Chitãozinho e Xororó

Há mais de 40 anos na estrada, os irmãos Chitãozinho e Xororó ainda fazem shows em todo o Brasil, lotando os lugares onde tocam o seu sertanejo romântico que os fãs adoram. Mais que artistas, a dupla é considerada uma marca registrada do sertanejo brasileiro. José e Durval (nomes de batismo de Chitãozinho e Xororó) são de Astorga, interior do estado do Paraná, cantam desde meninos, mas o primeiro nome da dupla foi “Irmãos Lima”. No começo a dupla tocava em festas juninas e pequenos eventos na cidade e região.

Em 1970 gravaram o primeiro CD, intitulado “Galopeira”, o sucesso veio 12 anos depois com a musica “Fio de Cabelo”, depois disso a dupla estourou em todo Brasil. Foram a única dupla sertaneja a vender 35 milhões de discos em toda a carreira, os primeiros também a implantarem guitarra elétrica na música sertaneja, a primeira dupla a tocar o estilo em uma rádio FM.

Trajetória de Chitãozinho e Xororó

A dupla escolheu o nome artístico de Chitãozinho e Xororó com base numa canção homônima de 1939 dos compositores Athos Campos e Serrinha. O primeiro álbum da carreira foi lançado em 1970 e nele estava inclusa a canção “Galopeira” que se tornou icônica algum tempo depois. Nessa década lançaram ainda os álbuns “A mais Jovem Dupla Sertaneja” (1972); “Caminhos de minha Infância” (1974); “Doce Amada” (1975) e “A Força Jovem da Música Sertaneja” (1977).

O sucesso começou a surgir a partir do disco “60 Dias Apaixonado” de 1979, no ano de 1981 lançaram o álbum “Amante Amada” que também obteve algum êxito chegando a marca de 400 mil cópias vendidas. No entanto, o grande reconhecimento do público veio somente em 1982 com a música “Fio de Cabelo” parte do disco “Somos Apaixonados”, foram mais de 1,5 milhão de cópias. Essa canção tornou Chitãozinho e Xororó a primeira dupla sertaneja a tocar nas rádios FM.

Trajetória de Chitãozinho e Xororó

Trajetória de Chitãozinho e Xororó

Expansão do Sucesso

No ano de 1993 a dupla gravou a música “Words” em parceria com os Bee Gees que fez parte do disco “Tudo por Amor”, trabalho lançado em português e espanhol. Nesse álbum também estava a música “Guadalupe” que fez parte da trilha sonora da novela de mesmo nome cuja transmissão era feita pelo Telemundo. A carreira internacional de Chitãozinho e Xororó recebeu um grande impulso sendo que naquele ano ficaram em primeiro lugar no “Hot Latin Singles” da Billboard.

O sucesso internacional continuou com a gravação da canção “Ela não vai mais chorar” (“She’s Not Cryin’ Anymore) em parceria com o cantor de música country Billy Ray Cyrus para o disco Coração do Brasil. Em 1995 deram início ao projeto “Amigos” em parceria com Zezé di Camargo e Luciano e também com Leandro e Leonardo. O show dos Amigos foi realizado em São Caetano do Sul com grande sucesso, tinha mais de 100 mil pessoas.

Raízes do Campo

Em 2004 a dupla passou a apresentar um programa na TV Record com o nome de “Raízes do Campo”, a atração ficou no ar até maio do ano seguinte. Também em 2005 foram homenageados pela escola de samba X-9 Paulistana com um enredo intitulado “Nascidos pra cantar e também sambar”. A escola ficou em segundo lugar.

40 Anos de Carreira

No ano de 2010 a dupla completou quatro décadas e para comemorar gravou o CD e DVD “Chitãozinho e Xororó 40 Anos e a Nova Geração”. Nesse trabalho contou com a participação de outros artistas como Luan Santana, João Bosco e Vinicius, Jorge e Mateus, Eduardo Costa, Zé Henrique e Gabriel, João Neto e Frederico, Maria Cecília e Rodolfo entre outros.

Também em 2010 lançaram o trabalho “Chitãozinho e Xororó 40 Anos Entre Amigos”, também em CD e DVD. Nesse trabalho fizeram releituras de grandes sucessos do decorrer de sua carreira. Receberam os amigos Gian e Giovani, Victor e Leo, Bruno e Marrone, Leonardo e Sérgio Reis. Fizeram uma turnê percorrendo o Brasil apresentando esse trabalho em comemoração aos 40 anos de carreira.

Orquestra

No ano de 2013 a dupla fez uma parceria que parecia um tanto improvável, tocaram com a Orquestra Sinfônica SESI São Paulo com a regência do maestro João Carlos Martins. Eles gravaram a canção “Presente Pra Você” para ser o tema das comemorações de dez anos da TV TEM que é uma afiliada da Rede Globo.

Em 2014 voltaram a ser apresentadores no programa Festival Sertanejo no SBT com o objetivo de encontrar a mais nova voz de sucesso da música sertaneja. Nesse ano tiveram o seu álbum “Do Tamanho do Nosso Amor” indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Sertaneja.

A Vida Pessoal de Chitãozinho

Chitãozinho

Chitãozinho

Durante 18 anos Chitãozinho foi casado com Adenair Lima da Silva Xavier com quem tem dois filhos que também são músicos: Aline e Alison Lima. Após se separar de Adenair em 2000 o cantor sertanejo assumiu um relacionamento com Márcia Alves, ex-dançarina do grupo Banana Split.

Em 2003 Chitãozinho e Márcia se casaram, seu primeiro filho havia nascido em 2002. Adenair foi ao programa de Hebe Camargo assim que a relação de seu ex veio a tona e a apresentadora sugeriu que Márcia era garota de programa. Pouco antes de falecer, em setembro de 2012, Hebe foi condenada a indenizar Márcia com o valor de R$ 223 mil.

A Vida Pessoal de Xororó

Xororó e Noely

Xororó e Noely

Em 1972, Xororó conheceu Noely, filha dos cantores Mariazinha e Zé do Rancho. Após dois meses os dois se reencontraram e no ano de 1981 se mudaram para Campinas casando-se em setembro de 1982. Os dois são pais de Sandy e Junior que formaram uma dupla de grande sucesso entre os anos de 1990 e 2007.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Duplas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *