Tambor Indígena

Um dos instrumentos mais antigos da historia são os tambores. Eles são símbolos de diversas culturas, como a indígena, que a muito tempo utiliza esse instrumento como forma de expressar sua musica e rituais. Além disso, em rituais de agradecimento e outros tipos de celebrações indígenas, é sempre possível observar a grande presença desses instrumentos, como forma de expressão cultural desses povos.

Para os indígenas, o tambor é um instrumento considerado sagrado, e que faz parte de sua demonstração, cultural e espiritual. Isso porque, a fabricação desse instrumento é realizada de forma tradicional, com a utilização de materiais adquiridos nas próprias florestas que são os arredores das aldeias, para a parte inferior do instrumento.

Os Tambores Indígenas E Sua Criação

A pele do instrumento, na maioria das vezes é de um material que é retirado da pele dos animais que são caçados pelos povos, simbolizando muito para os mesmos. Dessa forma, é muito importante para os indígenas a cultura da fabricação desse instrumento, e também a utilização do mesmo.

Essa santificação do instrumento é uma das primeiras manifestações do mesmo no setor religioso dos povos indígenas.

Apesar de ser um instrumento que foi criado a partir de uma cultura simples dos povos indígenas, hoje, diversas adaptações forma feitas nesse instrumento, fazendo com que o mesmo apresente diversos tipos de sons, e variações em tamanhos e formas.

Geralmente, esse instrumento acaba sendo muito utilizado hoje em dia em escolas de sambas e desfiles, como por exemplo, no dia sete de setembro, onde escolas e diversos grupos comemoram a independência do Brasil.

O som do tambor é muito característico, e funciona como um marcador de batidas e tempo dentro das musicas populares brasileiras. Os ritmos musicais que mais fazem uso desses instrumentos são os ritmos da região norte e nordeste do país, onde o axé, forró e também o frevo é muito marcante.

Esses são os tambores considerados mais clássicos, e que realmente são derivados de forma mais direta da cultura indígena. Em outros casos, instrumentos como tamborim, repique e caixas também podem ser considerados tipos de tambores, mas que acabaram ao longo do tempo passando por mais adaptações em seu som e também forma.

Os tambores indígenas são instrumentos considerados tão importantes e antigos, que existem registros de até mesmo no período colonial já estarem presentes em regiões que não eram aldeais. Isso aconteceu porque a escravidão no Brasil teve grande participação dos povos indígenas, que ao serem levados de suas aldeias, acabaram trazendo com si a cultura musical e o apreço pelos tambores, apesar da vida sofria que levavam em detrimento do período de escravidão.

As escolas de samba carioca principalmente, constituem hoje uma das instituições que mais fazem uso desse instrumento, e levam a cultura musical indígena em alguns casos para frente, ao utilizar os tambores de forma mais artesanal em seus musicas e desenhos de baterias.

A cultura indígena no Brasil é considerada muito forte, e pudemos hoje observar um pouco mais de como ela influenciou no desenvolvimento e criação de conceitos e trejeitos da cultura musical de nosso país.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *