Na música, o conceito tempo é a nomeação dada à pulsação desenvolvida em uma determinada composição, os tempos são organizados e agrupados em quantidades iguais se amarando dentro das divisões dos compassos. O tempo na música está relacionado com a pulsação da musicada e não ao som as pausas de tempo em uma partitura ou tablatura dá a ideia de valor na duração do tempo de uma nota para a outra sendo representado como uma unidade. O tempo se organiza independente do ritmo ou qualquer outra propriedade do som, mas é indispensável na organização e sincronia dos mesmos.
O tempo Musical é um elemento de extrema importância na composição da música em seu sentido mais amplo, ele é responsável pela organização dos sons e dos diferentes ritmos musicais variando em intensidade de acordo com o tipo de música.
Quando se fala de ritmo na música, temos que lembrar da organização dos sons na linha do tempo. Toda canção possui um tempo que é responsável pela cadencia, coerência e organização das notas musicais nas diferentes composições e estilos musicais existentes.
O tempo musical é uma forma que os seres humanos desenvolveram para harmonizar os diferentes sons produzidos por eles através da sua língua e das ferramentas produzidas por diferentes sociedades, culturas e períodos da História.
Para Que Serve o Tempo Musical?
O tempo musical é o marcador da duração das notas da música como um todo, o tempo total de uma música e dividido em tempos menores ex: 1 minuto dividido em pequenos recortes de tempo) é como pensar minutos como parte de uma Hora. Os tempos nas músicas podem variar durando mais ou menos. É necessário sentir a música para se entender o tempo, é a partir dele que podemos conhecer e entender os diferentes movimentos dos ritmos musicais. O tempo musical pode ser medido por um instrumento chamado metrônomo, que mede as batidas da música por minuto (uma batida do metrônomo corresponde a um tempo).
Por detrás dos ritmos musicais o tempo é um elemento indispensável para a construção da teoria musical, O ritmo é um elemento indispensável para qualquer musico e este deve ser praticado assim como os outros diversos elementos existentes na música este deve ser melhorado e aprimorado, para isso se torna necessário conhecermos os tempos.
É recomendado para os músicos que estiverem se desenvolvendo no campo dos ritmos utilizar o metrônomo pois este irá ditar e a velocidades dos tempos musicais ajudando-o a não sair do compasso. As notas duram intervalos de tempo constantes e programados, imagine você contando de 1 a 4 mantendo uma mesma cadencia esta contagem representa os espaços de tempo entre as batidas do bumbo da bateria, esta contagem pode variar de acordo com os diferentes tempos das diferentes músicas e tempos musicais, ou seja, entre uma batida e outra do metrônomo o musico irá realizar uma contagem até quatro, esta contagem até quatro é conhecida na teoria musical como semínima.
Tipos de Tempo mMsical
Semicolcheia: esta vai ter uma contagem com duração na nota de 1 até 2, é preciso lembrar que o intervalo entre um número e outro na contagem é correspondente a uma semicolcheia que acontece quando se divide semínima em quatro partes.
Colcheia: O tempo de uma colcheia tem a duração da contagem de 1 até 3 correspondendo assim a duas semicolcheias que é a soma de intervalos de 1 até 2 mais o intervalo de 2 até 3. Semínima: é a contagem que dura de 1 até 1, uma semínima equivale a quatro semicolcheias