Emival Eterno e Luís José. Os dois nomes podem ser reconhecidos pelos fãs da dupla de Gioanópolis, em Goiás, Leandro e Leonardo. Formado na década de 1980, os irmãos, ex-plantadores de tomate, se tornaram ícones do sertanejo no Brasil e uma das primeiras da leva de duplas sertanejas dos anos 1990, como Zezé di Camargo & Luciano e Gian & Giovani.
O sucesso da dupla veio somente em 1989, no terceiro álbum da dupla, Leandro e Leonardo Volume 3. A música “Entre Tapas e Beijos” foi hit nos rádios brasileiras. No ano seguinte, lançaram “Pense em Mim” e “Desculpe, mas eu vou chorar”. Em 1998, foi identificado câncer no pulmão de Leandro, originado devido ao veneno que pulverizavam nas plantações de tomate em que os irmãos trabalhavam. Após uma série de tratamentos, o cantor não resistiu e faleceu. Ao todo, Leandro e Leonardo venderam 25 milhões de cópias, em 15 anos de carreira.
Biografia de Leandro & Leonardo
Leandro (nome de batismo Luís José da Costa) nasceu no dia 15 de agosto de 1961 e faleceu no dia 23 de junho de 1998. Leonardo (nome de batismo Emival Eterno da Costa) nasceu m 25 de julho de 1963. Os dois são filhos de Carmem Divina Eterno da Silva e Avelino Virgulino da Costa que faleceu em 2015. A família toda trabalhava com plantação de tomates, contudo, ao perceber o dom para música Leandro começou a trilhar outro caminho tornando-se vocalista de uma banda chamada “Os Dominantes”.
Tornou-se relativamente conhecido em Vianópolis, interior de Goiás, com essa banda que entre outras coisas fazia covers de Roberto Carlos e Beatles. Ainda com o nome de Luís, em 1983, abandonou a banda para formar uma dupla com o irmão que trabalhava numa farmácia. Um dos colegas de trabalho de Emival teve filhos gêmeos batizados de Leandro e Leonardo, veio daí a inspiração para o nome artístico.
Ida Para São Paulo
Algum tempo depois venceram um concurso de um programa de calouros da TV local, o dinheiro ganho foi investido na mudança para São Paulo e na gravação de um álbum com 500 cópias. Esse primeiro trabalho não fez sucesso, mas possibilitou que fossem conhecidos e contratados por uma gravadora através da qual lançaram em 1986 o disco Leandro & Leonardo Vol.1 e em 1987 Leandro & Leonardo Vol.2. Nessa época eles já eram um pouco conhecidos no universo sertanejo.
Entre Tapas e Beijos
Os dois primeiros álbuns lançados com uma gravadora não fizeram muito sucesso, contudo, a história começou a mudar em 1989 quando chegou as lojas “Leandro & Leonardo Vol. 3” em que constava a canção “Entre Tapas e Beijos”, Composta por Antônio Bueno e Nilton Lamas se tornou hit. Nesse trabalho composições de Zezé di Camargo.
Em 1990 lançaram o quarto álbum intitulado “Leandro & Leonardo”, com quase 4 milhões de cópias vendidas consolidou o sucesso dos irmãos. Nesse trabalho estavam canções como “Pense em Mim” e “Desculpe, Mas Eu Vou Chorar”. Na sequência, em 1991, continuaram no caminho do sucesso com o lançamento do álbum Leandro & Leonardo Vol. 5 contendo canções como “Não Aprendi Dizer Adeus”, “Não Olhe Assim” e “Paz na Cama”.
Temporal de Amor
Em 1992 a dupla lançou um álbum intitulado da mesma forma que os anteriores e que teve excelente repercussão contando com canções como “Temporal de Amor” que se tornou um grande sucesso internacional sendo regravada em espanhol. No ano de 1993 foram para a Warner Music e emplacaram um hit dançante, “Mexe Mexe”. Em seguida, em 1994, emplacaram a canção “Dor de Amor Não Tem Jeito” e em 1995 foi a vez da canção “Festa de Rodeio” e da romântica “Eu Juro” que é uma versão da canção “I Swear” de F.J.Myers e G.Baker.
Cerveja
No ano de 1996 estavam mais do que consolidados então lançaram o álbum Leandro & Leonardo Vol. 10 com canções de sucesso como “Horizonte Azul”, “Sempre Será” e “Doce Mistério”. Foi em 1997 que lançaram o grande sucesso “Cerveja”, também foi nesse ano que lançaram “Rumo a Goiânia” além de realizarem uma turnê pelo Japão. Participaram ainda do Festival Internacional da Canção de Viña del Mar no Chile sendo bem-sucedidos.
Falecimento de Leandro
No dia 23 de junho de 1998, Leandro, faleceu devido a falência múltipla de órgãos como consequência de um câncer de pulmão rara chamado de tumor de Askin. Algum tempo após sua morte chegou às lojas o álbum “Um Sonhador” que se tornou disco de diamante. Em 1998 também foi lançado um álbum infantil de Leandro & Leonardo em que interpretam canções como “Se Essa Rua Fosse Minha” e “Noite Feliz”. Após o falecimento de Leandro, Leonardo, passou a seguir carreira solo.