João Neto e Frederico

O mundo sertanejo está cheio de novos cantores e diversas pessoas que apresentam um ótimo repertório musical, e que fazem do movimento musical sertanejo grande referência no Brasil. Um desses cantores, na verdade uma dessas duplas de músicos sertanejo é formada por João neto e Frederico. Os dois formam hoje uma das principais bandas que representam por todo o território nacional a música sertaneja.

O sertanejo é um estilo musical que é predominante do Brasil e que começou a ser percebido nas rádios e popularmente por volta de mil novecentos e dez. naquela época, as pessoas que cantavam esse tipo de músicas eram chamados de compositores urbanos, e obviamente as pessoas que ocupavam as zonas rurais do Brasil.

O inicio desse movimento musical começou com a reprodução de modas de viola, um tipo de sertanejo mais interiorizado, ou seja, com uma pegada mais rural. Como o próprio nome relaciona, o principal instrumento musical que predominava na época como o principal sons dessas músicas era a própria viola.

Mesmo com todos esses anos, o sertanejo ainda se mantem como o estilo musical mias popular dentre os brasileiros, com uma distância considerável até mesmo do samba.

João Neto & Frederico Participam do Programa Máquina da Fama, no SBT

João Neto & Frederico Participam do Programa Máquina da Fama, no SBT

O Movimento Sertanejo

O sertanejo hoje já apresenta vários tipos de variações entro de uma só sequência musical, mas quando analisamos todo o contexto, é possível perceber que o sertanejo chamado de raiz ou sertanejo caipira, ainda é o mais famoso. O início do sertanejo no Brasil pode ser percebido quando o movimento do Bandeirismo acabou atingindo o Brasil.

Esse foi um movimento que tinha como objetivo desbravar toda a região do interior do Brasil, realizado majoritariamente pelo paulistas em meados do século dezesseis. Parte das pessoas que eram consideradas então pertencentes ao meio dos Bandeirantes resolveram sair do movimento, e acabaram então se espelhando por certas regiões do país, até que se formaram algumas roças, onde a população era então formada em sua maioria por pessoas consideradas viajantes.

As pessoas acabaram se espelhando por quase todas as regiões do país, mas naquela época, era muito forte a ideia de que a cultura do movimento sertanejo nasceu no interior do estado de São Paulo.

A primeira gravação real e profissional do movimento do sertanejo aconteceu em mil novecentos e vinte e nove, com Cornélio Pires.

No começo do movimento sertanejo a maioria das pessoas que faziam a utilização dessa música como seu instrumento de trabalho, geralmente trabalhava com a utilização de viola e também, com dupla sertaneja. Essa é uma tradição que segue até hoje já que é possível observar que ainda existem muitas pessoas que prezam por duplas sertanejas dentro desse movimento musical em si.

Mesmo com muitos anos tendo se passado, o estilo vocal dos cantores de sertanejo não se alterou tanto, Jack ainda é possível encontrar duplas que são caracterizadas por dois tipos de vozes em sua dupla, uma voz menor ou seja mais aguda, e uma voz também chamada de nasal classificada hoje em dia como a segunda voz dentro dessa mesma dupla.

Apesar de um estilo vocal não ter sofrido grandes alterações ao longo dos anos, o ritmo juntamente com a instrumentação e letras das músicas acabaram sendo totalmente mudada, fazendo com que a maioria das músicas hoje retratem o cotidiano das pessoas que a cantam. Antigamente, as músicas de sertanejo eram voltadas para o romantismo, onde a mulher na maioria das vezes era o alvo certo do homem, e o mesmo cantava em suas letras o quanto sofria de amor pela mesma.

A Dupla João Neto & Frederico

A Dupla João Neto & Frederico

Hoje em dia, é possível perceber que ainda existem pessoas que prezam por esse tipo de sertanejo, fazendo então com que as músicas dos mesmos possam ser compradas com as primeiras modas de viola lançadas.

Em contrapartida, as músicas que mais fazem sucesso hoje em dia, também retratam o romantismo, mas de uma forma um tanto quanto mudada, ou seja, com uma linguagem mais atual, e letras que não são tão voltadas para o sofrimento do compositor em si.

Com toda essa influência do movimento sertanejo no Brasil, isso fez com que diversas crianças que gostavam de músicas, crescerem sonhando em um dia ser um famoso cantor brasileiro. Esse é o caso de diversas pessoas que hoje tem um grande nome no mundo da música sertaneja, sejam ela o sertanejo raiz, com a famosa moda de viola, ou até mesmo o sertanejo universitário, uma das mais modernas variações da raiz da música caipira brasileira.

A Vida De João Neto e Frederico

Como a maioria dos cantores do movimento sertanejo que fazem duplas, João Neto e Frederico são dois irmãos. Ambos nasceram em Goiânia, João Neto é o mais velho, nascido no dia doze de agosto do ano de mil novecentos e setenta e nove. Já Frederico nasceu em março, no dia onze do ano de mil novecentos e oitenta e dois.

Como toda a criança tem em sua infância uma pessoa que é vista como referência de vida, João e seu irmão tinham seu avô e seu pai, que hoje eles declaram ter sido a principal base do desenvolvimento e descobrimento musical desses dois ótimos cantores do movimento sertanejo.

O pai dos irmãos também era do mundo da música, e todo o desejo dos meninos em entrar para esse mundo começou com seu pai, onde João neto e Frederico ainda crianças acabavam fazendo companhia para seu pai nos shows que ele realizava em Goiânia.

