Humberto e Ronaldo

A dupla Humberto & Ronaldo se tornou conhecida no Brasil por cantar sertanejo Universitário. Os seus integrantes se chamam Umberto Aparecido Teixeira Junior (Humberto) e Marcelo Alves de Amorim (Ronaldo), ambos são originários de Goiânia.

Sobre o Sertanejo Universitário

O sertanejo universitário é um ritmo muito famoso no Brasil, havendo diversos cantores dele que se tornam nomes de grande sucesso no país. O estilo musical se derivou do sertanejo. Esse é considerado a terceira modalidade do sertanejo no país, que se iniciou com o sertanejo raiz ou música caipira (que teve início por volta do ano de 1910 e estourou no país por volta da década de 1940), depois veio o sertanejo romântico (que teve predominância nas décadas de 1980 até 1990), e no final dos anos de 1990 até os dias de hoje tem predominado o sertanejo universitário.

O estilo musical possui letras com canções mais simples, que falam de coisas cotidianas dos jovens, como romances curtos, término de relacionamentos, baladas, bebidas, briga entre amigos, etc, tudo isso com uma linguagem mais informal. A maioria dos cantores do gênero é jovem, assim como seu público alvo, daí deriva-se o nome “universitário”. O ritmo substituiu as tradicionais violas, acordeões e violões por guitarras elétricas e sintetizadores, criando algo mais animado e dançante.

Nos estados de São Paulo, Tocantins, Minas Gerais, Paraná, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul o ritmo faz mais sucesso, mas alguns cantores são conhecidos em todo o Brasil.

História do Sertanejo Universitário

A dupla João Bosco & Vinícius foi que deu origem ao ritmo musical, quando se apresentavam em bares universitários na capital do Mato Grosso do Sul, no ano de 1994. O público da dupla passou a serem jovens universitários, e eles passaram a cantar musicas em um compasso mais rápido e com uma maior valorização dos sons acústicos, variando um pouco do estilo musical que estava em alta, o sertanejo romântico. Quando a dupla César Menotti & Fabiano começou a atingir maior sucesso, o ritmo passou a ser conhecido em todo o país e passou a ter maior aceitação.

A música refletiu uma interação entre a metrópole e o interior que ocorria no âmbito acadêmico, onde era comum o uso de viola e violão, e começou a conhecer outros instrumentos, como baixos, bateria, instrumentos de percussão, guitarras e metais. O que resultou em uma nova identidade a antiga música sertaneja, se afastando do que era conhecido e criando um estilo próprio, ao longo dos anos o sertanejo universitário passou a se misturar com outros estilos, como o funk, o arrocha e o pop.

Como o público principal é o público jovem, o ritmo acabou sendo disseminado na mídia e nas redes sociais.

Todos os anos surgem diversos cantores de sertanejo universitário, e vários nomes se destacam dentre tantos integrantes do movimento, alguns deles são: Luan Santana, Jorge & Mateus, Maiara e Maraísa, Marília Mendonça, Henrique & Juliano, João Neto e Frederico, Michel Teló, Israel Novaes, Paula Mattos, dentre diversos outros. Uma das duplas que se destacou nesse cenário foi Humberto & Ronaldo. Vamos conhecer um pouco mais sobre eles:

Biografia de Humberto & Ronaldo

Umberto Aparecido Teixeira Junior é o nome completo de Humberto, que nasceu no ano de seis do mês de abril do ano de 1987. Seus pais são Umberto Aparecida Teixeira e Eliana Aparecido Teixeira, família que vivia em Goiânia. Desde pequeno possuía talento para compor canções, que no futuro fariam parte tanto do seu repertório como de outros grandes artistas brasileiros.

O nome completo de Ronaldo é Marcelo Alves de Amorim, ele nasceu no dia vinte e dois do mês de março do ano de 1981. Seus pais são Zilda Alves de Amorim e Sebastião Amorim, família também de Goiânia, Goiás. Assim como Umberto, Ronaldo também teve seus primeiros passos no mundo musical logo criança, possuindo um talento nato para tocar violão e viola.

Os dois iniciaram a carreira no dia 25 do mês de março do ano de 2008, se lançando primeiro em pequenas apresentações em Goiânia. No ano de 2008 eles lançaram o seu primeiro disco, que foi intitulado “Humberto & Ronaldo – Ao vivo”, que teve certo sucesso no país e rendeu a eles alguns shows dentro do território nacional.

No ano de 2010 uma de suas canções, a música “To vendendo beijo” integrou a trilha sonora de uma novela da Rede Globo, o que fez a música estourar em todo o Brasil e deixar a dupla ainda mais conhecida. No ano de 2011 gravou seu segundo álbum, com participação de grandes nomes do sertanejo universitário: Gusttavo Lima, Bruno & Marrone e Jorge & Mateus, nomes que são considerados por eles grandes inspirações para a dupla, o álbum foi chamado de “Romance – Ao Vivo”, sendo gravado um CD e também um DVD. Ainda no ano de 2011 participou do DVD de estréia do cantor Cristiano Araújo.

Confira a Discografia Completa Da Dupla E Seus Principais Singles:

  • Humberto & Ronaldo – Ao Vivo (lançado no ano de 2009)
  • Romance – Ao Vivo (lançado no ano de 2011)
  • Eu Vou Contar Procêis (lançado no ano de 2012)
  • Hoje Sonhei com Você (lançado no ano de 2013)
  • Canto, Bebo e Choro (lançado no ano de 2014)
  • Playlist (lançado no ano de 2016)
  • Saideira dos 10 Anos (lançado no ano de 2018)

As músicas da dupla que atingiram maior sucesso foram: E deixe o tempo ver (single no ano de 2009); to vendendo beijo (single no ano de 2010); Chega mais pra cá, com participação de Gusttavo Lima (single no ano de 2011); Romance, com participação de Jorge & Mateus (sucesso no ano de 2011); Motel Disfarçado (single no ano de 2012); Só vou beber mais hoje (single no ano de 2012); Dia de sorte (single no ano de 2013); Hoje sonhei com você (single no ano de 2013); Alô DJ (single no ano de 2014); Canto, Bebo e Choro (single no ano de 2015); Solteiro sim (single no ano de 2015); Carência, com participação da dupla Jorge & Mateus (single no ano de 2016); Inimigos do fim (single no ano de 2017); Pai da Pinga (single do ano de 2018); Nem aqui nem na China (single do ano de 2018); Não fala não pra mim bebê, com participação do cantor Jerry Smith (single do ano de 2018); Volta pro seu nego (single do ano de 2019).

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Duplas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *