Musica Brasileira
No nosso país onde há presença de uma grande diversidade de pessoas de diversas raças e credo, na musica não poderia ser diferente. A música brasileira nasceu, principalmente, pela mistura de elementos africanos, europeus, trazidos na época da colonização pelos portugueses e escravos. Essa mistura foi ocorrendo ao longo dos anos.
A Música Hoje
Nos dias atuais qualquer pessoa consegue se inserir no mercado da música, mesmo com as dificuldades iniciais, independentemente do gênero musical. Desde os anos 90 há uma maior valorização e divulgação das raízes da música, fazendo com que sejam mostradas grandes variedades e originalidade observada em misturas criativas que deram origens a estilos de grande influencia, como a musica sertaneja, o samba, o samba- reagge, o forró tradicional, o forró universitário e dentre outros.
Muitos afirmam que as MPB dos anos 70 e 80 são as melhores, já outros afirmam não conseguir viver sem o famoso funk. Mas cada região ainda hoje possui seu gênero musical, no interior de São Paulo, o forró é muito procurado para o divertimento noturno de diversos jovens, já no Rio de Janeiro, o que manda é o samba, sendo que o funk não fica muito atrás. Já o tipo de música que está fazendo a cabeça de muitos jovens é o Rock colorido, que garantiu à banda Restart 5 prêmios no VMB 2010 apresentado pela MTV.
Transformações Na Produção De Musica
A indústria brasileira de música vem passando por grandes transformações nos últimos quarenta anos. Pode ser dito que a primeira grande mudança ocorreu nos modos de produção e consumo que ocorreu na década de 1970 no processo de consolidação da industria cultural e de elevação de um mercado de bens simbólicos.
Anos mais tarde, novamente, a indústria sofre outra reviravolta com o advento e difusão da tecnologia para armazenamento, forçou uma nova mudanças na estrutura das produtoras. Tal mudança reduzia os custos possibilitando pequenas produtoras competir com os gigantes.
Porém, o avanço da tecnologia fez surgir seu ponto negativo para indústria cultural de musicas. Com popularização da internet e surgimento de novos programas, dos quais permitiam que músicas fossem armazenadas em arquivos MP3 e distribuídas livremente pela internet.
Tais práticas aliado a pirataria vêm sendo um fantasma para a indústria cultural brasileira, correndo sério risco de sobrevivência.
Grandes Dificuldades
A maior dificuldade dos artistas atuais, e a venda de suas produções, já que o mundo da internet favorece a cópia e reprodução ilegal destas mídias.
De acordo com diversos cantores, o único meio de realmente ganhar dinheiro na indústria musical é somente realizando diversos shows a preços baixíssimos, e algumas aparições na mídia televisiva. Geralmente ganham um Ibope maior quando vão se apresentar em programas da Rede Globo ou do SBT.