua família, além de ser o menor, a família desses instrumentos de cordas friccionadas é formada pelo violino, violoncelo, viola e contrabaixo. Ele é formado por quatro cordas, que vão da afinação mais aguda para a mais grave. Ele possui um timbre brilhante, estridente e agudo, mas dependendo da forma em que é tocado, além da composição de suas cordas é possível criar um som mais aveludado.

O som do violino é produzido a partir do movimento de friccionar as cerdas de um arco que é produzido em madeira por cima das cordas do braço do violino. É possível também executar a partir de dedilhadas ou beliscos nas cordas, ou também por friccionar a parte de madeira do arco, e ainda pela percussão com os dedos. Com isso, de acordo com as cordas tocadas, é possível se produzir sons e acordes diferentes.

Espelho do Violino

Espelho do Violino

Os violinos ainda podem ter o seu som amplificado, por meios eletrônicos, isso é bastante utilizado nos naipes de cordas das orquestras. Ele é mais utilizado nas músicas de concerto, porém também pode ser encontrados em composições de musicas populares, na música folclórica, no rock e em diversos outros gêneros.

Quando ele é tocado na orquestra, quem é o líder no naipe é chamado de spalla, ele é o líder de primeiros-violinos, é ele quem comanda a orquestra depois do maestro, se posicionando a esquerda dele. A extensão do violino é do sol 3, que se encontra mais grave na última corda solta, até o Si 6, que é a nota antes da mais aguda possível de se ouvir.

As cerdas do arco do violino geralmente são feitas de material sintético, ou de fios de crina de cavalo. O seu corpo é de madeira.

Como Marcar o Espelho do Violino?

O instrumento possui um diferencial se comparado aos outros instrumentos de corda, já que eles normalmente possuem o seu espelho já dividido em casas por trastes, e com isso fica fácil de encontrar todas as notas. Já no violino, não há essa marcação, então consequentemente é preciso uma percepção mais apurada para conseguir acertas as notas com precisão, sendo um assunto bem complicado de se conseguir aprender logo no inicio do estudo de violino, e algo que leva tempo para ser aprendido.

Por isso é preciso ter um pouco de conhecimento para conseguir fazer a marcação correta do seu espelho, e não criar vícios errados que podem levar a uma má execução na hora de toca-lo. Conheça algumas dicas:

Marcando o Espelho do Violino

Marcando o Espelho do Violino

Comece Pelas Cordas Soltas

Para conseguir fazer a marcação correta, o primeiro passo deve ser sempre saber todas as notas que as cortas soltas irão soar, pois dessa forma você conseguirá identificar mais fácil e seguir com o processo. As cordas vão da mais grave para a mais aguda, dessa forma: G (Sol), D (Ré), A (Lá) e E (Mi). A corda G se encontra a direita, quando o violino é pego para ser tocado.

Faça as Marcações

Após encontrar as cordas, e sabendo o tom que elas devem soar, é possível afinar o violino para ele ficar nas notas certas. Após isso é possível começar com as primeiras marcações, elas podem ser feitas com pedacinhos de fita crepe, pois irão facilitar a visão, e é necessário também o uso de um afinador para conseguir saber onde deve ser marcado.

A primeira marca será feita dois dedos a partir da pestana, nesse ponto você deve fixar a fita crepe, então pegue a corda A (ou Lá), como base e ao tocar tal corda, deve aparecer no seu afinador a nota B (Si), esse deve ser o ponto da primeira marcação, para encontra-la você pode ir movimentando o dedo um pouco para frente e para trás, até achar o ponto exato, e então colar a fita novamente, agora no local certo.

A segunda marca que será feita será três dedos depois da primeira marca, faça a marcação e novamente pegue seu afinador, dessa vez a nota que deve estar soando é a D (ré) a partir da corda A (Lá), faça o mesmo processo até achar o ponto exato, e então fixe a marca.

Como Limpar Seu Violino?

Como Limpar Seu Violino?

A terceira marca fica dois dedos a frente da segunda marca, aqui é o mesmo processo, dessa vez a corda A (Lá) deve soar E (mi) no afinador.

Depois de feita todas essas marcações, são possíveis encontrar todas as notas do violino, pois como é possível saber qual nota soa acima da marcação, você conseguirá perceber entre a primeira marcação e a pestana existirá uma nota em cada corda, assim como na segunda marcação, e na terceira também.

Essa é uma boa forma para começar os estudos no violino, já que a partir disso será possível aprender diversas outras coisas, de maneira mais facilitada, já que as marcações irão ajudar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *