Quem tem crianças em casa sabe o quanto a Galinha Pintadinha pode ser uma aliada na hora de acalmar os pequenos. A série de animações dos personagens da turminha da galinha cantando canções infantis de domínio público e composições próprias tem feito grande sucesso nos últimos anos. Trata-se de um marco, pois é um produto nacional que está competindo de igual para igual com personagens importados.
Como Nasceu o Projeto da Galinha Pintadinha?
No ano de 2006 Juliano Prado e Marcos Luporini adicionaram um vídeo no YouTube com alguns personagens criados por eles para apresentar online para produtores de um canal infantil. Os produtores não aprovaram o projeto, contudo, o vídeo que continuou na plataforma rapidamente chegou a 500 mil visualizações. Foi nesse momento que a dupla compreendeu que tinha um potencial fenômeno em mãos.
Para que o projeto ganhasse vida Juliano e Marcos criaram um DVD com animações feitas em 2D tendo como personagens centrais a Galinha Pintadinha e sua turma. Nesse DVD os personagens apareciam cantando músicas de domínio público como “Escravos de Jó”, “Se Essa Rua Fosse Minha”, “Atirei o Pau no Gato” entre outras. Esse primeiro trabalho alcançou a marca de 100 mil cópias vendidas somente no primeiro mês. Foi um sinal de que o projeto realmente ingrenaria.
Crescimento da Marca
O segundo DVD da Galinha Pintadinha chegou ao mercado em 2010 tornando-se um dos mais vendidos e continuou a trajetória de sucesso no ano seguinte. Observando a boa aceitação dos personagens pelo público infantil a dupla de criadores passou a licenciar a produção de bonecos e outros produtos. Em 2015 a marca Galinha Pintadinha estava na 89° posição das 150 marcas licenciadas com maior faturamento do mundo todo. Já foi citada na Forbes Brasil como uma das marcas mais poderosas do país.
Musical
A Galinha Pintadinha conquistou as crianças por ser um personagem que canta e nada mais assertivo que transformá-la num musical. O projeto “Galinha Pintadinha: O Musical” já recebeu duas indicações para o Prêmio Shell. A direção do espetáculo ficou por conta do experiente Ernesto Piccolo. As crianças podem se divertir também com o espetáculo “Galinha Pintadinha Turnê Oficial”.
Do Começo Despretensioso para o Sucesso
Os dois empreendedores que deram origem a essa história de sucesso não imaginavam o poder do que tinham em mãos quando adicionaram o clipe da Galinha Pintadinha no YouTube. O vídeo que foi recusado por produtores no começo dessa história já tem mais de 160 milhões de visualizações.
O projeto já vendeu mais de 450 mil cópias oficiais, vale dizer que a Galinha Pintadinha é um dos trabalhos musicais mais pirateados do país. Bem provavelmente os profissionais que recusaram esse personagem devem se arrepender de não ter visto todo o seu potencial.
Brincadeiras a Parte
O sucesso da Galinha Pintadinha é tão grande que até ganhou uma paródia dentro do programa da Rede Globo “Tá no Ar: A TV na TV” com o nome de “Galinha Preta Pintadinha” em que a personagem canta versões de músicas infantis fazendo brincadeiras com diferentes práticas religiosas. Esse tipo de paródia só reforça o quanto a marca é conhecida em todo o Brasil.