Os pais de João Neto e Frederico se chamam respectivamente Celina Nunes e Gil Neto Filho. Os meninos acabaram sendo influenciados então por seu pai, e assim ainda em sua infância os dois já serão início em sua carreira musical. Naquela época João neto tinha por volta de doze anos de idade, e seu irmão, Frederico, cerca de nove anos.

No começo, os dois irmão acabaram não formando uma dupla, já que eles tinham um terceiro irmão, o Felipe César. Com ele, os dois irmão formaram então o trio rouxinóis de Goiás.

Frederico desde pequeno deixou muito claro qual seria o seu sonho no mundo da música; poder chegar tão longe quanto outras duplas de irmão chegaram no mundo da música sertaneja, como por exemplo Leandro e Leonardo, um dos maiores exemplos musicais para as crianças da época.

João Neto & Frederico Lançam Novo DVD

João Neto & Frederico Lançam Novo DVD

O fim do trio desses irmãos acabou acontecendo rápido, mas isso não faz com que eles se separassem, e sim com que Felipe César agora se tornasse o emprestaria dos dois irmãos, que então virariam uma culpa sertaneja.

Felipe César empresários os dois irmãos por um certo tempo, até que eles lançaram e gravavam seu primeiro CD musical chamado de Esperando Por Um Sonho no ano de mil novecentos e noventa e oito.

Apesar de ser o primeiro CD lançado pela dupla, o público acabou reagindo de forma muito positiva, até mesmo fazendo com que no dia do lançamento do CD em si, houvessem cerca de mil pessoas como o público da dupla sertaneja.

O segundo álbum da dupla acabou demorando alguns anos para ser lançado, e acabou sendo disponibilizado para ser comprado então somente no ano de dois mil e quatro. Dessa vez, o álbum musical se chamaria então Se Não For Por Amor. Mesmo sendo a segunda gravação da dupla, ou seja, muitas pessoas demoram muito tempo para que possam alcançar uma melhor posição dentro do mundo musical, a dupla de João neto e Frederico conseguiu fazer com que esse segundo álbum já pudesse ser veiculado e disponibilizado em mídia nacional, atingindo diretamente todas as regiões do país.

A partir disso, a carreira da dupla começou a crescer muito, já que diversos públicos foram alcançados e assim seus shows acabaram se do realizados ao longo de todos os estados do país.

Os Projetos Musicais De João Neto e Frederico

Em dois mil e seis a dupla renovou seu projeto de trabalho, com um álbum musical intitulado de Modão- Ao Vivo. Ao longo dos anos que se passaram, a dupla acabou conseguindo cada vez mais visibilidade dentro do país, já que cada vez mais o seu público crescia, novas pessoas acabam conhecendo o talento dos irmãos, e os chamando para shows por todo o território nacional.

No ano de dois mil e oito a dupla lançou João Neto e Frederico- Ao Vivo. Esse foi com toda a certeza um dos trabalhos que mais fez com que a dupla ganhasse reconhecimento nacional. A gravação desse DVD foi realmente muito grandiosa, com um público de cerca de trinta mil pessoas. Algumas das músicas lançadas nesse álbum, acabaram se tornando parte de repertórios de novelas televisivas, como Detonou, que virou trilha sonora de Paraíso, uma novela veiculada pela Rede Globo de televisão.

Após o ano de dois mil e oito, no ano seguinte a dupla lançou seu novo projeto de trabalho, Vale a Pena Sonhar, esse algum acabou contando com mais de vinte e duas músicas e diversos críticos musicais consideram que o álbum foi diretamente responsável por fazer com que o ritmo sertanejo no Brasil sofresse mais um tipo de alteração, introduzindo dessa vez outros ritmos musicais dentro da música sertaneja, como uma pegada no estilo do arrocha, um famoso tipo de música muito ouvida no Nordeste e país.

Os cantores passaram então quase três anos sem lançar nenhum tipo de musica nova, e no ano de dois mil e doze eles inovaram novamente o setor musical, ao lançar um álbum chamado de Ao Vivo Em Palmas; esse álbum foi considerado um dos álbuns mais dançantes na carreira da dupla, e foi gravado e veiculado por um das maiores gravadoras do Brasil, a Som Livre. Duas das músicas apresentadas no álbum conseguiram fazer com que a dupla por um período fosse a mais pedida e tocada em todas as rádios do Brasil, naquela época.

João Neto & Frederico

João Neto & Frederico

Além disso, a música da dupla intitulada de Lê Lê Lê acabou se tornando uma das mais tocadas no país, devido ao grande sucesso que uma novela da Rede Globo, chamada de Cheias de Charme, veiculada pela Rede Globo de televisão. Essa música então fez com que a dupla conseguisse alcançar ainda mais um nível mais alto ainda.

Nos anos que se passaram a dupla continuou lançando novos álbuns com novos sucessos musicais. No ano de dois mil e dezessete eles lançaram mais um sucesso chamado de Saudade Do Caramba.

As Palavras dos Dois Cantores Sobre a Sua Carreira

João neto e Frederico sempre afirmaram que a família foi a sua maior inspiração no mundo da música, já que o avô dos dois juntamente com o pai das crianças acabaram levando as crianças para os shows. Com isso, os dois acabaram se encantando pelo mundo da música e tendo como o sonho principal virar dois cantores.

Os dois cantores também contam que além de músicos são formados em cursos superiores. João Neto é veterinário formado, e Frederico, um agrônomo, e a banda começou logo após os estudos dos dois terem sidos concluídos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Duplas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *