O Que é Compasso Composto na Teoria Musical?

A teoria musical abrange as notas musicais, timbre, sustenido e semitom, notas no instrumento, ou seja, tudo aquilo que analisa, compõe e classifica a música. A teoria musical tem funcionamento tanto perceptivo como descritivo. A teoria se divide ao menos em três classes de estudo, sendo elas: Análise musical, estética musical e notação musical. A primeira é onde se estuda a estrutura musical, as formas musicais, harmonia, forma, contraponto, melodia, solfejo, percepção, ditado. A segunda divide as músicas em gêneros. A terceira estuda o sistema de escrita das músicas, as partituras, cifra e tablatura.

O compasso musical tem como função dividir a música em intervalos de tempos iguais, para que otimize e facilite a leitura. Ele é representado por uma barra vertical na partitura. Geralmente ele é representado pelo número de semínimas que cabem no compasso, porém não quer dizer que ele pode ser formado somente por elas, as outras figuras podem se somar para formar uma semínima. Os números de cada nota são: um – Semibreve, dois – Mínima, quatro – Semínima, oito – Colcheia, dezesseis – Semicolcheia, trinta e dois – Fusa, sessenta e quatro – Semifusa. Com esse números pode-se saber quantas mínimas, semínimas, fusas, colcheias cabem no compasso. O tempo definido para o compasso se relaciona com a pulsação da música, geralmente o primeiro tempo da música é tocado de forma mais forte. Na fórmula do compasso musical, o número de baixo irá indicar em quantas partes uma semibreve (de valor número um), deve ser dividida para obter a unidade de duração, e o número de cima irá definir quantas unidades de tempo o compasso tem.

Num compasso quatro por quatro, a unidade de tempo tem duração de um quarto da semibreve (ou seja uma semínima), e esse compasso tem quatro unidades de tempo. Os compassos podem ter combinações de notas, porém a soma dessas nunca podem ultrapassar ou ser menor que a duração indicada pela fórmula (nesse exemplo de quatro por quatro, quatro unidades de tempo).

Os compassos podem ser simples ou compostos, o compasso simples geralmente possuem denominador de dois ou quatro, nesse tipo de compasso as notas com duração mais pequena que um tempo unem-se para formar o valor total de uma batida. O número de cima de um compasso simples nunca é divisível por três, a não ser quando ele for o próprio três, e as notas com duração de uma batida não são notas pontuadas.

Compasso Composto

O compasso composto tem algumas características como o número de cima ser sempre divisível por três, porém o três não entra, ou seja, os compassos com seis, doze, nove, quinze e dezoito são todos compassos compostos. A nota com duração a uma batida é uma nota pontuada, dessa forma a nota é metade da próxima nota que a seguirá. No compasso simples as notas com duração menor que um tempo unem-se em grupos de três, não resultando assim numa batida. A contagem do compasso composto é feita dando ênfase a cada três números. A métrica do compasso composto é binária, tendo dois pulsos por compasso.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *